Buscar

Oncologia-Câncer de mama feminino e masculino finalizado (1)

Prévia do material em texto

Discentes:
Diego Rodrigo M. Das Chagas
Jessica Justino Dos Santos
Josiane Candido Bento 
Larissa Ramos 
Valdinei Queiroz De Souza 
Docente: Leandro Andrade 
Oncologia-Câncer de mama feminino e masculino 
1
 Peças anatômicas 
 Funções fisiológicas das mamas 
 A função das mamas é produzir o leite que serve de alimento para os bebês. São constituídas por tecido adiposo, tecido conjuntivo e tecido glandular, além de vasos sanguíneos, vasos linfáticos e fibras nervosas.
 O tecido glandular é formado por cerca de 15 a 20 lobos, onde o leite é produzido. Daí ele é conduzido pelos ductos lactíferos para os seios lactíferos, que funcionam como pequenos reservatórios , e segue para as papilas, de onde sai quando sugado pelo bebê.
 Funções fisiológicas das mamas
 As mamas começam a se
 desenvolver na puberdade
 graças aos hormônios femininos, 
 principalmente a progesterona, 
 e o estrógeno, produzidos nos
 ovários. 
 Na gravidez, o aumento dos
 hormônios estrogênio e
 progesterona estimulam
 o desenvolvimento das
 glândulas mamárias.
 Após o parto, o leite 
 começa a ser produzido.
 Funções fisiológicas das mamas
 Nos homens, os hormônios produzidos pelos testículos não deixam o tecido mamário se desenvolver muito. O tecido mamário dos homens tem ductos, mas pouco ou nenhum lobo. Até a pré-puberdade (geralmente em torno de 9 ou 10 anos), os meninos e as meninas têm uma pequena quantidade de tecido mamário, que consiste em alguns ductos localizados sob o mamilo e a aréola.
 Mamas masculinas 
Os genes guardam e fornecem informação para a ordenação das estruturas, formas e funções das células no organismo.
As alterações que levam ao câncer, ocorrem em genes denominados protooncogenes, inativos em células normais, mas, quando ativados, transformam-se em oncogenes, responsáveis pela cancerização das células. Quando ocorre esta mutação genética tem início uma replicação incorreta das células que se proliferam até que o tumor seja visível. A multiplicação descontrolada e irreversível se dá quando o câncer já está instalado, podendo vir a afetar o funcionamento dos órgãos, onde começam as manifestações clínicas e sua proliferação pode ser ainda mais exacerbada quando a célula em questão se encontra, por exemplo, em estresse oxidativo (TOYOKUNI, 2016).
Fisiopatologia da Doença
A neoplasia mamária também acomete a população masculina, cerca de 1%, o excesso de estrogênio aumenta o risco, devido a quantidade de testosterona do homem ser maior que na mulher pós menopausa, outros fatores de risco são: obesidade e ginecomastia. Os principais fatores de risco para ambos os sexos se relacionam à idade, fatores genéticos e endócrinos, tais como: menarca precoce, menopausa tardia, primeira gravidez após 30 anos, nuliparidade, exposição à radiação, terapia de reposição hormonal, obesidade, ingesta regular de álcool, sedentarismo e história pessoal e familiar.
