Buscar

conhecimento cientifico

Prévia do material em texto

Índice
1. Introdução	2
2. Objetivos	2
3. Metodologia	2
4. Conhecimento	3
4.1. Conhecimento científico	3
4.2. Característica do conhecimento científico	3
4.2.1. Observação sistemática	3
4.2.2. Experimentação controlada	4
4.2.3. Probabilidade e contexto	4
4.2.4. Crítica	4
4.2.5. Teorias	5
4.3. Diferença do conhecimento científico e outros tipos de conhecimentos	5
4.3.1. Conhecimento filosófico	5
4.3.2. Conhecimento religioso	5
4.3.3. Conhecimento do senso comum	6
4.4. A importância do conhecimento científico	6
5. Conclusão	7
6. Bibliografia	8
1. Introdução 
O presente trabalho visa falar do conhecimento científico, caracterizar o conhecimento científico, diferença do conhecimento científico de outros tipos de conhecimento e identificar a importância e o perigo do conhecimento científico.
Pós é importante que este tema seja bem tratado porque remete a distinção do conhecimento e outros tipos de conhecimento porque o conhecimento científico já vem sendo usado desde a antiguidade até aos dias actuais mesmo sem que se tenha uma noção da empregabilidade deste tipo de conhecimento.
2. Objetivos
· Definir o conhecimento
· Definir o conhecimento científico 
· Caracterizar o conhecimento científico 
· Diferenciar o conhecimento científico de outros tipos de conhecimento
· Identificar a importância e o perigo do conhecimento científico.
3. Metodologia
Para se alcançar os objectivos do trabalho utilizou-se os procedimentos metodológicos:
· Método bibliográfico: De acordo com Gil (2002), “a pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos”. Este método consiste em pesquisa em livros e internet, que contém a matéria relacionada com o tema.
4. Conhecimento
Segundo Carvalho (2012) conhecimento é a capacidade humana de entender, apreender e compreender as coisas, além disso ele pode ser aplicado, criando e experimentando o novo.
O conhecimento é a substantivação do verbo conhecer. Conhecer é o ato de entender, compreender, apreender algo por meio da experiência ou do raciocínio.
O conhecimento fascina a humanidade desde a Antiguidade, quando a Filosofia passou a pensar os modos como o ser humano pode conhecer a verdade.
4.1. Conhecimento científico
De acordo com FERRARI 1982, O conhecimento científico é um saber disciplinado que se alcança por meio de critérios como a observação, a experimentação e a crítica. Logo, a ciência é uma especialidade de pensamento – ela só é produzida a partir de pesquisas feitas por cientistas treinados.
Essa modalidade de conhecimento, pelo menos na história tradicional do ocidente, surgiu com pensadores como Galileu Galilei, Francis Bacon e René Descartes. Assim, por volta do século XV se iniciou o que se conhece hoje como ciência moderna.
4.2. Característica do conhecimento científico
Para o conhecimento científico, é necessário elencar algumas de suas características principais. A partir delas, é possível compreender a razão de a ciência ser um saber tão disciplinado e guiado por algumas regras:
4.2.1. Observação sistemática
No senso comum e em outros saberes, o conhecimento é obtido observando o mundo e a vida cotidiana. No entanto, a ciência visa tornar essa observação uma atividade regrada e sistemática. Logo, o saber científico proporciona uma confiabilidade maior de suas afirmações.
Por exemplo, a alimentação de um grupo de macacos-prego (Sapajus spp.) podem ser observados 4 horas por dia, durante 60 dias. Com isso, será possível verificar com bastante confiança qual é a dieta principal desses animais – ou seja, ela não será baseada em impressões gerais ou somente pela intuição.
4.2.2. Experimentação controlada
Sempre que possível, a ciência é produzida a partir de experimentos. É possível imaginar uma cientista que está interessada em descobrir os efeitos de um agrotóxico sobre uma planta. Nesse caso, ela irá testar essa substância tóxica no vegetal de modo regrado e por algum período.
Além disso, a cientista deverá tentar chegar à maior certeza de que foi o agrotóxico, e não outros fatores, que causaram um efeito sobre a planta. 
4.2.3. Probabilidade e contexto
‘’O mundo é complexo e desordenado’’ (Harris, 2001). Nesse contexto, geralmente a ciência tenta dar uma ordem as coisas para entender melhor o mundo. Entretanto, muito dificilmente é possível chegar a uma verdade absoluta – uma palavra que, de fato, não existe no conhecimento científico.
Logo, o saber científico é sempre provisório: ou seja, é verdade até que se prove o contrário ou se mostre evidências o suficiente. Portanto, o conhecimento produzido pela ciência é sempre probabilístico e depende do contexto em que foram realizados os experimentos e as observações.
4.2.4. Crítica
