Buscar

Artigo - Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) direcionado para o ensino da História na Educação Básica - Projeto HQ's s (3)

Prévia do material em texto

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A. 
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 
Curso de História 
Claudio 
 Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL),direcionado para o ensino da História na Educação Básica. Projeto - HQ’s sobre História
Professor(a) Orientador(a): Titulação Nome Completo
Cidade
2019
Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL),direcionado para o ensino da História na Educação Básica. Projeto - HQ’s sobre História.
RESUMO
A presente pesquisa procurou diagnosticar como se dá e quais são os limites e potencialidades do desenvolvimento de aulas adaptadas a metodologia PBL,via a elaboração de HQ’s sobre História em turmas do Ensino Médio e Fundamental. Para tal, foi levantado um histórico da consolidação da metodologia,das suas características e particularidades, e elaborado um Projeto de Intervenção Pedagógica. As oficinas deverão ser ministradas durante o ano letivo de acordo com o cronograma a ser elaborado junto a unidade escolar e os discentes. Com base em produções de HQ’s (história em quadrinho) a avaliação dos alunos será individual e em grupo. A realização desta dinâmica dentro da realidade escolar, será um resultado positivo de experimentação da metodologia lúdica no aprendizado dos discentes, além de detectar as deficiências na estrutura escolar; as habilidades de liderança e autonomia; a administração do tempo; a maturação intelectual via autoavaliação. Deste modo acreditamos que a metodologia PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas) e o uso da história em quadrinho fornecem subsídios para motivar os docentes a novas experiências. 
Palavras – chave: história em quadrinho, interdisciplinaridade, PBL
LISTA DE GRÁFICO
Gráfico 1 Histórico da taxa de abandono escolar	8
LISTA DE FIGURAS 
Figura 1 Gibi sobre a 1ª e 2ª Guerra Mundial 16
LISTA DE TABELAS
Tabela 1 Cronograma 15
LISTA DE SIGLAS
ABNT		Associação Brasileira de Normas e Técnicas
AESA		Anhanguera Educacional S.A.
TCC		 Trabalho de Conclusão de Curso
SUMÁRIO	
LISTA DE GRÁFICOS	I
LISTA DE FIGURAS	II
LISTA DE TABELAS	III
LISTA DE SIGLAS	IV
1.	Introdução	5
1.1.	Objetivos da Pesquisa	7
1.2.	Justificativa	8
2. Desenvolvimento 10
2.1. Aprendizagem Baseada em Problemas 10
2.2. As histórias em quadrinhos 11
3.	Descrição do Projeto 	13
3.1.	HQ’ sobre História 	14
3.2. Lista de Siglas	15
4.	Conclusão 	15
4.1. Cronograma 15
4.2. Resultado 16
5.	Considerações Finais 	17
Referências	
1. Introdução
	Desde a metade do século XIX que a História tornou-se parte da grade acadêmica. Após 1930 com a contribuição da escola dos Analles, influenciada pelas teorias de karl Marx,os seguidores da Nova História envolveram em seus estudos históricos as mais diversas fontes como literatura,imagens e a cultura material. 
Dutra (2005),sobre o uso das fontes históricas,coloca que:
(...) As fontes enquanto ferramentas psicopedagógica assumem uma posição favorável no imaginário histórico do aluno. 
Não discordamos do valor do conhecimento até então desenvolvido e disponíveis nos mais variados formatos e fontes, mas questionamos que a passividade dos estudantes e dos métodos de ensino não mais contribui e estimula a formação de cidadãos com condições reais de participação e responsabilidades. 
(...) Por volta do final do século XIX e início do século XX, surgiu o movimento progressista na educação, conhecido como Escola Nova, que desenvolveu novas práticas de ensino centradas na aprendizagem e com o foco principal no aluno como protagonista de sua própria aprendizagem. (ROCHA, 1988).
Este acontecimento foi marcado por várias tentativas de estimular o aprendizado. A forma com se desenvolve o Aprendizado Baseado em Problemas nos parece interessante para a aprendizagem da disciplina de História,pois permite que,a partir de questionamentos os alunos busquem informações, aprendam a refletir e numa reorganização da compreensão todos possam obter sucesso.
 De acordo com COLES (1991) 
(...) em metodologias de ensino/aprendizagem que buscam a melhor capacitação profissional, realizar a prática logo após a absorção do entendimento teórico, auxilia o aluno a melhor compreensão, e que ele conecte o conhecimento adquirido aos novos conhecimentos na próxima etapa de aprendizagem.
