Buscar

Filme Vem Dançar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE
Carla Roberta Nascimento Santos
01324165
Pedagogia
Resenha do filme “Vem Dançar”
O filme é ambientado em Nova York, jovens de uma escola pública e considerados a margem de educandos ideais, fazem parte de uma turma de dança, na qual o professor de dança de salão Pierre Dulaine é voluntário. 
Ao tentar introduzir seu método de dança e regras, o professor sente resistência e desinteresse da turma, que não se vê representada naquele estilo de dança. Além disso, muitos trazem para esse momento da aula seus problemas particulares, sejam eles de origem familiar ou econômica. Trazendo um desafio a mais para o professor, que precisa motivar e envolver seus alunos na superação de desafios pessoais e relacionados à proposta inicial desse grupo de dança. 
O interessante do enredo, é que o professor procura entender e respeitar seu grupo de alunos. E parte do interesse desse grupo para conseguir algum progresso em suas aulas. Propondo então que utilizem seu conhecimento prévio e interesses sobre a dança e oportunizando o conhecimento de algo novo, como a dança de salão. Unindo então os dois estilos. Ou seja, o professor soube aproveitar o interesse de seus alunos, para depois introduzir aquilo que tinha como objetivo inicial, a dança de salão. E, se nos voltarmos para a sala de aula, isso nada mais é do que entender que cada aluno traz suas vivências e conhecimento, e como educadores, é fundamental aproveitar essa bagagem do aluno. É preciso ter sensibilidade para notar aquilo que é de interesse de nossos alunos, para depois construir junto deles o interesse pelo novo e mostrar-lhes algo além de sua vivência pessoal. 
Outro ponto importante abordado no filme é a maneira como o professor conduz seus alunos com dificuldades e os ajuda a superarem seus medos. Respeitando o tempo de aprendizado de cada um. Assim são os alunos na sala de aula, cada um tem seu tempo e manter o aluno motivado mesmo diante de suas dificuldades faz parte do papel do professor/educador. 
Por não desistir inicialmente mesmo com a resistência que encontrou e por insistir em alunos que eram considerados inaptos, ao longo da trama Pierre Dulaine alcança seu objetivo e consegue através da dança ensinar mais que passos ou ritmos, ele leva aos jovens de sua turma disciplina, educação, empatia e superação individual e coletiva. 
A mensagem que trago comigo é essa, o verdadeiro educador, não transmite apenas conhecimento, mas ensina seus alunos com valores para a vida. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:
https://www.youtube.com/watch?v=g-yQDNu_uec – acesso em: 06 de março.2021

Continue navegando