Buscar

Economia empresarial N1 15_04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

De acordo com Porter (2008), as empresas que focam em um diferencial têm mais sucesso que outras que atuam em diversas frentes. As decisões gerenciais de uma empresa podem estar ligadas a diferentes ações competitivas, tais como flexibilidade de volumes, diversidade de modelos, qualidade nos produtos, velocidade de produção, gestão da marca, pós-vendas e distribuição. Dentro dessa ótica, é importante identificar as estratégias empresariais voltadas para o mercado de calçados.
No case em questão temos dois tipos de solução: 
1° fabricar a sua própria matéria prima para usar em seus produtos, porém aumentar a fabricação da matéria ao ponto de poder comercializar para outras empresas, assim reduziriam os custos sem precisar aumentar o preço dos calçados e repassar ao consumidor final, bem como e empresa investiria em uma nova fatia de mercado.
O risco desta solução está na capacidade de produção de matéria prima, pois neste caso teriam que produzir além de para uso próprio, larga escala para comercialização, porém entende-se que é um ponto a ser estudado. 
2° comprar a matéria prima de outra empresa que seja especializada no assunto. O risco deste negócio se dá na garantia de qualidade dos seus produtos, uma vez que a empresa já está no mercado a mais de 20 anos, seus consumidores já estão fidelizados a um tipo de produto, comprando matéria prima de fora, não é possível garantir o nível de qualidade já entregue. Neste caso, caberia um estudo de empresas especializadas referente e entrega, pois há o risco de redução de custo a curto prazo, porém perda de mercado a longo prazo caso a qualidade do produto venha a cair. 
Desta forma sugeriria a empresa avaliar as duas situações citadas acima.

Continue navegando