Buscar

Questionário - Princípios do Direito do trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questionário
Fundamente todas as respostas!!
1) Qual é a importância do princípio protetor do Direito do Trabalho?
Para que o polo mais vuneravel da relação juridica,( trabalhador) merece um tratamento superior juridicamente, por meios de medidas protetoras para que se alcance a efetiva igualdade substancial ou seja provendo-se o equilibrio que falta na relação de trabalho.
Exemplo Art. 468 clt
" Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho.
Art. 468 - Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.
§ 1o Não se considera alteração unilateral a determinação do empregador para que o respectivo empregado reverta ao cargo efetivo, anteriormente ocupado, deixando o exercício de função de confiança. (Redação dada pela Lei nº 13.467, de 2017)
§ 2o A alteração de que trata o § 1o deste artigo, com ou sem justo motivo, não assegura ao empregado o direito à manutenção do pagamento da gratificação correspondente, que não será incorporada, independentemente do tempo de exercício da respectiva função. (Incluído pela Lei nº 13.467, de 2017)" 
2) Qual é a interação do princípio protetor como a hierarquia das fontes 
trabalhistas?
 Engloba três vertentes, in dubio pro operario; aplicacao da norma mais favoravel, condicao mais benefica.
No Direito do Trabalho, em virtude do princípio da proteção, opera-se segundo a norma mais favorável, de forma que a pirâmide hierárquica é construída de maneira variável, localizando-se em seu vértice a norma que mais se aproxime do objetivo de reequilíbrio das relações sociais, a norma mais favorável ao trabalhador, não sendo, portanto,necessariamente a Constituição Federal, a depender do tema em questão.
3) O que significa princípio da irrenunciabilidade?
Signiica nao admitir em tese que o empregado renuncie , ou seja abra mao dos direitos assegurados pelo sistema juridico trabalhista, cujas normas sao em sua grande maioria de ordem publica, dotada de natureza cogente. Exemplo Art. 444 da clt
4) A renúncia é possível no Direito do Trabalho?
Sim, é aquela feita quando da celebracao do contrato de trabalho é considerada, normalmente nula de pleno direito; durante a vigencia da relacao de emprego é admitida quando existente autorizacao expressa; depois da cessacao do contrato de trabalho, certas vezes é adimitida com menos restricoes. 
5) A flexibilização representa uma derrogação do princípio da irrenunciabilidade?
Nao, pois apenas nas situacoes expecicamentes exepcionadas pela constituicao de 88 e que se pode admitir a flexibilizacao, possbilitando a aplicacao de norma menos beneica ao trabalhador, mas sempre exigindo que a medida seja justiicada e demonstrada como adequada a ppropria protecao de trabalho. Reeridas exceçoes mesmo prevista na Constituicao ano podem ser interpretadas como se estivesse autorizada qualquer flexibilizacao prejudicial ao trabalhador. Exemplo sumula 423 do TST
6) No Direito do Trabalho deve preponderar a igualdade material ou formal?
Material

Continue navegando