Buscar

Política Romana e Fisiocratas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Jonas Cristian Port (1140152)
	
	Disciplina:
	História do Pensamento Político e Econômico (HIS33)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:670890) ( peso.:4,00)
	Prova:
	29175169
	Nota da Prova:
	8,50
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A política em Roma foi marcada pela criação de instituições que até hoje sobrevivem na história do mundo ocidental. Descreva os principais elementos da política romana, enfatizando os alcances da democracia, o papel político da plebe, os sentidos da república, senado, entre outros.
	Resposta Esperada:
Roma nos legou a ideia de República, como "coisa do povo". Roma por muito tempo teve instituições políticas aristocráticas, tal como a Grécia, mas com o passar do tempo o poder econômico da plebe acabou por pressionar por direitos políticos. Em Roma havia uma instituição conhecida como "senado", formado por anciãos que deliberavam sobre as questões políticas. A plebe ou os indivíduos alijados do poder político eram representados pelos tribunos da plebe, que tinham direito a voto e direito de veto sobre decisões que prejudicavam a plebe. A democracia e a cidadania romana eram bem mais amplas que na Grécia. Em Roma, até mesmo os escravos alforriados poderiam participar das decisões políticas.
	2.
	O termo fisiocrata advém de fisio = natureza, e cratos = poder, e originou-se a partir de ideias iluministas no final do século XVIII. Os filósofos fisiocratas tinham uma interpretação original e particular da sociedade e muito contribuíram neste sentido. Descreva algumas características dos princípios defendidos pelos fisiocratas.
	Resposta Esperada:
Os fisiocratas criticavam o sistema mercantilista, baseado na exploração e acúmulo de metais preciosos, argumentavam ainda a terra ser a única fonte de riqueza, e o trabalho na terra o único produtivo. Os fisiocratas atribuíam força econômica à pecuária, agricultura e mineração em detrimento ao comércio, visto como um intermediário das reais produções de riquezas, demonstravam-se também opositores das políticas intervencionistas e protetoras do mercantilismo. Os fisiocratas argumentavam que a economia possuía leis próprias, e que o mercado poderia se autorregular. Tinha como lema: Laissez-faire, laissez-passer (deixai fazer, deixai passar), evidenciando a liberdade de mercado.
Parte inferior do formulário

Continue navegando