A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
FICHA PARA INVENTÁRIO DE BENS IMÓVEIS NEW (1)

Pré-visualização | Página 1 de 2

INVENTÁRIO DE BENS IMÓVEIS
Grupo 6
Beatriz Bandeira 
Fábio Junior
Leticia Rosa
Pamela Bernardeli
	LOCALIZAÇÃO DO EDIFICIO NO LOTE
 
 
	LOCALIZAÇÃO DO EDIFICIO NA QUADRA
	N. DA FICHA
	
LOCALIZAÇÃO
	z
	SETOR
	 Serviço - hotel
	QUADRA
	 46
	LOTE
	 2830
	ENDEREÇO
	 Rua Bernardino de Campos, n° 2830 – São José do Rio Preto
	ADMINISTRAÇÃO
	 Particular
	BAIRRO OFICIAL
	 Centro
	
CARACTERIZAÇÃO
	
EDIFICIO ISOLADO
	 Edifício isolado com acréscimos de construção aos fundos
	
CONJUNTO ARQUITETÔNICO
	N. DE PAVIMENTOS
	 2
	RECUO FRONTAL
	 0
	RECUO FUNDOS 
	 0
	RECUO LATERAL DIREITO
	 0
	RECUO LATERAL ESQUERDO
	 1,5
	PROPRIEDADE
	
Privada
	
USO ORIGINAL
	 Banco Internacional – “Banca Francese e Italiana – per l’America del Sul”
	
USO ATUAL
	 À frente há uma franquia da Chiquinho Sorvetes e a loja de eletrônicos Word Games. Aos fundos e no pavimento superior funciona o Hotel Central Park
	
DATA DA CONSTRUÇÃO
	 Aproximadamente 1920 de acordo com a reportagem do jornal Diário da Região sobre o prédio
	
DATA DE INSTERVENÇÕES
	
Aproximadamente 1970
	
TÉCNICAS CONSTRUTIVAS
	 Não há registros oficiais. Foi observado pelos alunos de Arquitetura e Urbanismo da UNIP – SJRP que a técnica construtiva do edifício é Alvenaria convencional 
	
ALTERAÇÕES
	INALTERADO
	ALTERAÇÃO REGULAR
	
GRANDE ALTERAÇÃO
	Acréscimo de quartos de hóspedes para transformar o prédio em hotel, alteração na fachada inferior onde substituem as portas originais por portões de serralheria.
	DESCARACTERIZADO
	
ESTADO DE CONSERVAÇÃO
	BOM
	REGULAR
	
PRECÁRIO
	Visitar o hotel central park é uma experiência não muito agradável, medonha talvez definisse melhor, a falta de cuidado dos atuais donos do prédio fica nítida em praticamente todos os ambientes do edifício, principalmente pela falta de cuidado com o pouco que restou do edifício oficial.
	
IRRECUPERÁVEL
	
PROTEÇÃO LEGAL
	
Não tombado
	
FOTOS DAS FACHADAS
 
  
FACHADA FRONTAL
	 Devido ao fato de o edifício ocupar praticamente todo o lote e possuir edificações muito próximas, as fachadas laterais e posterior não possuem a possibilidade de serem fotografadas.
POSTERIOR
	 Devido ao fato de o edifício ocupar praticamente todo o lote e possuir edificações muito próximas, as fachadas laterais e posterior não possuem a possibilidade de serem fotografadas.
 
LATERAL DIREITA
	 Devido ao fato de o edifício ocupar praticamente todo o lote e possuir edificações muito próximas, as fachadas laterais e posterior não possuem a possibilidade de serem fotografadas.
 
LATERAL ESQUERDA
	
CROQUI
	
Croqui da fachada frontal
	
DADOS DE AMBIÊNCIA
	 A localização do edifício escolhido vem com suas consequências, por estar no centro comercial da cidade onde chamamos de “calçadão” a movimentação por ali pode ser bem intensa no horário de funcionamento do comercio. As ruas que por ali passam não permitem a transitação de automóveis nos horários comerciais, o que diminui a questão do ruído automotivo das ruas movimentadas que estão a alguns quarteirões de distancia, mas em compensação o ruído de conversas, propagandas, musica e movimentação nos comércios consegue deixar o local bem barulhento. 
 Já o ambiente interno se varia de acordo com os seus usos, a movimentação é maior nas lojas que ocupam a área frontal do térreo por fazerem parte do comércio local, mas quando entramos no hotel que ocupa o restante do edifício as coisas se acalmam um pouco mantendo uma movimentação maior nos corredores e na recepção.
 A sensação de estar no ambiente hoteleiro não é nada parecida com os hotéis que estamos costumados a frequentar ou pelo menos ver em propagandas, me arrisco dizer que chega ser medonho ver a falta de estrutura e cuidado com um lugar que carrega história e arquitetura tão marcantes na cidade. 
	
