Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

O Supremo tribunal Federal é o atual guardião da constituição e o mais alto órgão do poder legislativo, composto por 11 ministro que são escolhidos pelo Presidente, aprovados por votação interna e secreta no senado. Atualmente para ser um dos ministros é necessário seguir alguns requisitos elencados na constituição, porém tais requisitos são alvos de discussão e críticas devido a sua real eficácia, pois são requisitos vagos, deixando a livre discricionariedade do chefe do poder executivo
O poder que o presidente possui em escolher os ministros é sucinto de parcialidade, pois tal direito de indicação tem brechas para a pessoalidade. Podemos ver essa subjetividade diante a cláusula constitucional da qual exige do candidato ao cargo ter um notório conhecimento jurídico e uma ilibada reputação, requisitos esses que não são verificadas por nenhum meio prático, ferindo de certa forma o ato de impessoalidade. Outro fator determinante é a democratização de tal escolha, deveria haver mais transparência no processo, assim todos saberiam os motivos que levou a escolha de tal candidato. 
Nesse sentido, seria necessário a aplicação de uma emenda constitucional alterando o texto constitucional e modificando a forma de composição do STF, dentre as várias opções, poderíamos citar o ato de ser obrigatório a aplicação de concurso público, trocando a clausula subjetiva do notável saber jurídico, por características objetivas, que demostrem de forma objetiva a capacidade jurídica, tendo assim requisitos como a exigência do nível superior em direito.	Comment by Helder Rios: 
Conclui-se que o ato de escolha dos ministros, poderia ser mais rígido, objetivo e democraticamente transparente, evitando o ato da subjetividade e discricionaridade do poder executivo. Afinal, estamos tratando de um cargo do maior poder jurídico do pais, de grande responsabilidades e demandas, além do ministro possuir cargo que tem como regalia a real efetividade até a sua aposentadoria compulsória. 
	
O Supremo Tribunal Federal (STF) tem seus membros indicados pelo Presidente da República; assim o ex-presidente Lula indicou Joaquim Barbosa para o cargo – o primeiro negro a ocupar esse posto; o presidente atual pensa em indicar um evangélico para o Tribunal. 
Na sua opinião, quais devem ser os atributos necessários a uma pessoa para que ela se torne membro do STF?

Mais conteúdos dessa disciplina