Buscar

AD 1 Direito Ambiental

Prévia do material em texto

Avaliação a Distância – 11/09/2020 
	Direito Ambiental
Acadêmica: Maria Cecília Cipriano Ricardo
Questão 1 - (5.0 pontos): 
“O pé não sente mais o macio da grama verde. A mão não pega mais um punhado de terra escura. O mundo virtual criou um novo habitat para o ser humano, caracterizado pelo encapsulamento sobre si mesmo e pela falta do toque, do tato e do contato humano”. Leonardo Boff.
Partindo desta afirmação, temos que estudar Direito Ambiental vem ao encontro de uma necessidade real de compreensão, aplicação e integração ao sistema jurídico como um todo, assim proporcionando para as gerações presentes e futuras, garantias de preservação da qualidade de vida, em qualquer forma que está se apresente, conciliando assim elementos econômicos e sociais, isto é, crescendo de acordo com a ideia de desenvolvimento sustentável. 
Para tanto, necessário se faz o conhecimento dos princípios e conceitos norteadores do Direito Ambiental.
Diante do exposto e do conteúdo estuado, discorra (mínimo 800 caracteres) de forma fundamentada sobre a importância do Princípio da intervenção estatal obrigatória na defesa do meio ambiente:
Resposta:
A Declaração de Estocolmo de 1972, no princípio 17 deve-se confiar às instituições nacionais competentes a tarefa de planejar, administrar ou controlar a utilização dos recursos ambientais dos estados, com o fim de melhorar a qualidade do meio ambiente. E no caput do artigo 225 da Constituição Federal/88 que todos temos direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
Tais dispositivos normativos da Declaração e da Constituição registraram expressamente o dever de o Poder Público atuar na defesa do meio ambiente, cabendo ao Estado adotar as políticas públicas e os programas que julgar necessário para cumprir esse dever.
Ressalte-se que se a defesa do meio ambiente é um dever do Estado, a atividade dos órgãos e agentes estatais na promoção da preservação da qualidade ambiental passa a ser, consequentemente, de natureza compulsória, obrigatória. Com isso, torna-se viável exigir do Poder Público o exercício efetivo das competências ambientais que lhe foram outorgadas, evidentemente com as regras e contornos previstos em lei.
No sistema constitucional vigente, delegou competências ambientais administrativas e legislativas aos três entes da nossa federação: à União, aos Estados e aos Municípios. Tornando-se possível exigir, de todos os entes federados o cumprimento efetivo de suas tarefas na proteção do meio ambiente.
Mas se, por um lado, a intervenção do Estado é obrigatória e indispensável para a proteção do meio ambiente, cumpre salientar, por outro lado, que ela não é exclusiva. Ou seja, não existe o monopólio do Estado na gestão da qualidade ambiental. Ao contrário, essa administração ambiental deve se dar sempre com a participação direta da sociedade.
Questão 2 - (5.0 pontos): 
A dimensão da temática ambiental diz respeito a um conjunto de atores e seu enfoque deve buscar uma perspectiva de ação holística que relaciona o homem, a natureza e o universo, tendo como referência que os recursos naturais se esgotam e que o principal responsável pela sua degradação é o ser humano. A problemática da sustentabilidade assume neste novo século um papel central na reflexão sobre as dimensões do desenvolvimento e das alternativas que se configuram. O quadro socioambiental que caracteriza as sociedades contemporâneas revela que o impacto dos humanos sobre o meio ambiente tem tido consequências cada vez mais complexas, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos.
Diante do exposto, discorra (no mínimo 10 linhas) sobre o seu papel como cidadão e o uso adequado dos recursos naturais:
Resposta:
A participação do cidadão é indispensável na melhoria e conservação do planeta para as gerações futuras, o desempenho de cada indivíduo parece pouco no âmbito global, porém, se todos se conscientizarem acerca dos níveis de consumo de produtos, energia, entre outros, teremos grandes resultados. Podemos agir no consumo consciente de água não apenas na minha residência, mas em todos os ambientes que frequentar, compartilhando sempre que possível a importância de reduzir os gastos desse rico recurso indispensável em nossa vida. Construir cisternas para armazenamento da água da chuva, para que possa reutilizar na lavagem dos carros e calçadas. Nos períodos que podemos contar com a luz natural, evitar usar luzes elétricas e utilizar a claridade oriunda do sol e propagar essa atitude. Criar áreas verdes no quintal e no bairro, além disso, produzir ações que contribuam para a recuperação de áreas degradadas nos centros urbanos. Verificar se onde mora há a coleta seletiva, caso não tenha, procure uma maneira consciente de descartar o lixo, um exemplo é ter uma composteira para descarte de material orgânico, com essa atitude, produz um fertilizante natural para uma possível horta, é pouco, porem já é um começo.

Continue navegando