Os principais sinais e sintomas de câncer de mama são nódulo na mama e/ou axila, dor mamária e alterações da pele que recobre a mama, geralmente localizam-se no quadrante superior externo (DA SILVA, 2011).
Fatores de Risco
8
Existem diversos tipos de câncer de mama, o que faz com que a doença possa evoluir de diversas formas. Alguns tipos crescem rápido, são agressivos, enquanto outros se desenvolvem mais lentamente. Esses comportamentos diferentes são inerentes a cada tumor (INCA, 2019).
Geralmente quando ocorre o desenvolvimento do tumor no parênquima mamário podem ocorrer metástases que são o processo pelo qual as células cancerosas se deslocam através da corrente sanguínea ou dos vasos linfáticos para outros órgãos ou tecidos do corpo humano (CAMPOS, 2016). A metástase se dá principalmente pelos linfonodos axilares, espalham-se pela axila e depois para todo o sistema linfático.
Metástase
9
Um único tumor da mama pode ser in situ ou invasivo ou uma mistura deles (INCA, 2019). Os tipos mais comuns de câncer de mama são:
Carcinoma ductal in situ, ou intraductal, câncer não invasivo ou pré-invasivo, correspondem cerca de 20% de novos casos;
Carcinoma invasivo, acomete cerca de 70% dos cânceres de mama invasivos;
Carcinoma lobular invasivo, correspondem cerca de 10% dos cânceres invasivos.
Tipos de Câncer
10
 Auto exame das mamas
 Indicado pelo menos uma vez ao mês após a menstruação, este é realizado afim de buscar alterações palpáveis. 
 Pode ser realizado no banho , deitada ou frente ao espelho coloca-se uma das mãos na nuca expondo a mesma mama do lado do braço elevado e com a mão oposta apalpa esta mama com dedo médio e o indicador em sentido circular, acompanhando as glândulas mamárias até os ductos mamários, em seguida faça uma leve compressão no mamilo observando vazamento de secreção, essa palpação deve ser repetido nas axilas e na outra mama se encontrar qualquer alteração como nódulos, Se direcionar a um ginecologista para maiores avaliações diagnosticando se só um nódulo benigno, um cisto ou algo mais agravante.
 Exames que comprovem a doença
 MAMOGRAFIA
 A mamografia é um raio x que se realiza em um aparelho chamado mamógrafo, um procedimento incomodo , onde as mamas são expostas numa base do mamógrafo,comprimindo a mama assim gerando imagens de alta qualidade a fim de que se manifeste precocemente o câncer de mama no resultado dest aimagem.
 A compressão da mama é necessária para que o tecido da glândula mamária seja adequadamente espalhado e eventuais nódulos e micro calcificações revelem-se, exame tolerável e necessário dessa forma para um resultado efetivo.
 
