Buscar

AVIII Assessoria e Consultoria nas Instituições e Projetos Sociais (SES97)

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Assessoria e Consultoria nas Instituições e Projetos Sociais (SES97)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:) ( peso.:3,00)
	Prova:
	3
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Ao estudar sobre os serviços de assessoria, compreendemos a sua importância em função de reconhecer a sua utilidade em inúmeras circunstâncias. Assim, entendemos que, seja em empresas públicas, governos, empresas privadas ou organizações não governamentais, certas decisões qualificadas requerem um tipo de assessoria. A tendência é que os resultados sejam compensadores, produzindo o melhor para empresas, governos, cidadãos e consumidores. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Assessores precisam ser bastante qualificados para impedir que as empresas lucrem acima do desejado.
II- Os serviços de assessoria significam sempre a prestação de serviços de terceiros a terceiros, no sentido de prestar assistência técnica profissional e qualificada.
III- Assessores trabalham sempre acompanhados de colaboradores das organizações que prestam o serviço.
IV- As empresas esperam que os profissionais de assessoria não reivindiquem o auxílio de colaboradores internos, para não tirá-los de suas funções durante o trabalho.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	2.
	A compreensão sobre o significado dos termos é fundamental para que não cometamos enganos nos momentos de verbalizar nossas ideias, impressões e explicações sobre os fatos. Isso se torna ainda mais importante quando estamos diante de situações que dizem respeito aos nossos principais afazeres, inclusive os profissionais. É quando precisamos nos expressar de maneira clara e correta, a fim de que a comunicação flua de maneira natural e a compreensão possa ser alcançada, possibilitando as melhores decisões. Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Assessorar significa subsidiar, auxiliar e dar assistência no nível das decisões organizacionais.
	 b)
	A origem do verbo assessorar vem do tupi-guarani, significando prestar ajuda em situações difíceis.
	 c)
	Assessorar significa dar acesso àqueles que precisam transitar.
	 d)
	Embora ambas importantes nas organizações, assessoria e consultoria são opostos na condução e administração das entidades públicas e privadas.
	3.
	O cooperativismo é uma prática muito importante em todas as sociedades. Certos autores atribuem a essa prática coletiva um dos elementos mais importantes a explicar o desenvolvimento político, econômico e social de cidades, regiões e países. Outros autores vão mais longe, atribuindo à ajuda mútua o mais importante fator de evolução das espécies, incluindo a espécie humana, como sugeriu o anarquista russo Piotr Kropotkin, no século XIX, em livro homônimo. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Na antiguidade, as formas de coleta e caça, de plantações e de construção de habitações já demonstravam a utilidade das formas cooperativas.
II- A igualdade, o associativismo e a autogestão foram bandeiras que marcaram o surgimento do cooperativismo moderno, na Revolução Industrial.
III- O lema mais comum bradado pelos defensores do cooperativismo no século XIX era "Cada um por si e Deus por todos".
IV- No contexto das lutas do século XIX, socialistas utópicos como Owen, Blanc e Fourrier foram fervorosos defensores do cooperativismo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	4.
	Nos constantes processos avaliativos sobre os comportamentos de indivíduos e organizações, inúmeros são os profissionais com conhecimentos específicos que assessoram e/ou prestam consultoria. A avaliação faz parte elementar dessas atividades profissionais. O assistente social é um dos profissionais que presta consultoria e assessoria e, portanto, avaliar é incumbência de sua rotina profissional. Sobre a especificidade do assistente social, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Avaliar projetos sociais, porque o assistente social é capacitado para ler a realidade social.
	 b)
	Avaliar as orientações de credo religioso, já que interferem na família e na educação, dois campos de fundamental atuação do assistente social.
	 c)
	Avaliar os contratos sociais organizacionais, uma vez que o assistente social é jurídico e contabilmente capacitado para tal.
	 d)
	Avaliar sistemas eleitorais, já que o assistente social é um profissional politicamente comprometido.
	5.
	Existem vários segmentos que uma cooperativa poderá desenvolver suas atividades econômicas, ou seja, cada ramo de atuação terá diferentes organizações de negócios. Para isso, devemos desmistificar suas características principais. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A cooperativa apresenta como uma das principais características referentes à agropecuária o trabalho solidário em todas as fases da cadeia produtiva.
II- A cooperativa agropecuária apresenta compra em comum de artigos de consumo para seus cooperados.
III- A cooperativa de crédito presta assistência financeira aos seus cooperados.
IV- A cooperativa de habitação não faz parte das cooperativas, pois os associados não poderão ter acesso a esta política.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	6.
	O controle social apresenta-se como "ato ou efeito de controlar", ou fiscalizar as ações que são controladas pelas normas de conduta social, como também por leis e regulamentos. Este controle será exercido pela sociedade sobre seus membros, mediante práticas institucionalizadas. Referente ao controle social, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Através do controle social não é possível estabelecer a ordem social, nem a preservação da estrutura social.
	 b)
	O controle social é a participação da população na gestão pública, somente quando são convocados, não podendo exercer em todas as ações.
	 c)
	O controle social é a forma mais efetiva de democracia, é a participação popular no controle dos serviços públicos.
	 d)
	O controle social dos serviços públicos é realizado através da gestão pública, não tendo influência da população.
	7.
	O profissional de Serviço Social atua em diversas áreas e também pode assessorar em programas e projetos sociais. Dentre estas atribuições do assistente social, este deverá se apoderar de três grupos de características que podem valorizar o seu fazer profissional no exercício de suas funções, como assessor ou consultor. Referente a estes grupos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Por se tratar de um profissional externo que presta esse serviço para uma instituição, ele não é valorizado perante toda a equipe.
	 b)
	Não cabe aos profissionais consultores lançar conhecimentos a partir da sistematização e da socialização de sua prática profissional.
	 c)
	Não é atribuição do assistente social possibilitar a articulação entre teoria e prática.
	 d)
	A necessidade da prestação desse serviço deve representar a demanda da equipe. As estratégias profissionais no processo de consultoria se organizam para alcançar resultados positivos.
