Buscar

PERGUNTAS DISPARADORAS SAÚDE COLETIVA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR NP1
ANA GISELE DA SILVA OLIVEIRA – ODONTOLOGIA- PARQUE ESCOLÓGICO MANHÃ
PERGUNTAS DISPARADORAS 
SAÚDE COLETIVA 1
1.No caso clínico estudado a Sra. Bernadete tem uma condição de vida especial, descreva como isso poderia interferir no seu estado de saúde e de sua família.
A Sra. Bernadete apresentou durante a vida algumas tribulações e junto a isso a mesma se encontra dentro de um contexto social que favorece a sua desinformação quando se fala em saúde. Diante do quadro clínico da paciente e levando em consideração as informações pessoais, podemos concluir que a mesma mora em uma região que não deve apresentar saneamento básico, facilitando assim a aparição de problemas bucais como a cárie, além de infecções intestinais causadas pela falta de higienização obtendo assim a ingestão de alimentos contaminados. A preocupação constante com os filhos pode causar um estresse que afete suas condições sistêmicas e consequentemente a imunidade de Bernadete. Se o seu filho estiver fazendo uso de drogas como relatado no caso, o mesmo pode apresentar diversos problemas de saúde decorrente dos efeitos tóxicos causados pelo entorpecente.
2. Com o objetivo de proporcionar um sistema de saúde de qualidade para a população brasileira
foi criado o Sistema Único de Saúde (SUS). Explique 3 características deste sistema de saúde.
1) O Sistema Único de Saúde (SUS) é um modelo de assistência à saúde que implica numa nova formulação política e num desenho organizacional distinto dos serviços e das ações de saúde, com o objetivo de promoção, proteção e recuperação da saúde. 
2) Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei: controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde e participar da produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos, executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador, ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde, participar da formulação da política e de execução das ações de saneamento básico, incrementar em sua área de atuação o desenvolvimento científico e tecnológico, fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e águas para consumo humano, participar do controle e fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos, colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.
.3) Três princípios norteiam o SUS:  
        1 - Universalidade: a saúde é concebida como direito de todo e qualquer cidadão e como um dever do Estado. Portanto, todo e qualquer cidadão passa a ter direito de acesso a todos os serviços públicos de saúde e aqueles contratados pelo poder público.  
       2 - Equidade:  as diferenças individuais (econômicas e sociais) não podem apresentar impedimentos para o consumo de bens e serviços de saúde. Todo o cidadão que necessite de atenção à saúde deverá ter direito às ações e serviços em todos os níveis do sistema (desde os mais simples até os mais especializados), de acordo com a complexidade que cada caso requeira, sem privilégios  e sem barreiras. 
3 - Integralidade: o homem deve ser visto como um ser integral, portanto as ações de saúde não podem ser compartimentalizadas, mas sim conjugadas de promoção, proteção e recuperação da saúde.

Continue navegando