Buscar

DIREITO CIVIL BIMESTRAL

Prévia do material em texto

www.institutoinvest.edu.br 
 
 
 
 
 
 
 
 
	Curso: DIREITO 
	
 
	Prof°Ms Luciano Alves 
	DATA: 
	 
 15/04/2021
	DISCIPLINA 
	DIREITO CIVIL II – ATOS FATOS – NEGÓCIOS JURÍSICOS 
 	 
Observações da Prova: 
1ª – Atividade Avaliativa de ser realizada do dia 12 de maio até o dia 19 de abril, não será permitida a entrega da atividade Avaliativa posterior a essa data; 
2ª – Resposta de alunos iguais, semelhantes serão consideradas nula, sendo atribuída a nota zero na resposta; 
3ª – Será descontado 0,1 (um décimo) por erro de português. 
4ª – Responda em linguagem culta, conforme o transcorrido do conteúdo e as referencias bibliográficas, a mera transcrição de artigo não será aceita como resposta, uma vez que deverá fundamentar seu entendimento. 
5ª – O Critério de correção é com base no desenvolvimento da coerência, consistência técnica e a abordagem sobre o tema. 
Boa Sorte. 
 
01. Segundo o art. 104 do Código Civil, define os negócios jurídicos. Conforme debatido em sala de aula remota, podemos afirmar sobre os negócios jurídicos que são: (Valor da questão 1,0 ponto) 
(A) (X) São inválidos desde que não apontado os requisitos de existência, como por exemplo, um vício de consentimentos. 
(B) Os negócios jurídicos anuláveis são inválidos. 
(C) Os negócios jurídicos realizados por pessoas púberes são totalmente ineficazes, visto a prática ser inexistente. 
(D) Os negócios jurídicos nulos são validados pelas partes, salvo direito de terceiros. 
(E) A formalidade escrita, não é exigência para a validade do negócio jurídicos. 
 
Justifique sua resposta: É necessário analisar se o negócio jurídico tem todos elementos necessários a sua existência, em seguida analisar sua validade e possível eficácia. Se o negócio jurídico sequer aponta sua existência então não é válido desde o princípio.
 
02. Conforme o debatido em sala de aula remota, e transcorrido de forma exaustiva em nossos vídeos gravados e postado no portal do aluno, podemos estar afirmando sobre os negócios jurídicos que: (Valor da questão 1,0 ponto) 
(A) (X) Os negócios jurídicos são nulos, quando percebe-se os vícios de consentimentos. 
(B) Não há que se falar nulidade relativas em negócios jurídicos simulados. 
(C) O negócio jurídicos realizados pelos ébrios são nulos de pleno direito. 
(D) Os negócios jurídicos realizados por silvícolas são nulos de pleno direito. 
(E) Os pródigos que realizarem negócios jurídicos pode ser nulo de pleno direito. 
03. Sobre a invalidade absoluta dos negócios jurídicos, assinale a ÚNICA opção INCORRETA que não configura invalidade absoluta: (Valor da questão 1,0 ponto) 
(A) Objeto ilícito 
(B) Objeto indeterminável
 (C) Impossibilidade doobjeto. 
(D) (( X)Realizada por pessoas púberes. 
(E) Não revestido em lei 
 
Justifique sua resposta: De acordo com o Código Civil, o negócio jurídico é nulo quando celebrado por pessoa absolutamente incapaz; for ilícito, impossível ou indeterminável o seu objeto; o motivo determinante, comum a ambas as partes, for ilícito; não revestir a forma prescrita em lei; for preterida alguma solenidade que a lei considere essencial para a sua validade; tiver por objetivo fraudar lei imperativa; a lei taxativamente o declarar nulo, ou proibir-lhe a prática, sem cominar sanção
 
04. Considere as seguintes assertivas a respeito da condição, do termo e do encargo dos negócios jurídicos: (Valor da questão 1,0 ponto) 
I. Em regra, o termo inicial suspende o exercício, bem como a aquisição do direito, havendo disposição legal neste sentido. 
II. Subordinando-se a eficácia do negócio jurídico à condição suspensiva, enquanto esta não se verificar, não se terá adquirido o direito a que ele visa. 
III. Considera-se condição a cláusula que, derivando exclusivamente da vontade das partes, subordina o efeito do negócio jurídico a evento futuro e incerto. 
IV. O encargo suspende a aquisição e o exercício do direito, salvo quando expressamente imposto no negócio jurídico, pelo disponente, como condição suspensiva. Estão corretas SOMENTE 
a) I e II. 
b) II e III. 
c) I e III. 
d) I, II e IV. 
e) II, III e IV. 
 
