Buscar

ESTUDO DE CASO 1 determinantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1
ESTUDO DE CASO fatores determinantes em saúde:
1) Dividir a turma em equipes;
2) LER O ARTIGO Determinante da saúde no Brasil: a procura da equidade na saúde (páginas 679 a 683) e responder o estudo de caso a seguir.
3) Discutir o caso com a equipe no grupo do teams (sala privativa)
4) Apresentar a resolução do caso em slides e com os nomes completos de todos os componentes da equipe.
Caros alunos, na tentativa de associar os estudos teóricos às práticas de atenção à saúde do adulto, proponho um estudo de casos sobre uma família!
Desafiando a sua capacidade de criar, raciocinar e pensar como profissionais nutricionistas, visto que em nossa profissão constantemente nos deparamos com inúmeros problemas e situações diferentes. 
Além disso, diante do desafio, a cada problema levantado do estudo de caso vocês serão obrigados a usar fontes de conhecimento não só da nutrição, mas como de outras áreas como a psicologia, medicina, educação física, entre outros para criar estratégias de como orientar, solicitar, conversar, visando atender às necessidades coletivas e individuais da família.
Assim vocês serão mais despertados para o compromisso com o cuidado, não se limitando apenas a doença do indivíduo, mas vendo o ser de forma holística, em todos os seus aspectos seja ele: biológico, psicológico, social, econômico, espiritual ou cultural.
O CASO
A família do Sr. J.S.S. reside no bairro Varjota, em uma casa recebida de herança, possui três quartos, uma sala, uma cozinha, 01 banheiro e uma varanda. Localizado em uma rua sem pavimentação que, quando chove, “vira uma buraqueira só”. O lixo é coletado três vezes por semana e água utilizada é da CAGECE. Residem na mesma casa o casal, uma filha e uma neta. Em outra rua, mas no mesmo bairro, moram os pais do Sr. J.S.S., ambos idosos.
V.S.S. esposa do Sr. J.S.S, 55 anos de idade, casada há 27 anos, altura 1,65, peso 90 kg, CC=90cm, PA: 150x80mmhg. Ensino fundamental incompleto, trabalhou durante 10 anos numa fábrica de fardamentos escolares e quando se casou teve que deixar o emprego para cuidar da casa, do marido e dos filhos. Dona de casa, responsável por todo o serviço doméstico, queixa-se de mal – estar, hiporexia, astenia, mialgias, náuseas, vômitos, edema e dores intensas em MMII. Refere que está tomando “um mundo de remédio” há quase um ano, mas que não lembra os nomes. Eles dão de graça esses remédios lá no posto, mas não tô vendo melhora não. Tem um mesmo que depois que comecei a tomar, engordei 10 kg. Meu marido até anda reclamando que tô muito gorda e até minha pressão aumentou depois desses remédios. Tô até pensando se vou continuar a tomar... A enfermeira me disse que o remédio é pra diminuir o inchaço das pernas e a dor. Mas não sei não viu... melhora umas coisa e piora outra. Quem já viu isso?! Apresentou exames de glicemia jejum 200mg/dl, colesterol total 180mg/dl, LDL 100mg/dl, HDL 5mg/dl.
A Sra. S.M.S.S. filha mais velha do casal J.S.S. e V.S.S , com 26 anos de idade, tem uma filha de 5 anos que freqüenta a pré-escola. Apresentou febre alta, cefaléia intensa, vômitos em jato, sendo conduzida pela mãe para o Hospital Geral. Ela é manicure desde os 15 anos, S.M.S.S. possui ensino médio completo, trabalha em horário comercial em um salão de beleza no centro da cidade, todos os dias da semana e aos domingos, ‘faço unha na casa das clientes. Porque no salão eu divido o lucro com o dono e aos domingos, não. O que ganho é tudo meu e as clientes gostam porque é mais confortável pra elas’. Ela refere que a renda vai toda para as despesas da casa, não sobrando quase nada. No salão de beleza trabalha há 4 anos e não possui vínculo empregatício. Informa que atualmente anda sentindo dores intensas na coluna lombar, principalmente à noite. “De vez em quando também sinto câimbras nas pernas, inchaço e dormência. Mas sobre esses problemas de saúde não falo com ninguém, porque tenho medo do dono do salão descobrir e me botar pra fora”. Não contribui com o INSS como autonômo.
Os pais de J.S.S. o Sr. I.M.S.S, aposentado, 79 anos de idade, freqüenta assiduamente o grupo de idosos do PSF do bairro onde reside. Numa dessas reuniões do grupo apresentou comportamento agressivo, esquecendo com freqüência de acontecimentos recentes. O Agente Comunitário de Saúde- ACS, relata que a esposa do Sr. I.M.S.S. a Sra. P.M.G. confirma o esquecimento e a agressividade também no domicílio. O agente relata ainda que dona P.M.G anda sem vontade de sair, “até mesmo pra igreja não está indo”. Quando perguntado pelos motivos ela diz que está sem vontade e que “nem todo mundo gosta de ficar perto de véio”. A Sra. P.M.G, segundo o ACS, é hipertensa, tem se alimentado mal porque não tem vontade de cozinhar; “tenho minhas dúvidas se ela tá tomando o remédio direito”, afirma a agente.
DISCUTA EM EQUIPE E REGISTRE:
1. PROBLEMAS COLETIVOS (socioeconômicos):
a. Determinantes de saúde/doença
2. POSSÍVEIS DOENÇAS RELACIONADAS
3. PROBLEMAS NUTRICIONAIS INDIVIDUAIS (somente dos indivíduos com dados no caso acima):
a. Diagnóstico
b. Fatores determinantes do estado nutricional
4. INTERVENÇÕES PROPOSTAS (no mínimo 4)

Outros materiais