Buscar

Globalização e Competitividade Empresarial

Prévia do material em texto

GLOBALIZAÇÃO
O que é Globalização?
É um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.
· A globalização é um fenômeno mundial e irreversível, que apresenta os seguintes aspectos:
- O desenvolvimento e intensificação da tecnologia da informação(TI) e dos transportes, fazendo do mundo uma verdadeira aldeia global;
- A ênfase no conhecimento e não mais na matérias-primas básicas;
- A formação de espaços pluriregionais (como União Europeia e Mercosul);
- A internacionalização do sistema produtivo, do capital e dos investimentos;
- A gradativa expansão dos mercados;
- As dificuldades e limitações dos Estados modernos e a obsolescência do direito;
· O predomínio das formas democráticas do mundo desenvolvido.
· A globalização impulsionou a competitividade.
Competitividade
· O termo "competitividade" é aplicado tanto para nações como para empresas . A competitividade de uma empresa pode ser entendida como a sua capacidade de ser bem-sucedida em mercados em que existe concorrência.
· São diversos os fatores que influenciam no nível de competitividade empresarial de um negócio:
 - Capacidade de inovação;
 - Produtos e serviços de qualidade;
 - Diferenciais comerciais;
 - Capacidade de produção e entrega;
 - Alcance geográfico;
 - Ações de marketing;
· Barbosa (1999) afirma que "uma empresa é competitiva quando ela é capaz de oferecer produtos e serviços de qualidade maior, custos menores, e tornar os consumidores mais satisfeitos do que quando servidos por rivais”.
PCP e Diferencial Competitivo
· Diferencial competitivo são atributos que tornam a empresa única e superior aos seus principais concorrentes. Tratam-se das vantagens e benefícios exclusivos que a empresa proporciona à sua clientela e que a concorrência ainda não conseguiu oferecer. (SEBRAE)
· As práticas de Planejamento, Programação e Controle da Produção, segundo Martins e Laugeni (2010), afetam diretamente a competitividade da empresa, pois repercutem no desempenho percebido pelo cliente, além de afetar o desempenho da manufatura de um modo em geral. Por isso, elas devem ser gerenciadas de maneira a suportar a estratégia da empresa. 
· O estudo e a análise de um adequado sistema de planejamento, programação e controle da produção (PPCP), dentro do atual contexto do mercado de constantes mudanças e alta competitividade, hoje se faz essencial para o aumento da produtividade e se torna um diferencial competitivo exigido para a sobrevivência das empresas.

Continue navegando