Buscar

GESTÃO DA QUALIDADE - Q5-1

Prévia do material em texto

Teste de
Conhecimento
	 avalie sua aprendizagem
		
		
	GESTÃO DA QUALIDADE
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	GST1704_A5_202007206312_V1
	
	
	
	
		Aluno: ANDRÉ LUIZ MONSORES DE ASSUMPÇÃO
	Matr.: 202007206312
	Disc.: GESTÃO DA QUALID. 
	2021.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Nove são os requisitos básicos da ISO 9001 (2000), imprescindíveis à certificação dos processos. Quando destacamos que o requisito abrange todo o modelo de processo na sua integração horizontal e vertical, contemplando a elaboração do manual da qualidade, o controle de documentos e o controle de registros da qualidade, estamos nos referindo ao requisito:
	
	
	
	Organização focada no cliente.
	
	
	Sistema de Gestão da Qualidade.
	
	
	Gestão de Recursos.
	
	
	Medição, análise e melhoria.
	
	
	Realização do produto.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A certificação dos processos através das normas ISO estabelece alguns objetivos que são os seguintes: I - Economia - proporcionar valor agregado ao produto de forma que todos possam adquiri-lo; II - Segurança - Proteger a vida e a saúde dos clientes; III - Eliminação de barreiras técnicas e comerciais evitando a existência de regulamentos conflitantes entre países fabricantes; IV - Proteção do consumidor - prover a sociedade de meios eficazes para aferir a qualidade de bens e serviços. Estão corretos os seguintes itens:
	
	
	
	I e II
	
	
	I e IV
	
	
	II e III
	
	
	I e III
	
	
	III e IV
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A International Standartization Organization - ISO é uma organização de normatização internacional, não governamental, privada e sem fins lucrativos, criada em 1847 em Genebra, Suiça com o objetivo de facilitar a coordenação internacional e a unificação das normas internacionais. A organização nacional que representa o Brasil na ISO, sendo um dos membros fundadores da ISO é denominada
	
	
	
	Instituto Nacional de Qualidade e Produtividade;
	
	
	Fundação Prêmio Nacional de Qualidade
	
	
	Associação Brasileira de NormasTécnicas;
	
	
	INMETRO
	
	
	Fundação Brasileira de Normatização.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O objetivo de uma organização, ao implementar os padrões da ISO 9001:2008, é:
	
	
	
	Controlar o funcionamento financeiro da empresa, desdobrando quais partes do custo de TI podem ser repassadas para as áreas clientes.
	
	
	Definir os indicadores corporativos de governança de processos.
	
	
	Especificar a compra de uma ferramenta de gestão de TI adequada para o bom funcionamento dos processos.
	
	
	Estabelecer um plano detalhado de projeto, para um produto inovador no mercado que supere as expectativas de seus clientes.
	
	
	Ter um método de gerenciar os processos para que sejam construídos produtos que satisfaçam as expectativas de seus clientes.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A implementação da ISO em uma empresa gera grandes benefícios, EXCETO:
	
	
	
	Aumento de não conformidade nos processos em função de muitas mudanças.
	
	
	Aumento da participação no mercado nacional e em mercados internacionais.
	
	
	Redução do custo operacional.
	
	
	Maior integração entre processos e departamentos da empresa.
	
	
	Eliminação de retrabalho e do custo com garantia e reposição.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A NBR ISO 9000/2005 descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e estabelece a terminologia para estes sistemas. Entre os termos e definições, "capacidade" é o(a):
	
	
	
	conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas) em produtos (saídas).
	
	
	parte da gestão da qualidade focada no estabelecimento dos objetivos da qualidade e que especifica os recursos e processos operacionais necessários para atender a tais objetivos.
	
	
	conjunto de processos que transformam requisitos em características especificadas ou na especificação de um produto, processo ou sistema.
	
	
	sistema de instalações, equipamentos e serviços necessários para a operação de uma organização.
	
	
	aptidão de uma organização, sistema ou processo de realizar um produto que irá atender aos requisitos para esse produto.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Sobre a família de normas ISO 9000 e o processo de certificação, analise as afirmativas : I- A certificação é o exame e o reconhecimento formal, por parte de um organismo independente, da implantação e eficácia do sistema de gestão da qualidade. II- A FNQ (Fundação Nacional da Qualidade) é a organização nacional de normalização que representa o Brasil junto a ISO. III- O documento ISO 9001:2008 apresenta os requisitos para os Sistemas de gestão da qualidade. É por este documento que as empresas são certificadas. IV- A certificação ISO não se aplica a pequenas empresas. São corretas as afirmativas:
	
	
	
	I e III
	
	
	I, II, III E IV
	
	
	II e IV
	
	
	I, II e III
	
	
	III e IV
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Em 1946, na cidade de Londres, Inglaterra, vinte e cinco países se reuniram para decidir sobre como as indústrias dessa época poderiam agir para facilitar o entendimento das normas industriais. Em 1947, essa organização começou a funcionar na cidade de Genebra, Suíça, e foi denominada de International Organization for Standardization (ISO) ou Organização Internacional de Normalização.
Com relação à ISO, podemos afirmar que:
I. A ISO é conhecida por conciliar interesses de produtores, usuários, governos e da comunidade científica na preparação de normas internacionais.
II. A missão da ISO é proporcionar às organizações condições de competirem no mercado através de permanente transferência de tecnologia, melhoria na qualidade de vida, na saúde, na segurança e na preservação do meio ambiente.
III. A ISO é uma organização não governamental internacional, que reúne uma quantidade muito grande de organizações nacionais de normalização.
Está(ão) CORRETO(S):
	
	
	
	apenas os itens II e III
	
	
	apenas o item I
	
	
	apenas os itens I e II
	
	
	apenas o item II
	
	
	os itens I, II e III

Continue navegando

Outros materiais