Buscar

Relatorio Final III ROSIANE ESTAGIO ADP COVID-19

Prévia do material em texto

10
 
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
MARIA ROSIANE CUNHA FARIAS
 avaliação do projeto de intervenção:
Estágio III
CANINDÉ- CEARÁ
2020
MARIA ROSIANE CUNHA FARIAS 
 avaliação do projeto de intervenção:
Estágio III
Trabalho de Serviço Social apresentado como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de estágio III adaptado covid-19.
CANINDÉ/CEARÁ
2020
SUMÁRIO
1.	INTRODUÇÃO	4
2.	DESENVOLVIMENTO	6
3.	CONSIDERAÇÕES FINAIS	7
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA	8
	
1. INTRODUÇÃO
A cidade de atuação do Estágio Supervisionado II é Canindé, o município brasileiro localizado no estado do Ceará, tendo como prefeita atual Maria do Rosário Araújo Pedrosa Ximenes, com 77.513 habitantes, cidade religiosa onde há o maior monumento religioso do mundo, a estátua de São Francisco, tendo como isso a economia da cidade baseada no turismo religioso.
A secretária de assistência Social é localizada na Rua Sitônio Monteiro no bairro Santa Luzia composta por 22 funcionários, dentre eles: 01 secretário de assistência social, 02 assistente social, 01 defensor púbico, 01 atendente, 02 auxiliares de serviços gerais, 01 coordenador de proteção social básica, 01 gestor do programa Bolsa Família, 01 Gerente de sistema de informação e comunicação, 01 coordenador de proteção social especial, 01 um gerente de planejamento e orçamento e FMAS, 01 assessor jurídico, 08 digitadores, 01 psicóloga, 01 motorista. 
O local de atuação do Estágio Supervisionado III é o CREAS, Situado na Rua Sitônio monteiro 999 Santa Clara, tem uma equipe composta por 01 coordenadora, 01 recepcionistas, 02 psicólogas, 02 assistentes sociais, 03 orientadores sociais, um auxiliar de serviços gerais; O CREAS monte também conta com equipe volante que atende as localidades rurais.
O centro de referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é a porta de entrada da Assistência Social, é um público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, descentralizada da política social de assistência social, responsável por oferecer serviços de proteção social básica do sistema único de assistência social ,no percurso da descrição deste relatório a partir da observação da intervenção do Assistente Social como se realiza as atividades do CREAS ,acompanhamentos das famílias através da busca ativa das visitas domiciliares ,atendimentos diários ,reuniões em equipes CREAS ,elaborações de relatórios mensais e planejamento prévio de datas festivas e comemorativas para as famílias referenciadas com a equipe técnica.
São vários os trabalhos desenvolvidos mais gostaria de enfatizar o trabalho de acompanhamento e fortalecimento de vínculos encontros de convivência com crianças com faixa etária de 04 a 13 anos onde são realizados atividades sócio educativas e integração da família , Com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade, de forma que venha a contribuir de forma efetiva na coordenação e articulação das políticas sociais no âmbito do seu território e abrangência. Desenvolvendo atividades de informar, orientar a população, prevenindo situações de riscos e estimulando os vínculos familiares, com utilização de mecanismo e técnica adequada, trabalham as inquietações, comportamentos e autoestima. o CREAS é um equipamento estatal que atende a média complexidade a qual a classificação por proteção Especial ,que trabalha com violações de direitos sofridos por indivíduos e famílias ,as demandas para esse equipamento são através de denuncia espontânea ou encaminhamento da rede Inter setorial, como os outros em geral tem que ser localizado em locais de maior concentração de famílias em situação de vulnerabilidade.
O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).onde um de seus objetivos é a garantia pela proteção social ,a qual consiste no conjunto de ações ,cuidados ,atenção ,benefícios e auxílios ofertados para redução e prevenção dos impactos das vicissitudes sociais do ciclo de vida á dignidade humana como o núcleo básico de sustentação afetiva, biológica e relacional nessa perspectiva o sistema único de assistência social a proteção social tem como pressuposto a garantir a segurança da acolhida ,de renda ,do convívio ou vivencia familiar.
Visto isso o trabalho foi desenvolvido, com o objetivo de orientar aos usuários que estão em acompanhamento no CREAS sobre a garantia de direitos, e também trabalhar os vínculos familiares, desses que participam das ações realizadas .O CREAS busca garantir por meio de execução de seus serviços de proteção social a segurança e garantia de seus serviços onde a tipificação define que é preciso afiançar as provisões para os usuários .