	8.
	No vasto campo de atuação profissional da assessoria e consultoria nas organizações e nos projetos sociais, outro procedimento importante e de valor conceitual é o "monitoramento". O monitor de um programa ou projeto é aquele que, literalmente, monitora, ou seja, fiscaliza, adverte, orienta e reorienta. Profissionais qualificados precisam ter domínio conceitual, para saberem do que falam e do que tratam. Somente assim podem assessorar e dar consultoria, como também monitorarcorretamente. Sobre a definição do termo e o exercício profissional do assistente social, analise as sentenças a seguir:
I- Consiste no acompanhamento parcial e temporário de um programa em execução.
II- Consiste no acompanhamento contínuo do desenvolvimento de programas colocados em prática.
III- Processo contínuo de recolhimento de dados para análise sobre um processo, um programa e/ou uma política em execução.
IV- Tem a finalidade de colher dados e fornecer informações sobre os avanços e a efetividade de uma política social colocada em ação.  
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	9.
	As organizações não governamentais - ONGs - desempenham um papel importante na sociedade contemporânea, sobretudo em função da complexidade que as formas democráticas adquiriram. Seu surgimento, desde o fim da II Guerra Mundial, tem contribuído sobremaneira ao atendimento de questões sociais, auxiliando governos nos trabalhos de assistência. Não obstante, justamente por suas características e importância, certas necessidades apareceram. Sobre as condições das ONGs, analise as sentenças a seguir:
I- Pelo caráter voluntário, ONGs não têm tradição em gestão profissionalizada.
II- Pelo caráter voluntário, ONGs necessitam de assessoria técnica com maior frequência.
III- A finalidade última da assessoria nas ONGs é qualificar o atendimento ao público às quais estão direcionadas.
IV- Entre as principais finalidades da assessoria nas ONGs está a de restringir a habilidade dos colaboradores, para que não interfiram na área governamental.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	10.
	Os indicadores são considerados uma avaliação, geralmente estatística, utilizada para explanar quantitativamente um conceito social abstrato, bem como informar algo sobre determinado aspecto da realidade social, seja para fins de pesquisa ou apontando a formulação, monitoramento e avaliação de programas e políticas sociais. Sobre o indicador, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os indicadores são bases de mediação que permitem verificar se os resultados esperados nos projetos foram alcançados.
(    ) Os indicadores não podem avaliar se os recursos e os projetos utilizados foram os mais aproximados ou adequados para determinada ação.
(    ) Não podemos apresentar um feedback durante a execução do projeto.
(    ) Os indicadores poderão ser classificados como qualitativos ou quantitativos e podem estar sinalizados nos projetos como um instrumento de avaliação das ações pré-estabelecidas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	11.
	(ENADE, 2010) O Serviço Social é uma das poucas profissões que possui um projeto profissional coletivo e hegemônico, denominado Projeto Ético-Político Profissional, que foi gestado no interior da categoria profissional e que expressa seu compromisso com a construção de uma nova ordem societária, mais justa, democrática e garantidora de direitos universais (CFESS. Código de ética profissional do assistente social (Resolução 273/93)). O projeto mencionado no texto tem seus contornos claramente expressos na Lei n. 8.662/1993, no Código de Ética Profissional de 1993, o qual assegura ao assistente social o direito de:
	 a)
	Participar de programas de socorro à população em situação de calamidade pública, no atendimento e na defesa de seus interesses e necessidades.
	 b)
	Abster-se, no exercício da profissão, de práticas que caracterizem a censura, o cerceamento da liberdade, o policiamento dos comportamentos, denunciando sua ocorrência aos órgãos competentes.
	 c)
	Aprimorar seu conhecimento profissional de forma contínua, colocando-o a serviço dos princípios estabelecidos no próprio Código.
	 d)
	Desempenhar suas atividades profissionais com eficiência e responsabilidade, observando a legislação em vigor.
	12.
	(ENADE, 2013) A pesquisa da realidade é tarefa essencial para a qualificação do exercício profissional do assistente social. O planejamento da pesquisa é etapa indispensável do processo de investigação, configurando-se como um momento de tomada de decisões sobre o problema da pesquisa, as fontes de informação, os procedimentos para obtê-las e o tratamento dos dados. Com relação às etapas para a construção do projeto de pesquisa, avalie as afirmações a seguir.
I- O objeto de pesquisa pode ser identificado a partir de uma dificuldade encontrada na prática profissional do assistente social, embora nem sempre seja totalmente desconhecido pelo pesquisador.
II- As finalidades, que dão corpo aos objetivos, devem ser definidas com clareza e precisão. A possibilidade de seu alcance será posteriormente verificada pela metodologia de pesquisa.
III- As fontes de informação trarão o locus da pesquisa, o universo, a amostra (quando for o caso) e os instrumentos. O levantamento da literatura será alvo prioritário da etapa posterior - a da pesquisa.
IV- O cronograma pode ser um elemento flexível, embora funcione como um instrumento de controle das ações do pesquisador, prevenindo o desperdício de tempo e de recursos por meio da distribuição das atividades em determinado período de tempo.
É correto apenas o que se afirma em:
	 a)
	I, III e IV.
	 b)
	I e II.
	 c)
	I e IV.
	 d)
	II e III.
Prova finalizada com 12 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando