Buscar

APS de biomecanica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Para realizar essa APS, você irá realizar a leitura de algumas partes do capítulo 15 (Cinesiologia da Marcha ) do livro Cinesiologia do Aparelho Musculoesquelético – Donald A. Neumann.
1) Descreva as principais características das fases de Apoio e Balanço da Marcha. 
Fase de apoio : o contato do calcanhar, pé plano, médio apoio, desprendimento do calcanhar e desprendimento dos dedos. O contato do calcanhar é definido como o instante em que o calcanhar entra em contato com o solo, a 0% do ciclo da marcha. O pé plano corresponde ao instante no qual toda a superfície plantar do pé entra em contato com o solo. Esse evento ocorre aproximadamente a 8% do ciclo da marcha. O médio apoio na maioria das vezes é definido como o ponto no qual o peso do corpo passa diretamente sobre a extremidade inferior de apoio. O desprendimento do calcanhar, período que varia consideravelmente entre os indivíduos, ocorre em algum ponto entre 30% a 60% do ciclo da marcha. O desprendimento dos dedos, que ocorre a 60% do ciclo da marcha, é definido como o instante em que os dedos saem do solo. 
Fase de balanço : esta fase é tradicionalmente subdividida em três seções : balanço inicial, médio e terminal. O balanço inicial é o período desde o momento da retirada dos dedos até o balanço médio ( 60 a 75% do ciclo da marcha ). O balanço médio corresponde ao período, pouco antes e ligeiramente após o médio apoio do membro inferior oposto, quando o pé do membro em balanço passa ao lado do pé do membro de apoio ( 75 a 85% do ciclo da marcha ). O balanço terminal é o período compreendido entre o final do balanço médio até o pé entra em contato com o solo ( 85 a 100% do ciclo da marcha ). 
Realize um resumo sobre as partes :
2) Cinemática Articular – Cinemática no Plano Sagital – partes que falam sobre Quadril, Joelho e Tornozelo ( somente articulação Talocrural ). Essas informações estão nas paginas 639 a 641). 
Cinemática Articular :
Os movimentos nas articulações das extremidades inferiores, são descritas como uma função de rotação angular. A rotação articular ocorre no plano sagital, sendo de menor magnitude, também ocorre nos planos frontal e horizontal. O movimento dos ossos no espaço é descrito sem levar em conta o movimento da articulação.
Cinemática no Plano Sagital : 
A cinemática no plano sagital do quadril, do joelho, do tornozelo, das articulações tarsometatársicos e da primeira metatarsofalngeana são de maior magnitude. 
Quadril : 
Quando o corpo se move para frente o quadril se estende. A flexão do quadril se inicia durante ao pré-balanço. Durante a fase do balanço o quadril é flexionado para frente posicionando o pé para frente como para todas articulações dos membros inferiores a amplitude do movimento do quadril é proporcionalmente à velocidade da marcha. Os indivíduos como a mobilidade do quadril aparentam o caminhar sem desvio da marcha, sendo que o movimento da pelve e da coluna lombar, reduzindo o movimento do quadril pode ser despercebido. Pode ser detectado por meio de uma inclinação pélvica é como forma de compensar a mobilidade ausente. 
Joelho : 
A ligeira flexão do joelho tem o proposito de absorção e de aceitação do peso do corpo, é transferido para o membro inferior. 
Tornozelo ( articulação Talocrural ) 
O contato do calcanhar ocorre com a articulação talocrural em posição de flexão plantar. Durante o apoio dorsiflexão do tornozelo ocorre com a tíbia movimenta para frente. Durante a fase de balanço o tornozelo realiza dorsiflexão permitindo a retirada dos dedos do solo. 
3) Atividade Muscular 
- Eretores da espinha ( Tronco ) 
O primeiro período é um pouco antes do contato do calcanhar até 20% do ciclo da marcha. O segundo período de 45 a 70% do ciclo da marcha, que corresponde ao contato do calcanhar oposto. Estes dois disparos da atividade dos eretores da espinha tanto à direita, quanto à esquerda, controlam o movimento angular do tronco em relação em quadris. 
- Reto do abdome :
Este musculo tem atividade muito pequena e variável vidade em todo o ciclo da marcha. A atividade aumenta entre 20 a 40% e novamente entre 70 a 90% do ciclo da marcha. Este pequeno aumento na atividade conicidade com o tempo em que os flexores do quadril realizam ativamente a flexão desta articulação. 
- Abdutores do quadril :
O glúteo médio é ativo para o final da fase de balanço, em preparação para o contato do calcanhar. O glúteo médio e mínimo, os dois abdutores primários do quadril, são mais ativos durante os primeiros 40% do ciclo da marcha, especialmente durante o apoio simples do membro. A principal função dos abdutores é controlar a descida ligeira da pelve contralateral no lado do membro em balanço. 
- Extensores do joelho : 
O maior disparo da atividade, no entanto, ocorre logo após o contato do calcanhar. A função do quadríceps neste momento é controlar a flexão do joelho que ocorre nos primeiros 10% do ciclo da marcha. A ativação excêntrica serve para atenuar a taxa de aceitação de peso no membro inferior ( ou seja, absorção de choque ) e para evitar a flexão excessiva do joelho.

Outros materiais