Justifique sua resposta: 
 
05. Quando a lei proíbe a prática de um negócio jurídico, sem lhe cominar sanção, ele será (Valor da questão 1,0 ponto) a) inexistente. 
b) ineficaz. 
c) nulo. 
d) (X) anulável. 
e) válido. 
 
Justifique sua resposta: 
 
06. A incapacidade relativa é causa de anulação do ato negocial. Então, de acordo com o 
Código Civil, se num negócio um dos contratantes for capaz e o outro incapaz, é CORRETO dizer que a anulabilidade do ato pode ser alegada pelo contratante capaz: . (Valor da questão 1,0 ponto) 
 
a) em seu próprio proveito, enquanto não ocorrer prescrição, independente de qualquer prejuízo. 
 
b) em defesa de seu próprio patrimônio, demonstrada a ocorrência de prejuízo. 
 
c) ( X) em sendo indivisível a prestação, objeto do direito ou da obrigação comum. 
 
d) em nenhuma hipótese. 
 
Justifique sua resposta: 
 
07. Sobre os atos jurídicos em sentindo amplo, podemos afirma que são considerados: (Valor da questão 1,0 ponto) 
(A) É modificativo de um direito, o nascimento de um direito. São chamados Fatos Modificativos, porque incorporam um direito ao patrimônio de uma pessoa. 
(B) É a aquisição de um direito, atos praticados para evitar o perecimento, a turbação ou o esbulho de um direito através de medidas ou ações cautelares. São chamados Fatos Aquisitivos, porque incorporam um direito ao patrimônio de uma pessoa. 
(C) É atos modificativos de um direito que o fato jurídico pode produzir de um direito já existente, ou seja, as relações jurídicas não são estáticas, imutáveis, ao contrário, são dinâmicas. Os direitos podem ser modificados qualitativa e quantitativamente. Eu posso mudar a natureza jurídica de um direito como posso aumentá-lo ou reduzi-lo e há fatos jurídicos que produzem esse efeito. 
(D) É a aquisição de um direito e o efeito que um fato jurídico pode produzir que extinguem o direito já existente. 
(E) Os atos aquisitivos de direito são aqueles impossível de demonstrar, visto que que o código civil não trouxe em seu bojo, a aplicação de atos-fatos, e por isso a sua não possibilidade de exigência. 
Justifique sua resposta: 
 
 
08. Em relação à interpretação do negócio jurídico, é correto afirmar que: (Valor da questão 1,0 ponto) 
A) Quaisquer negócios jurídicos onerosos interpretam-se estritamente; 
B) (X) Na vontade declarada atender-se-á mais à intenção das partes do que à literalidade da linguagem; 
C) A renúncia interpreta-se ampliativamente. 
D) O silêncio da parte importa sempre anuência ao que foi requerido pela outra parte; 
E) Como regra geral, não subsiste a manifestação da vontade se o seu autor houver feito a reserva mental de não querer o que manifestou. 
 
Justifique sua resposta: 
 
09. Quanto a relação de representação dos negócios jurídicos, realizar um texto, no máximo de 30 linhas, sobre o que dispõe o Código Civil. (Valor da questão 1,0 ponto) 
 
010. De acordo com o Código Civil, o artigo 112 traz a seguinte dicção: “Art. 112. Nas declarações de vontade se atenderá mais à intenção nelas consubstanciada do que ao sentido literal da linguagem.”. Com isso, realize um texto dissertativo, de no máximo 30 linhas sobre a sua importância e aplicação nos negócios jurídicos. (Valor da questão 1,0 ponto)

Continue navegando