Buscar

Atividade 1b 19 03 21

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Instituto Superior de Ciências Aplicadas – ISCA Faculdades
ATIVIDADE 
DOCENTE: 
DISCIPLINA: FHTMSS III
1. Um conceito fundamental para a compreensão da profissão na
sociedade capitalista é o conceito de reprodução social que, na tradição marxista, se refere ao modo como são produzidas e reproduzidas as relações sociais nesta sociedade. Contextualize os termos em negrito. 
A reprodução social, é fundamental para a compreensão da profissão na sociedade capitalista, e se tratando da reprodução das praticas, preceitos, modo cultural, politicas, culturais, padrões de comportamento, modo de produção, relações sociais que organizam a estrutura da sociedade, por exemplo a violência ela vem se reproduzindo, ou seja, independente da natureza da pratica ser boa ou ruim, vai estar se reproduzindo na sociedade
Teoria Social de Marx, A tradição marxista coloca que a transição do capitalismo ao socialismo é uma parte inevitável do desenvolvimento da sociedade humana. E se tratando das relações sociais, engloba não apenas a reprodução da vida material e do modo de produção, mas também a reprodução espiritual da sociedade e das formas de consciência social através das quais o homem se posiciona na vida social. Ou seja, a reprodução das relações sociais, “como a reprodução do capital permeia as várias ‘dimensões’ e expressões da vida em sociedade”
- Relações Sociais: Conjunto de interações entre os indivíduos ou grupos sociais, em qualquer ambiente, onde elas representam as diferentes formas de interação que ocorrem em diversos espaços sociais, podendo ocorrer de maneira natural ou através de interesses individuais. Que como já citado a forma de se relacionar pode se reproduzir, por isso tem famílias que possuem uma convivência segura, que impulsiona o desenvolvimento humana, e outras que desprotegem e subalternizam seu integrante, e normalmente isso já vem muitas vezes de um histórico do passado. Não só na família, mas acontece os mesmo na cultura da sociedade, na forma de se interagir com grupos sociais, e demais espaços.
2. A análise das particularidades do trabalho do Serviço Social desenvolvido
junto às classes subalternas situa necessariamente este trabalho numa dimensão
eminentemente política colocando em questão o significado e a direção social
desta ação profissional. Explique a afirmação realizada no parágrafo. 
O assistente social, por vezes se insere na esfera estatal, muitas vezes representa as funções política do Estado em relação aos processos de distribuição do valor materializado na forma de serviços sociais, porém, muitas vezes, o profissional termina por assumir o papel deste Estado, no sentido de garantir o acesso aos direitos, assumindo o papel seletivo, focalizado, diante de uma situação crítica do país onde a classe subalterna está à deriva e isso resulta que no mínimo o profissional desta área siga à risca em um alto grau a condicionalidade dos programas, dos benefícios e dos serviços, para que ao menos as necessidades básicas destas classes sejam assistidas.

Continue navegando