DADOS
ARQUITETÔNICOS
	 
   O edifício possui traços bem típicos dos anos 1920, o qual foi construído, aparentemente seguia a técnica construtiva em alta na época que era a de alvenaria. 
Com o passar dos anos deixou de ter seu uso original e foi se adaptando as épocas seguntes e as mudanças no entorno no edifpicio. A primeira grande mudança é marcada pela alteração da parte inferior da fachada, não há um registro onde conste uma data dessa reforma mas comparando as primeiras fotos com imagens mais recentes e com o que é hoje podemos visualizar nitidamente as mudanças. Uma das mudanças mais marcantes é quando substituem as lindas portas de madeira que davam acesso ao prédio por portoes de cerralheria, incluindo a logo do novo comércio que se abriga no local a “pastelaria chinesa”. 
 Outra adaptação que o efidicio recebe é a transformação em hotel, reforma que também não tivemos acesso a nenhum registro mas de acordo com o levantamento feito pelos alunos, foi possível observar mudanças nos fundos do edificio que aparentam ser mais recentes do que o resto do edificio, foram adicionados quartos com banheiros aos fundos, os quais tem caracteristicas diferentes do resto do edificio, como, forro de plastico PVC, pé direito baixo e os banheiros nos dormitórios, acrescimo que os quartos do segundo pavimento não tem, e o detalhe do forro de madeira no segundo pavimento que enfatizam nossa observação de que ocorreu o acrecimo dos quartos de baixo. Após esta grande reforma o edificio basicamente encontrasse com as mesmas caracteristicas porem extremamente deteriorado e mal cuidado, alem do fato que que o comercio localizado na parte da frente sofreu mudanças, visando que hoje em dia aloja uma franquia de sorvetes Chiquinho.
	
DADOS HISTÓRICOS
	 Localizado no calçadão de Rio Preto, centro comercial da cidade, o edifício escolhido para ser restaurado foi construído em 1920, inicialmente para ser um banco internacional Francês e Italiano, não há muitos dados sobre o edifício mas foi possível encontrar reportagens nos jornais da cidade que apontam sobre a história da área central da cidade. Na época a Rua Bernardino de Campos ainda tinha a circulação de veículos antes de se transformar no famoso calçadão de Rio Preto. Com o passar dos anos deixou de ter o seu uso inicial e foi se adaptando ao entorno, o qual se tornou o principal centro comercial da cidade, em meados dos anos 70 o pedaço da Rua Bernardino onde está localizado o edifício e outras quadras em volta foram fechadas para o fluxo de veículos para facilitar a mobilidade entre os comércios a pé, pois o fluxo de pessoas só crescia naquela região.
	
DOCUMENTOS EXISTENTES
	
 O documento apresentado comprova o primeiro uso do edifício como sendo um banco Francês e Italiano contendo endereço que condiz com as dados da cidade da época, não contém data ou finalidade definidos, porém aparenta ser da época de funcionamento do banco que seria em meados dos anos 20 e 30. 
 Infelizmente não foi encontrado nenhum outro documento que se remeta ao uso atual do edifício ou mais recente que este.
	
LEVANTAMENTO FOTOGRÁFICO
	Levantamento realizado pelos alunos do curso de arquitetura e urbanismo da UNIP – SJRP em 27/02/2021
	
· Fotos Externas
 
 Figura 1 - Fachada Frontal Figura 2 - Detalhe da Fachada frontal Figura 3- Detalhe da fachada frontal
 
 Figura 4 - Detalhe entrada Lateral Figura 5- Detalhe janela Figura 6 - Detalhe porta
 Figura 7 - Detalhe ornamento
· Fotos Internas
 
 Figura 8 – Recepção do Hotel Figura 9 – Recepção do Hotel Figura 10 - Recepção do Hotel
 
 Figura 11- Recepção do hotel Figura 12- Cozinha do hotel Figura 13- Corredor lateral esquerda
 
 Figura 14 – Parte superior do corredor Figura 15 – Hall de entrada dos quartos Figura 16 - Corredor dos quartos
 
 Figura 17 – Quarto

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.