 
 MAMOGRAFIA
	 É um exame de escolha para rastreamento do câncer de mama.
	Segundo o MS (Ministério da Saúde), instrui- se a realização do exame à partir dos 50 anos de idade até 69 anos a cada 2 anos. Já a SBM (Sociedade Brasileira de Mastologia ) adverte que a partir dos 40 anos deve ser feita a primeira mamografia anualmente. 
 	 Existem situações de hereditariedade , um caso específico a se avaliar orienta – se o indivíduo iniciar o primeiro exame 10 anos antes da idade em que seu antecedente diagnosticou o câncer.  A mamografia é muitas vezes mais precisa em homens do que em mulheres, uma vez que os homens não têm mamas densas ou outras alterações que possam interferir no exame.
13
 Este exame de imagem é muito efetivo em reduzir o numero de mortes por câncer de mama. Em países em que foi adotado a mamografia de maneira extensa, se conteve em 30% a mortalidade por essa patologia. 
80% de câncer se apresenta como nódulo os demais resultados por micro calcificação
 
14
TOMOSSÍNTESE:  È uma tecnologia que adquire uma série de imagens bidimensionais (2D) da mama comprimida durante o deslocamento em arco do tubo de raios-x. Objetos que estão em diferentes alturas dentro da mama vão se projetar em lugares diferentes nas imagens obtidas nos diferentes ângulos.
ULTRASSONOGRAFIA DA MAMA:
	Trata-se de um exame de imagem que através de ondas de ultrassom é possível avaliar as mamas pelas imagens oferecida, exame sem radiação com capacidade de identificar características de nódulos, se este é propício de um CA de mama. A ultrassonografia é mais indicado pra pacientes jovens onde existe suspeita de alterações mamárias, um exame complementar da mamografia, havendo maiores alterações a necessidade de investigar o nódulo.
Atentar para pacientes com mamas densas, pois devido o grande tecido glandular nem sempre revela o resultado real do exame.
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DAS MAMAS:
 O exame também é um exame de imagem, mais sensível, pois quando não se consegue investigar o tumor na mamografia ou ultrassonografia, é indicado para maior avaliação.
 Este não se indica em primeiro aspecto por ser de alto custo, expõe variedades de lesões, quando o intuito é apenas avaliar o nódulo, entretanto no caso de microcalcificações e a fase inicial do tumormostra com maior clareza, e se caso os exames complementares não sejam identificadas ,a biopsia deverá seguir sob orientação da ressonância magnética.
PAAF PUNÇÃO ASPIRATIVA POR AGULHA FINA:
	Trata-se de um tipo de punção na qual uma agulha fina é introduzida na mama, sob anestesia local, e feita através da visualização pelo ultrassom. Assim, o médico identifica o nódulo no ultrassom e então realiza o procedimento.
	Esse procedimento geralmente é indicado para esvaziamento de cistos mamários palpáveis, oferecendo alívio das dores nas mamas, entretanto, é usada para coleta de material nodular no intuito de exames histopatológico avaliando se é câncer que tipo de câncer, partindo desse nível , fazer o estadiamento do câncer.
EXAME LABORATORIAL:
	O exame de sangue é utilizado afim de verificar os marcadores tumorais, pois quando existe algum cancerígeno no organismo algumas proteínas específicas tem sua concentração aumentada no sistema sanguíneo, podem também ser identificados mutações no genes supressores de tumor especificamente o BRCA1 e o BRCA2, quando mutados podem predispor ao câncer de mama.
	No caso de existir parentes próximos , diagnosticados com o câncer é recomendado esse tipo de exame para visualizar esses marcadores, são eles: CA125, CA19.9, CEA, MCA, AFP, CA27.29 OU CA15.3.
mastectomia
 É um processo cirúrgico agressivo, que tem o objetivo de controlar o crescimento tumoral,através da remoção mecânica de todas as células malignas presentes no câncer primário.
 Tratamento 
Tratamento 
 A quimioprevenção é definida como o uso sistêmico de agentes químicos naturais ou sintéticos para reverter ou suprimir a passagem de lesões pré-malignas para carcinomas invasores da neoplasia mamária. 
 Em estudos pré-clínicos, o raloxifeno mostrou prevenir o surgimento de novos cânceres mamários, assim como impedir o crescimento de cânceres pré-existentes quando da sua administração.
Medicamentos utilizados e efeitos no organismo 
 Radioterapia definida como método capaz de destruir células tumorais através de feixes de radiações ionizantes.
 Externa 
 Interna ou
 braquiterapia 
 
 
 Tratamento 
Tratamento 
 Quimioterapia é o tratamento com medicamentos para destruir o câncer, que podem ser administrados por via intravenosa ou por via oral.
Quimioterapia adjuvante
Quimioterapia neoadjuvante 
Quimioterapia para doença metastática
Docetaxel é indicado para o tratamento de pacientes com câncer de mama localmente avançado o metastático
 Pode causar queda de cabelo, diarréia, anemia, fadiga, sensação de gosto alterado e etc. 
Medicamentos utilizados e efeitos no organismo 
Tratamento 
 Hormonioterapia é um tratamento que visa diminuir as taxas de estradiol, um tipo de estrogênio, maléfico as células e responsável pela formação do tumor maligno.
Fulvestranto ligar-se e bloqueia os receptores de estrógeno.
Efeitos colaterias
Ondas de calor,sudorese noturno, náusea e fadiga.
Medicamentos utilizados e efeitos no organismo 
 Como existem poucos estudos clínicos sobre o tratamento do câncer de mama em homens, a maioria dos médicos baseia suas recomendações de tratamento sobre a doença em resultados de estudos do câncer de mama em mulheres. Com algumas pequenas variações, o câncer de mama em homens é tratado da mesma forma que o câncer de mama em mulheres.
 
