A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
ESTUDOS DISCIPLINARES X - questionario 1

Pré-visualização | Página 1 de 3

· 
	· 
	
	
	(Adaptado, Enade, Educação Física, Questão 24, 2007) Na 57ª Assembleia da Organização Mundial da Saúde (OMS), realizada em 2004, foi aprovado o documento Estratégia global em alimentação saudável, atividade física e saúde. Nos princípios para a ação estabelecidos nesse documento, estão definidas as responsabilidades dos governos dos estados membros em relação às políticas multissetoriais para promover a atividade física, entre elas as de formular e rever políticas públicas que garantam a integração da atividade física na vida cotidiana, com vistas a impulsionar a mudança nos setores relacionados com transporte, segurança, trabalho, saúde e educação.
 
Para cumprir as orientações da OMS mencionadas acima, subscritas pelo governo brasileiro, um profissional de educação física que atue como um gestor de políticas públicas deve contatar:
 
I- Os responsáveis pelas políticas de transporte, no sentido de proporcionar incentivos para o uso de meios de locomoção não motorizados.
II- Os responsáveis pelas políticas de trabalho, para favorecer a realização de atividades físicas e de lazer associadas ao ambiente laboral.
III- As lideranças comunitárias, para discutir condições de segurança e melhorar a aceitação de atividades ao ar livre que concretizem o conceito de esporte para todos.
IV- O responsável pelas políticas de turismo, para incentivar a comercialização de pacotes voltados para a prática de esportes de aventura.
 
Estão certos apenas os itens:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
I, II e III.
	Respostas:
	a. 
I e III.
	
	b. 
I e IV.
	
	c. 
II e IV.
	
	d. 
I, II e III.
	
	e. 
II, III e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta: D.
Comentário:
Afirmação I: Correta.
O profissional de educação física que atue como um gestor de políticas públicas deve incentivar o uso de meios de locomoção não motorizados como a bicicleta e caminhada pois melhoraria a saúde da população e preveniria o surgimento de doenças metabólicas e cardiovasculares visto que o sedentarismo é um fator de risco cardiovascular.
Afirmação II: Correta.
O profissional de educação física que atue como um gestor de políticas públicas deve incentivar a prática de atividade física nos diversos meios, como no trabalho, em casa e no lazer, pois o sedentarismo é um fator de risco para o surgimento de doenças metabólicas e cardiovasculares.
Afirmação III: Correta.
O profissional de educação física que atue como um gestor de políticas públicas deve contatar os agentes comunitários para verificar a segurança, e se necessário entrar em contato com a prefeitura, para verificar as condições das calçadas, parques, praças, iluminação pública etc., assim como promover eventos de lazer para as comunidades.
Afirmação IV: Incorreta.
O profissional de educação física que atue como um gestor de políticas públicas não tem como objetivo contatar o responsável pelas políticas de turismo para a venda de esportes de aventura.
	
	
	
· Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	(Adaptado, Enade, Educação Física, Questão 13, 2010) Com o advento da Constituição de 1988 aconteceram grandes mudanças nos parâmetros políticos e filosóficos que direcionaram o Brasil. Tal situação atingiu todos os setores, afetando também a Educação Física, que passou a intensificar as atividades inclusivas. Com isso, seus profissionais tiveram que diagnosticar interesses, expectativas e necessidades de grupos e comunidades.
 
Nesse contexto, os profissionais que atuam em programas sociais devem implantar práticas que contemplem tratos:
I- De cunho darwinista social.
II- Que destaquem as potencialidades individuais.
III- Que valorizem a ética coletiva em detrimento dos interesses individuais.
IV- Contextualizados com suas realidades socioculturais e econômicas.
 
É correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
III e IV.
	Respostas:
	a. 
I e II.
	
	b. 
I e III.
	
	c. 
III e IV.
	
	d. 
I, II e IV.
	
	e. 
II, III e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta: C.
Comentário:
Afirmação I: Incorreta. Esta afirmação está incorreta, pois vai na contramão dos programas sociais. Práticas de cunho darwinista sociais não vão ao encontro de programas sociais de inclusão. O darwinismo propõe a seleção das espécies, como propondo que o mais forte deve sobreviver, prevalecendo as características biológicas e sociais do mais forte, determinando a sua superioridade. No mundo animal, segundo Darwin, é aplicada a lei da sobrevivência dos mais aptos, porém o homem, na busca da cidadania plena, preserva a sua espécie. Para o darwinismo social, oriundo do Darwinismo, a vida é um processo de exclusão, premiando os mais fortes, e não levando em consideração a falta de condições geradas pelas desvantagens sociais.
Afirmação II: Incorreta. Esta afirmação está incorreta pois vai ao encontro da primeira, pois propõe como certa uma atuação que promova a inclusão em que se destaque as potencialidades individuais. Quando se põe em evidência as potencialidades individuais, se destaca prioritariamente o resultado, o produto da competição. Na inclusão, há a necessidade de um espaço social que respeite e aceite todos.
Afirmação III: Correta. Esta afirmação está correta porque na ética humana, que ultrapassa a relação animal de sobrevivência, a coletividade é preservada em detrimento do individual quando respeita o princípio da inclusão. A inclusão aqui também se refere ao trabalho sobre valores, sobre a diversidade e aceitação do outro, como um dos princípios previstos na Carta dos Direitos Humanos.
Afirmação IV: Correta. Esta afirmação está correta pois aponta para o respeito às realidades econômicas e socioculturais das pessoas como princípio da atuação em programas sociais de cunho inclusivo. A inclusão propõe que se respeite a diversidade social que por acaso se encontre nos campos de atuação.
	
	
	
· Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	(Adaptado TRT, Analista Judiciário, Enfermagem, Questão 1, 2013) No que diz respeito às equipes de saúde da família (ESF) e aos núcleos de apoio à saúde da família (NASF), analise as afirmações abaixo:
 
I) As ESF, os NASF e as equipes de saúde bucal vinculam-se a um número mínimo de famílias distribuídas ao longo do território em que estão situados.
II) As ESF são responsáveis por oferecer serviços de saúde por meio de ações de promoção, prevenção, recuperação, reabilitação e manutenção da saúde da comunidade.
III) Os NASF são responsáveis por promover ações verticais em saúde materno-infantil junto às populações de baixo risco.
 
É correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
II.
	Respostas:
	a. 
I.
	
	b. 
II.
	
	c. 
II e III.
	
	d. 
I e III.
	
	e. 
I, II e III.
	Feedback da resposta:
	Resposta: B.
Comentário:
Afirmação I: Incorreta. As ESF, os NASF e as equipes atendem a todas as pessoas ou famílias que tenham necessidade e busquem apoio dentro de um território, mas não têm um vínculo com um número mínimo de famílias.
Afirmação II: Correta. Todas estas ações são características das ESF.
Afirmação III: Incorreta. Os NASF são responsáveis por promover ações longitudinais e não verticais de saúde materno-infantil, mesmo em populações baixo risco.
	
	
	
· Pergunta 4
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	(Adaptado CONSCAM, Prefeitura de Itapuí - SP - Agente Comunitário de Saúde, 2018) O NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) constitui-se como um dispositivo estratégico para a melhoria da qualidade da Atenção Básica, uma vez que amplia o escopo de ações desta e, por meio do compartilhamento de saberes, amplia também a capacidade de resolutividade clínica das equipes. Sobre o NASF, analise as afirmações abaixo.
 
I) O NASF é uma equipe com profissionais de diferentes áreas de conhecimento e atua com os profissionais das equipes de Saúde da Família.
II) O NASF compartilha e apoia as práticas em saúde nos territórios sob responsabilidade das equipes de Atenção Básica.
III) A composição do NASF é definida pelos próprios gestores municipais e as equipes de atenção básica, mediante critérios de prioridades identificadas

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.