No intuito de orientar sobre seus direitos que são resguardados em lei e sobre os deveres também, relacionados às demandas colocadas.
Durante a execução do trabalho tive a assistência da minha supervisora de campo e de alguns profissionais que trabalham no CREAS, envolvido equipamento como o psicólogo, mas a realização da palestra foi realizada por mim.
2. DESENVOLVIMENTO
O projeto foi apresentado em uma sala de reuniões do CREAS, com apoio Da Secretaria de Assistência Social do município, na qual a coordenação do equipamento nos disponibilizou, onde continha cadeiras, uma mesa, ambiente climatizado, tornando o ambiente mais agradável para todos.
Foram produzidos alguns panfletos informativos para a realização da palestra e distribuídos para poder expor com mais exatidão toda a problemática do tema proposto, para assim expor os direitos e deveres, e trabalhamos também os vínculos familiares das crianças que se encontra inseridos no CREAS.
Durante a realização da palestra foram reproduzidos em forma de slides e vídeos, dados e assuntos sobre papel do estado na proteção da criança assim como serviços que são ofertados para o público alvo.
Também foi realizada uma roda de conversar onde foi dada a oportunidade de debater sobre o assunto deixando assim claro o apoio da secretaria de assistência social do município nessa perspectividade.
O público alvo em que foi executado o projeto em questão houve uma participação ativa por parte das famílias, onde elas tiraram algumas dúvidas e falaram sobre as dificuldades que enfrentam relacionados à sua vivencia familiar, direitos e deveres. Pude observa que durante a palestra e da roda de conversa com o público alvo foi atingido de forma satisfatória, no qual pude perceber que contribuímos na vida deles.
A proposta foi simples e objetiva, foram repassadas orientações, formas de promover o bem-estar e o acesso às informações.
Levando em consideração, os dados e a realidade das famílias que participam do CREAS, posso afirmar que os objetivos foram alcançados, e que a palestras serviu coma uma forma de orientar. 
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
No período de estágio foram realizados várias atividades, onde através da observações e integração nas atividades no momento de estagio foi de grande e busca para compreender e aprender o cotidiano profissional e toda a capacidade criativa das atividades realizadas em relação à avaliação, posso descrever que foi satisfatória no geral.
Os objetivos conforme a avaliação realizada foi atingida de forma satisfatória, através da metodologia propostas. Pode-se afirmar que estavam todos dentro da finalidade da instituição de informar, orientar, atingindo aos usuários de forma geral.
No final do projeto tambem foi realizado um momento, na qual poderam avaliar, dizendo o que acharam da palestra se tinha sido relevante e no que aquilo iriam contribuir na vida delas. Foi obtido boas respostas os mesmos disseram ter sido atingido, e que foi importante aquele momento para deixa-losinformados.
Concluo que este projeto e os estágios supervisionados no qual participei foram momentos de grande aprendizado e de troca de experiências, pois me proporcionou a oportunidade de termos uma visão mais teórica e metodológica da profissão na qual iremos nos inserir, bem como aprender mais da política de assistência social no qual foi um grande marco nas políticas direcionadas na concretização de direitos.
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA
Site. MDS. Centro de Referência Especializado de Assistência Social - Creas.
Disponível em: 
http://mds.gov.br/assuntos/assistencia-social/unidades-de-atendimento/creas
Site. MDS. Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Disponível em: 
http://mds.gov.br/assistencia-social-suas/servicos-e-programas/servicos-de-convivencia-e-fortalecimento-de-vinculos
Site. CREAS UNIDADES. Mas o que é exatamente o CERAS Canindé – ?
Disponível em: 
https://creas-unidades.club/cras-em-caninde-ce/
Site. CREAS WEB.I- Canindé – CE.
Disponível em: 
http://mds.gov.br/assistencia-social-suas/servicos-e-programas/servicos-de-convivencia-e-fortalecimento-de-vinculos
Site Caixa. O que é o PETI
Disponível em:
http://www.caixa.gov.br/programas-sociais/peti/Paginas/default.aspx 
Site CREAS.-Canindé 
http://creas em Canindé -ce

Continue navegando