Buscar

AV 01 PENAL IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá - Campus Sulacap
	
	
	Curso: DIREITO
	Disciplina: DIREITO PENAL IV
	Código: CCJ 0242
	Turma:
	
	
	Data da prova:
26.04.2021
	Professor (a):
	Prova:
AV1
	Semestre
2021.1
	
	A ser preenchido pelo (a) Aluno (a)
	Nome do Aluno (a)
MARIANA 
	Nº da matrícula
Questão 1 (1,0 ponto)
Alberto, policial civil, passando por dificuldades financeiras, resolve se valer de sua função para ampliar seus vencimentos. Para tanto, durante o registro de uma ocorrência na Delegacia onde está lotado, solicita à noticiante R$2.000,00 para realizar as investigações necessárias à elucidação do fato. Indignada com a proposta, a noticiante resolve gravar a conversa. Dizendo que iria pensar se aceitaria pagar o valor solicitado, a noticiante deixa o local e procura a Corregedoria de Polícia Civil, narrando a conduta do policial e apresentando a gravação para comprovação. Acerca da conduta de Alberto, é correto afirmar que configura crime de:
a) corrupção ativa, em sua modalidade tentada.
b) corrupção passiva, em sua modalidade tentada.
c) corrupção ativa consumada.
d) corrupção passiva consumada.
Questão 2 (1,0 ponto)
Guilherme, funcionário público de determinada repartição pública do Estado do Paraná, enquanto organizava os arquivos de sua repartição, acabou, por desatenção, jogando ao lixo, juntamente com materiais inúteis, um importante livro oficial, que veio a se perder. Considerando apenas as informações narradas, é correto afirmar que a conduta de Guilherme:
a) configura crime de prevaricação.
b) configura situação atípica.
c) configura crime de condescendência criminosa.
d) configura crime de extravio, sonegação ou inutilização de livro ou documento.
Questão 3 (1,0 ponto)
Em relação aos crimes contra a Administração Pública, assinale a alternativa correta nos termos do Código Penal Brasileiro:
a) Constitui o peculato impróprio a conduta do funcionário público que, embora não tendo a posse do dinheiro, o subtrai valendo-se da facilidade da qualidade de funcionário público.
b) Se o funcionário exige contribuição indevida e logo depois desvia, em proveito próprio, o que recebeu indevidamente para recolher aos cofres públicos, comete o crime de peculato.
c) É tipificado como prevaricação a conduta de facilitar, com infração de dever funcional, a prática de contrabando.
d) Solicitar ou receber dinheiro ou qualquer outra utilidade, a pretexto de influir em juiz, Delegado ou órgão do Ministério Público tipifica o crime de exploração de prestígio.
Questão 4 (1,0 ponto)
Com base no Código Penal e na jurisprudência dos tribunais superiores, julgue os itens seguintes, a respeito de crimes contra a fé pública, crimes contra a administração pública e dos efeitos da condenação.
I Se o falso se exaurir no estelionato, sem outras potencialidades lesivas, será por este absorvido.
II A falsificação de documento público, ainda que grosseira, pode ensejar a modalidade tentada no crime de falsificação de documento público.
III Contador que fizer afirmação falsa em processo administrativo praticará crime de falso testemunho.
IV A condenação superior a quatro anos de detenção por crime funcional tem como efeito automático a perda do cargo público.
Estão certos apenas os itens
a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) I, III e IV.
Questão 5 (1,0 ponto)
Milton, valendo-se de sua condição de servidor público e cedendo a pedido de amigo íntimo, deixou de cumprir seu dever funcional ao não ter promovido ação para apurar infração de determinada empresa vinculada à administração pública. Nessa situação hipotética, apurada a conduta de Milton, ele deverá responder pelo crime de
a) advocacia administrativa qualificada.
b) corrupção passiva privilegiada.
c) corrupção ativa.
d) condescendência criminosa.
Questão 6 (1,0 ponto)
Acerca dos crimes contra a administração pública, é CORRETO afirmar que
a) em posicionamento recente, o STJ afastou a incidência da Súmula nº 599 para aplicar o princípio da insignificância a crime contra a administração pública.
b) no delito de peculato culposo, se o agente reparar o dano à administração pública antes da prolação da sentença, a pena será reduzida pela metade.
c) aquele que solicita vantagem, para si ou para outrem, a pretexto de influir em ato praticado por funcionário público no exercício da função, pratica crime de corrupção passiva.
d) o crime de prevaricação somente pode ser praticado por ocupante de cargo público.
Questão 7 (1,0 ponto)
O proprietário de estabelecimento comercial que impeça o acesso de auditor fiscal da SEFAZ, regularmente identificado e com atribuição para dar início à ação fiscal, pratica
a) desacato.
b) desobediência.
c) crime contra a ordem tributária.
d) conduta penalmente atípica, considerada mera infração administrativa.
Questão 8 (1,0 ponto)
Após realizarem o roubo de um caminhão de carga, os roubadores não sabem como guardar as coisas subtraídas até o transporte para outro Estado no dia seguinte. Diante dessa situação, procuram Paulo, amigo dos criminosos, e pedem para que ele guarde a carga subtraída no seu galpão por 24 horas, admitindo a origem ilícita do material. Paulo, para ajudá-los, permite que a carga fique no seu galpão, que é utilizado como uma oficina mecânica, até o dia seguinte. A polícia encontra na mesma madrugada todo o material no galpão de Paulo, que é preso em flagrante.
Diante desse quadro fático, Paulo deverá responder pelo crime de
a) receptação.
b) receptação qualificada.
c) roubo majorado.
d) favorecimento real.
Questão 9 (1,0 ponto)
Ao tomar conhecimento de um roubo ocorrido nas adjacências de sua residência, Caio compareceu à delegacia de polícia e noticiou o crime, alegando que vira Tício, seu inimigo capital, praticar o delito, mesmo sabendo que seu desafeto se encontrava na Europa na data do fato. Em decorrência do exposto, foi instaurado inquérito policial para apurar as circunstâncias do ocorrido.
Responda de forma fundamentada, se Caio praticou alguma infração penal. Se positivo, qual? Se negativo, justifique.
Caio praticou “Denunciação caluniosa”, nome dado a situação caracterizada por acusação de pessoa determinada, o cometimento de um crime inexistente.
Questão 10 (1,0 ponto)
Discorra sobre as diferenças entre os tipos penais de FAVORECIMENTO REAL e FAVORECIMENTO PESSOAL.
Favorecimento real é um tipo de crime em que há um auxilio no ato criminoso, já o favorecimento pessoal é um tipo de crime onde o auxílio é prestado na fuga daquele que cometeu o crime. A Pena para o cometimento de favorecimento real possui é de um a seis meses, a mesma destinada àqueles que comente favorecimento pessoal, como exposto pelos artigos 348 e 349 do Código Penal. Porém, se a pessoa que prestou auxílio no favorecimento real for ascendente, descendente, cônjuge ou irmão do criminoso, fica este isento de pena.

Continue navegando