Buscar

Síndrome do Alcoolismo Fetal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GENÉTICA MÉDICA
Julya Pavão
SÍNDROME DO ALCOOLISMO FETAL (SAF)
SÍNDROME DO ALCOOLISMO FETAL (SAF)
· Doenças do espectro do alcoolismo fetal (FASD) é um termo que abrange uma gama de fatores que podem ocorrer em indivíduos expostos prenatalmente ao álcool. Esses efeitos podem ter implicações para a vida toda, incluindo problemas físicos, mentais, comportamentais e de aprendizado. Os indivíduos podem ter déficits intelectuais, notas mais baixas em testes de aritmética do que em outros testes, deficiências em diferentes componentes da função executiva e da atenção, deficiência em processamento de informações, processamento numérico, raciocínio espacial visual, memória visual, linguagem e funções motoras. Essas crianças tem também: dificuldades comportamentais e emocionais, menor capacidade adaptativa, problemas com socialização e comunicação, desajustes comportamentais significativos e menor probabilidade de independência.
· A pesquisa sobre a teratogênese do álcool demonstrou que o cérebro é o órgão do corpo mais vulnerável aos efeitos da exposição pré-natal ao álcool, causando: deficiências permanentes, anormalidades neurológicas, disfunções comportamentais, atrasos desenvolvimentais e deficiências intelectuais. Também há indícios de dificuldades comportamentais e emocionais que podem levar a problemas secundários como experiências escolares problemáticas, conflito com a lei, confinamento, comportamento sexual inadequado e problemas com álcool e drogas. Não há um período de maior vulnerabilidade.
· Populações com SAF ou FASD correm riscos maiores de se envolver com o sistema judiciário. A maioria dos crimes são impulsivos e não premeditados. Boa parte da delinqüência entre esses indivíduos parece estar relacionada a padrões de comportamento desajustado, incapacidade de discernir causa e efeito e problemas para compreender consequências.
· SÍNDROME DO ALCOOLISMO FETAL (SAF):
· Mais severa das FASD;
· Conjunto de características e atrasos no desenvolvimento de crianças nascidas de mães que consumiram álcool durante a gravidez. Inclui: déficit de crescimento pré-natal ou pós-natal (altura e/ou peso menores que o normal), certas características faciais (fissuras palpebrais curtas, filtro da boca liso e lábio superior fino) e algumas anormalidades do sistema nervoso central (estrutural, neurológica e/ou funcional).
· SÍNDROME DO ALCOOLISMO FETAL PARCIAL (pFAS): quando uma pessoa não tem todos os critérios para FAZ, mas tem histórico pré-natal de exposição ao álcool e algumas anomalias faciais, além de problemas decrescimento ou anomalias do SNC.
· TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO NEUROLÓGICO RELACIONADO AO ÁLCOOL (ARND): pessoas com ARND não tem características faciais anormais ou problemas de crescimento, mas tem problemas em como seu sistema nervoso foi formado e em seu funcionamento social. Podem ter: deficiência mental; problemas comportamentais ou de aprendizado e/ou anomalias nervosas.
· DISTÚRBIO NEUROCOMPORTAMENTAL ASSOCIADO À EXPOSIÇÃO PRÉ-NATAL AO ÁLCOOL (ND-PAE): problemas neurocognitivos, de autocontrole e de funcionamento adaptativo. São características: evidência de exposição pré-natal ao álcool; sintomas na infância; significativo problema em áreas importantes, como desempenho social, acadêmico, ocupacional etc.
· DEFEITOS CONGÊNITOS RELACIONADOS AO ÁLCOOL (ARBD): má-formação em algum órgão, incluindo coração, rins, ossos (possivelmente a coluna), aparelho auditivo, olhos.
· Causa: pode acontecer quando uma mulher grávida consome álcool, o qual atravessa a placenta, entra no sangue do bebê e pode prejudicar o desenvolvimento do cérebro e outros órgãos, levando a FASD.
· Diagnóstico: difícil por não haverem testes únicos para o amplo escopo de sintomas. Manifestação de problemas comportamentais, problemas na escola ou problemas de desenvolvimento podem levantar suspeita e fazer os pais procurarem um especialista. Podem ter diversos problemas para funcionar bem em sociedade.
· Tipos de tratamentos disponíveis: serviços de desenvolvimento, intervenções educacionais, modificação de comportamento, treinamento para os pais, treinamento de habilidades sociais, medicação, planejamento de transição, advocacia na escola e no local de trabalho, referência para serviços de apoio à comunidade, coordenação entre especialistas, cuidados primários em um ambiente doméstico de alta qualidade com integração de cuidados.
· Prognóstico: dura a vida toda. Não há cura.
· Fatores protetores para problemas de saúde mental (PSM), experiência escolar problemática (EEP), conflito com a lei (CCL), confinamento (CNF), comportamento sexual inadequado (CSI) e problemas com álcool e drogas: lares estáveis e carinhosos, diagnóstico até os 6 anos de idade, nunca ter sofrido violência direta, moradia estável, lares de boa qualidade entre 8 e 12 anos, ter se candidatado e recebido serviços da Division of Developmental Disabilities; necessidades básicas atendidas pelo menos durante parte da sua vida.
GENÉTICA MÉDICA
 
Julya Pavão
 
SÍNDROME DO ALCOOLISMO FETA
L (SAF)
 
 
SÍNDROME DO ALCOOLISMO FETAL
 
(SAF)
 
 
·
 
Doenças do espectro do alcoolismo fetal (FASD)
 
é um termo que 
abrange uma gama de fatores que podem ocorrer em indivíduos 
expostos prenatalmente ao álcool. Esses efeitos podem ter 
implicações para a vida toda, incluindo problemas físicos, mentais, 
comportamentais e de aprendizado.
 
Os indivíduos podem 
ter déficits 
intelectuais, notas mais baixas em testes de aritmética do que em 
outros testes, deficiências em diferentes componentes da função 
executiva e da atenção, deficiência em processamento de 
informações, processamento numérico, raciocínio espacial 
visual, 
memória visual, linguagem e funções motoras. Essas crianças tem 
também: dificuldades comportamentais e emocionais, menor 
capacidade adaptativa, problemas com socialização e comunicação, 
desajustes comportamentais significativos e menor probabilidad
e de 
independência.
 
·
 
A pesquisa sobre a teratogênese do álcool demonstrou que o cérebro 
é o órgão do corpo mais vulnerável aos efeitos da exposição
 
pré
-
natal ao álcool, causando: deficiências permanentes, anormalidades 
neurológicas, disfunções comportamenta
is, atrasos 
desenvolvimentais e deficiências intelectuais. Também há indícios 
de dificuldades comportamentais e emocionais que podem levar a 
problemas secundários como experiências escolares problemáticas, 
conflito com a lei, confinamento, comportamento se
xual inadequado 
e problemas com álcool e drogas. Não há um período de maior 
vulnerabilidade.
 
·
 
Populações com SAF ou FASD correm riscos maiores de se envolver 
com o sistema judiciário. A maioria dos crimes são impulsivos e não 
premeditados. Boa parte da deli
nqüência entre esses indivíduos 
parece estar relacionada a padrões de comportamento desajustado, 
incapacidade de discernir causa e efeito e problemas para 
compreender consequências.
 
·
 
SÍNDROME DO ALCOOLISMO FETAL
 
(SAF)
:
 
·
 
Mais severa das FASD;

Outros materiais