A integração do conhecimento de várias disciplinas na concepção da história em quadrinho (HQ’s sobre História) torna o aprendizado ainda mais significativo,uma vez que a busca pela informação se dá por várias formas do conhecimento, motivando os alunos a utilizar formas alternativas,pensamentos e recursos. A metodologia utilizada nesta dinâmica é a PBL nela o discente será a parte principal de seu processo de aprendizagem,despertando o seu lado de liderança e autonomia. Pode-se afirmar que, a utilização dessa metodologia no aprendizado de jovens,em razão de contribuir com o aprendizado necessariamente não aumenta a carga de trabalho. 
1.1. Objetivos da Pesquisa
O objetivo deste artigo é demonstrar a utilização da metodologia PBL direcionada para o ensino da História na Educação Básica.Resultando na dinâmica “HQ’s sobre História”.
· Objetivo Geral
Investigar a eficiência da metodologia PBL;
Conhecer e identificar os acontecimentos históricos;
Estudar o comportamento dos alunos; 
Analisar a compreensão e desenvolvimento pessoal e interpessoal dos discentes. 
· Objetivos Específicos
Adaptar a história do Brasil e do mundo ao HQ; 
Apresentar o trabalho para a sociedade (seminário/oficina); 
Expressar oralmente opiniões e conhecimentos.
Este artigo está organizado como segue. Primeiramente na seção 2 são abordados os conceitos iniciais da metodologia PBL. Em seguida na seção 3 é realizada a descrição do projeto e das tecnologias estudadas para sua execução. 
Os resultados são apresentados na seção 4, na qual também é apresentado um projeto desenvolvido em no Colégio Estadual JBN. E finalmente na seção 5 seguem-se as conclusões e considerações finais do trabalho.
1.2. Justificativa 
Segundo estudo realizado pela Pnad (IBGE) jovens entre 15 a 17 anos tendem a abandonar a escola.
Gráfico 1: Histórico da taxa de abandono escolar
O projeto HQ’s sobre História visa contribuir com a diminuição do abandono escolar e a comunicação entre os jovens. Tornando o aprendizado de assuntos mais complexos, coerente,claro e concisos.
2. Desenvolvimento
	2.1. Aprendizagem Baseada em Problemas 
O uso das metodologias PBL (Aprendizagem baseada em problemas) visam o aprendizado a partir de resolução de problemas adequados à realidade que os egressos encontrarão após a formação. Isso permite que as disciplinas elencadas à utilização da referida metodologia, se adequem de forma a elaborar um conjunto de problemas que se ajustem à maior parte do conteúdo programático destas. Na teoria pedagógica de John Dewey, encontra-se a mais significativa inspiração para a Aprendizagem Baseada na Resolução de problemas. A Pedagogia Ativa ou Pedagogia da Ação, de Dewey, propõe que a aprendizagem deve partir de problemas ou situações que propiciam dúvidas ou descontentamento intelectual, pois os problemas surgem das experiências reais que são problematizadas e estimulam a cognição para mobilizar práticas de investigação e resolução criativa dos problemas (CAMBI, 1999). Delisle (2000) e O’Grady et al. (2012) também apontam Dewey como um dos inspiradores da PBL.
Outro fator existente é exposto em (OLIVEIRA,2013),frente a evolução temos o aperfeiçoamento constante das tecnologias da informação que deve ser utilizada como metodologia de ensino, com a finalidade de contribuir e proporcionar aulas dinâmicas, motivadas, e espaços de discussão, questionamentos,tira-dúvidas para o público alunado. Ao se apropriar dos meios tecnológicos como prática de ensino, o professor tem a oportunidade de apresentar diferentes pensamentos e idéias acerca do conteúdo estudado, e com o apoio de filmes, vídeos, imagens e documentários pode fazer com que o aluno consiga similar à teoria com a realidade de um determinado país, época, ou cultura, originando conseqüentemente um cidadão crítico frente à sociedade.
[...] apresentar em sala de aula situações que dêem sentido aos conhecimentos que desejamos que sejam aprendidos, por meio da problematização, resgatando os conhecimentos prévios e as informações que os alunos trazem, criando, dessa forma, um contexto que dará significado ao conteúdo, isto é, que o conduza à sua compreensão (VASCONCELLOS, 2008)
	2.2. Histórias em quadrinhos
Waldomiro Vergueiro (2010), um dos mais importantes estudiosos das HQs no Brasil, foi nos Estados Unidos, a partir do final do século XIX, que as histórias em quadrinhos prosperaram devido à evolução da indústria tipográfica e ao surgimento de grandes grupos jornalísticos. Os quadrinhos apareceram nesse período como meio de comunicação de massa e tornaram-se um fenômeno em todo o mundo, consolidando-se, principalmente, com o surgimento dos super-heróis. E em terras brasileiras, Angelo Agostini (1843-1910), jornalista e caricaturista ítalo-brasileiro, também já produzia arte sequencial, sendo considerado um dos pioneiros com “As Aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte” publicado em Athos Eichler Cardoso (1869).
