Buscar

CONTEXTUALIZADA assitencia farmaceutica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O ciclo da assistência farmacêutica 
Tamires pereira da silva
28270112
Farmácia
 Assistência Farmacêutica se trata de um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletivo, tendo o medicamento como insumo essencial e visando o acesso e ao seu uso racional. Este conjunto envolve a pesquisa, o desenvolvimento e a produção de medicamentos e insumos, bem como a sua seleção, programação, aquisição, distribuição, dispensação, garantia de qualidade dos produtos e serviços, acompanhamento e avaliação de sua utilização, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da população.
Seleção e quando ocorre a escolha de medicamentos, com base em critérios epidemiológicos, técnicos e econômicos, estabelecidos por uma Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT), que tem o objetivo de assegurar medicamentos seguros, eficazes e custo-efetivos buscando racionalizar seu uso, aperfeiçoar condutas terapêuticas e conduzir o processo de aquisição, produção e políticas farmacêuticas.  Além disso, devem existir Protocolos Clínicos para o tratamento das doenças e a seleção ser feita com base nos Protocolos.
A Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) é o local onde ocorre a estocagem e conservação dos produtos, buscando garantir a manutenção da sua qualidade, enquanto estocados, conforme as características de cada medicamento.
As principais funções do farmacêutico na dispensação são: Analisar a prescrição médica, Identificar as necessidades do paciente em relação ao uso dos medicamentos e prover as informações necessárias, Manter-se atualizado para uma adequada prestação de serviços e qualidade da atenção farmacêutica, Conhecer, interpretar e estabelecer condições para o cumprimento da legislação pertinente, Manter atualizados os registros referentes a dispensação, Coletar e registrar ocorrências de reações adversas e efeitos colaterais relativos ao uso de medicamento, informando à autoridade sanitária local, Orientar o usuário sobre os cuidados e guarda dos medicamentos, especialmente os termolábeis e aqueles sob controle especial (psicotrópicos e entorpecentes), Acompanhar e avaliar as tarefas do pessoal de apoio.
Referencias : https://www.sanarsaude.com/portal/carreiras/artigos-noticias/farmacia-farmaceutico-artigo-ciclo-da-assistencia-farmaceutica

Continue navegando