Tratamento do câncer de mama em homens 
 Conforme estudos em relação à toxicidade do tamoxifeno verificou-se que homens tinham alguma dificuldade em tolerar esse fármaco e alguns efeitos colaterais como trombose venosa, diminuição da libido, impotência, alterações de humor, intolerância gastrointestinal.
Tratamento do câncer de mama em homens 
 Descrição da intervenção conforme as etapas da Sistematização da Assistência de Enfermagem.
 Cuidados de enfermagem 
	 ETAPA	 ELEMENTOS
	Levantamento dos dados	Avaliação e investigação
	Diagnóstico de Enfermagem	Conhecimento 
	Planejamento	Rodas de conversas 
	 
Implementação	Compartilhamento, orientação, vivências e estímulos ao auto cuidado.
	 
Avaliação	Observação prática 
 Eixos da Classificação Internacional da Prática da Enfermagem (CIPE®) conforme a intervenção em saúde planejada.
 Cuidados de enfermagem 
	EIXOS	ELEMENTOS DA INTERVENÇÃO
	Foco	Conhecimento sobre prevenção e detecção precoce
	Julgamento	Baixo
	Meios	Folders e prótese mamária
	Ações	Roda de conversa com compartilhamento de saberes e experiências
	Tempo	Sala de espera para consultas (duração: 1 hora)
	Localização	Anatômica: Mamas/ Geográfica: Unidade de Saúde
	Cliente	Mulheres/ Homens e interessados da comunidade
1- MINEO, F. et al. Assistência de enfermagem no tratamento do câncer de mama, Tratamentos utilizados para o câncer de mama,2012.
2-Reações adversas tamoxifeno,disponível em: 
https://bula.medicinanet.com.br/bula/detalhes/4903/reacoes_adversas_tamoxifeno.htm. Acesso em 05 de jun. de 2020.
3-Radioterapia para Câncer de Mama, disponível em:
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/radioterapia-para-cancer-de-mama/1406/265/. Acesso em 05 de jun. de 2020.
4-Quimioterapia para Câncer de Mama, disponível em:
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/quimioterapia-para-cancer-de-mama/1405/265/. Acesso em 05 de jun. 2020.
5-Hormonioterapia para Câncer de Mama, disponível em:
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/hormonioterapia-para-cancer-de-mama/1404/265/. Acesso em 04 de jun. de 2020.
6- PEREIRA, A. et al. Sistematização de assistência de enfermagem e o câncer de mama entre mulheres, 2018.
 Referencias 
7- Câncer de mama em homens. Disponível em : http://www.oncoguia.org.br/mobile/conteudo/a-mama/3281/547/. Acesso em 08 de Jun. de 2020.
8-ARAGUAIA, Mariana. "Auto exame das mamas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude/autoexame-das-mamas.htm. Acesso em 05 de junho de 2020.
9-ADES, Felipe. “Rastreamento do câncer de mama:mamografia” Felipe Ades MD PHD Oncologia. Disponível em: http://drfelipeades.com/2014/11/03/ditretrizes-e-recomendacoes-para-o-rastreamento-e-deteccao-precoce-do-cancer-de-mama/ . Acesso em 07 de junho de 2020.
10-ONCOGUIA, Equipe. Exames para Avaliar a Doença Mamária Masculina, Instituto Oncoguia. Disponível em: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/exames-para-avaliar-a-doenca-mamaria-masculina/3331/550/#:~:text=A%20mamografia%20%C3%A9%20muitas%20vezes,do%20fluxo%20sangu%C3%ADneo%20do%20corpo.. acesso em 05 de junho de 2020. 
11- CAMARGO JR,  Hélio Sebastião Amâncio . Ressonância magnética das mamas – Quando e porque, FEBRASGO Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obistetrícia. Disponível em: https://www.febrasgo.org.br/pt/noticias/item/145-ressonancia-magnetica-das-mamas-quando-e-porque . Acesso em 10 de junho de 2020.
12- SEDICIAIS, Sheila . “6 Exames para detectar o câncer de mama’. Tua saúde, abril de 2020. disponível em: https://www.tuasaude.com/exame-para-cancer-de-mama/ . Acesso em10 de junho de 2020.
 Referências

Continue navegando