Outro fator existente é exposto em (OLIVEIRA,2013),frente a evolução temos o aperfeiçoamento constante das tecnologias da informação que deve ser utilizada como metodologia de ensino, com a finalidade de contribuir e proporcionar aulas dinâmicas, motivadas, e espaços de discussão, questionamentos, tira-dúvidas para o público alunado. Ao se apropriar dos meios tecnológicos como prática de ensino, o professor tem a oportunidade de apresentar diferentes pensamentos e idéias acerca do conteúdo estudado, e com o apoio de filmes, vídeos, imagens e documentários pode fazer com que o aluno consiga similar à teoria com a realidade de um determinado país, época, ou cultura, originando conseqüentemente um cidadão crítico frente à sociedade.
[...] quadrinhos não podem ser vistos pela escola como uma espécie de panaceia que atende a todo e qualquer objetivo educacional, como se eles possuíssem alguma característica mágica capaz de transformar pedra em ouro. Pelo contrário, deve-se buscar a integração dos quadrinhos a outras produções das indústrias editorial, televisiva, radiofônica, cinematográfica etc., tratando todos como formas complementares e não como inimigas ou adversárias na atenção dos estudantes. (RAMA e VERGUEIRO, 2012).
3. Descrição do Projeto 	
3.1. HQ’s sobre História
Para o projeto HQ’s sobre História, é de fundamental importância o estudo do modelo de case de sucesso dos projetos desenvolvidos por (FERREIRA, 2004) e ( SÃO PAULO, 2006).
A proposta é confeccionar os HQ’s sobre História com o objetivo de fazer os alunos trabalhem com liderança e comunicação interpessoal fazendo com que este tipo de atividade se torna uma experiência única de aprendizagem e que possa ser sanada as dúvidas de cada discente. Pode-se mencionar por exemplo a busca em livros,revistas, jornais e etc pelas informações para a concepção do enredo. Há registros históricos de que as histórias em quadrinhos faz com que os discentes tenham um bom rendimento escolar.Pensando nisso o projeto proposto irá contribuir com a formação dos alunos tanto no campo profissional quanto pessoal.
O projeto HQ’s sobre História está destinado aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano do Ensino Médio,ocorrendo uma vez por semana ou mais vezes a depender do que ficar combinado,em horário comum a todas as turmas,os temas/problemas são propostos e votados,cada turma será dividida em grupos e os temas serão únicos,não podendo ser repetido entre os grupos e as turmas. Por exemplo aos alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio terão a sua escolha os seguintes temas: Qualquer tópico que englobe a História Geral ou a História do Brasil, entre outros assuntos abordados para estas turmas. Já os alunos do o 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental terão a sua escolha os seguintes temas: Qualquer tópico que englobe a origem da História e as primeiras sociedades ou a Império Bizantino, entre outros assuntos abordados para estas turmas. Levando em consideração a quantidade de tarefas a serem realizadas pelos alunos ficará o dia de sábado como o dia do encontro,podendo posteriormente ser alterado. A quantidade de aulas para a concepção do projeto levando em consideração que o estudante tenha um estudo prévio é de até 15 aulas. Como estratégica para garantir a participação no projeto proposto,serão realizados debates,vídeos,exposições e entrevistas sobre os temas escolhidos. Como dito anteriormente haverá uma votação onde se irá escolher um tema para cada turma, após isto os grupos irão se reunir e começar suas pesquisas, em sites.jornais ou livros desde que fiquem ligados para não compartilhar fake news, quando a parte de pesquisa for concluída os mesmo irão elaborar um documento que servirá de apoio para a criação do seu HQ. Após esta etapa, será elaborada uma redação sobre a pesquisa,colocando sempre em destaque os pontos importantes da História,esta será avaliada pelo docente e se aprovada deverá ser usada como enredo para a montagem dos personagens,caso a mesma seja indeferida cabe aos discentes fazer as alterações e concluir a tarefa seguindo o prazo estabelecido.Para a criação do HQ poderá ser usado softwares ou até mesmo papel. A avaliação dos quadrinhos será individual e em grupo,levando em consideração a participação,pontualidade na entrega do projeto,coesão,coerência e concisão.
3.2. Lista de Siglas
ABNT		Associação Brasileira de Normas e Técnicas
AESA		Anhanguera Educacional S.A.
TCC		 Trabalho de Conclusão de Curso
4. Conclusão
4.1. Cronograma 
Tabela 1: Cronograma
 
4.2. Resultado
No Colégio Estadual João Batista Nascimento - Nossa Senhora do Socorro/SE os alunos do Ensino Médio, utilizaram a metodologia PBL para a confecção de gibis. Foi proposto a turma a elaboração de metodologias para facilitar o aprendizado, o grupo A elaborou uma história em quadrinhos sobre a 1ª e 2ª Guerra mundial, proporcionando um modo lúdico para a compreensão do conteúdo acadêmico.
Figura 1.Gibi sobre a 1ª e 2ª Guerra Mundial
Fonte: https://weheartit.com/articles/336994451-historia-em-quadrinhos
Neste evento foi possível observar que os alunos despertaram a iniciativa e a criatividade,fazendo com que o estudante perceba a sua importância e os conhecimentos adquiridos. É nesta fase que o estudante percebe que durante seu ciclo de vida, ele sempre necessitará ultrapassar os conhecimentos auferidos ao longo de seus estudos.
5. Considerações Finais
A pesquisa aborda aspectos essenciais ao usar a metodologia de Aprendizado Baseado em Problemas (PBL),destaca-se que a mesma proporciona a evolução do pensamento construtivo no processo de aprendizagem da disciplina de História. 
Essa proposta de ensino-aprendizagem se compromete com uma melhor formação para os alunos, refletindo diretamente na postura social, tendo em vista as práticas utilizadas para aproximar os alunos da realidade de trabalho, desenvolvendo a capacidade empreendedora e inovadora, características estas demonstradas nos resultados de criação e execução do projeto realizado pelo Colégio Estadual João Batista Nascimento. 	
Acreditamos que este artigo poderá contribuir na disseminação de metodologias ativas e assim sendo utilizado como estratégica orientadora de currículos. Por fim, o trabalho colaborativo, permite que surjam perfis de liderança, bem como inúmeras discussões a fim de transmitir uma ideia ou um novo conhecimento entre os pares. Isto, torna este tipo de atividade uma experiênciaúnica de aprendizado.
Referências
CAMBI, Franco História da Pedagógia,1999.Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=uLpQEeyt1D0C&printsec=frontcover&hl=pt-br&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false>. .Acesso em: 6 nov. 2019.
COLES, C. (1991) Is problem-based learning the only way?, in: D. BOUD & G.	
DUTRA, Soraia Freitas. As crianças e o desenvolvimento da temporalidade Histórica. IN: Dez anos de pesquisas em ensino de História. VI Encontro Nacional de Pesquisadores de Ensino de História. José Miguel Arias Neto (ORG). Londrina: Atrito Art, 2005.
DELISLE, R. Como realizar a Aprendizagem Baseada em Problemas. Porto: ASA, 2000.
FERREIRA, Elizabete. EduHQ : Educação Através de Histórias em Quadrinhos. 2004. Disponível em: .Acesso em: 2 nov. 2019.
OLIVEIRA,P. G. Métodos e técnicas de Ensino na disciplina de História: Superando o Ensino Tradicional. 2013 Disponível em: <http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4420/1/MD_EDUMTE_2014_2_7>. Acesso em: 6 nov. 2019.
ROCHA, F. Correntes pedagógicas contemporâneas. 2. ed. Aveiro: Estante, 1988
O’GRADY, G. et al. One-day, One-problem. An approach to Problem-Based Learning. Singapore: Springer, 2012.
RAMA, Â; VERGUEIRO, W. (orgs). Como Usar as Histórias em Quadrinhos na Sala de Aula. São Paulo: Editora Contexto, 2010
SÃO PAULO (Brasil). EducarBrasil. Projeto - Histórias em Quadrinhos. 2006. Disponível em: .Acesso em: 2 nov. 2019.
VASCONCELOS, M. B. F. A contextualização e o ensino de matemática: Um estudo de caso. Dissertação de Mestrado, João Pessoa, Universidade Federal da Paraíba. 2008.
VERGUEIRO, W. Uso das HQs no ensino. In: RAMA, A.; VEGUEIRO, W. (orgs.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 4 ed. São Paulo: Contexto, 2012a. p. 7-29

Continue navegando

Outros materiais