Uma das características importantes da ciência é o senso crítico. Afinal, uma pesquisa surge a partir de uma dúvida: por que algo acontece de tal jeito e não de outro? Ou: por que quando X ocorre, Y também se transforma?
Desse modo, a capacidade de criticar e questionar é imprescindível para produzir o conhecimento científico. Logo, não há espaço para dogmas ou verdades absolutas dentro da ciência.
4.2.5. Teorias
A partir do que já foi exposto, é possível notar que não há certezas finais no conhecimento científico. Por isso, a partir das pesquisas e da experimentação, cientistas produzem teorias que interpretam o mundo de uma forma.
Consequentemente, quando falamos de uma teoria científica, ela não deve ser considerada como sinônimo de algo sem confiança. Por exemplo, o darwinismo ou evolucionismo não é “só” uma teoria – na verdade, ela é uma teoria justamente porque é fruto de muito estudo e pesquisa.
4.3. Diferença do conhecimento científico e outros tipos de conhecimentos
Ainda para aprofundar sobre o que é o conhecimento científico, pode ser útil pensar sobre as diferenças entre essa forma de saber e de outras. A ciência é apenas um dos modos possíveis de pensamento humano, conheça as demais:
4.3.1. Conhecimento filosófico
Assim como a ciência, a filosofia baseia-se na crítica e na reflexão. Contudo, ela não visa a experimentação ou a observação sistemática como método, ao modo do conhecimento científico.
Em outras palavras, a filosofia pode refletir sobre questões humanas importantes como a moral e a ética, ou até mesmo a ciência, mas não visa produzir um conhecimento científico a respeito.
Exemplos:
· Epistemologia; Ética; e Lógica.
4.3.2. Conhecimento religioso
As religiões são uma parte importante das culturas humanas. De fato, elas produzem um conhecimento complexo e plural sobre o mundo e de que modo deveríamos conduzir nossas vidas.
Entretanto, muitas religiões se fundamentam em dogmas ou verdades imutáveis. Logo, essa é uma das principais características que as diferenciam do conhecimento científico, que não busca oferecer esse tipo de certeza.
Exemplos:
· Cristianismo; Espiritismo; e Islamismo.
4.3.3. Conhecimento do senso comum
O senso comum é baseado nas experiências vividas pelas pessoas quotidianamente, produzindo frequentemente conhecimentos que passam de geração a geração. Assim, ele é tão complexo e rico quanto qualquer tipo de saber humano.
Além disso, a própria ciência pode partir de questões do senso comum para produzir seu conhecimento. A diferença entre ambas está o carácter disciplinado, experimental e regrado da actividade científica.
Exemplos:
· Medicina popular; Contos, fábulas e folclore; e Memórias colectivas.
Desse modo, não é possível colocar os diferentes tipos de conhecimento em uma hierarquia. Afinal, cada um é produzido em seu contexto e atende a necessidades humanas específicas.
4.4. A importância do conhecimento científico
Há muitos benefícios que a ciência trouxe e continua oferecendo para toda a sociedade. No Moçambique, o conhecimento científico é geralmente produzido em universidades, e visa enriquecer o universo humano de pensamento e oferecer alguns encaminhamentos aos nossos problemas.
Assim, apesar de a ciência se alimentar da dúvida e da curiosidade, ela também depende de financiamento, processos burocráticose até da opinião pública. Actualmente, esses são um dos grandes problemas enfrentados por cientistas, principalmente quanto ao corte de verbas.
5. Conclusão 
Como jeito de conclusão, o conhecimento é a capacidade humana de entender, apreender e compreender as coisas, além disso ele pode ser aplicado, criando e experimentando o novo.
Este conhecimento já vem sendo usado desde a antiguidade, por tribos diferentes como no saber da época da colheita, a necessidade da utilização de adubos, nos processos de fabrico de utensílios e em várias outras áreas. Este conhecimento era usado de forma abstracta, isto é, sem um conhecimento prévio.
O conhecimento científico é diferente de outros conhecimentos porque este é feito de uma base, isto é, conhecimento científico é feito por meio de critérios como a observação, a experimentação, analise e a crítica, ao passo que outros tipos de conhecimentos são feitos sem uma experiencia e observação, baseando-se na razão como é o caso do conhecimento do senso comum, e vários outros tipos de conhecimentos.
O conhecimento científico é geralmente produzido em universidades, e visa enriquecer o universo humano de pensamento e oferecer alguns encaminhamentos aos nossos problemas.
6. Bibliografia 
· GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002
· HARRIS, G.R. The Knowledge-based economy: intellectual origins and new economic perspectives. International Journal of Management Reviews. Malden. Vol.4, nº 1, p.21-40, March, 2001.
· FERRARI, Afonso. Metodologia da pesquisa cientifica. São Paulo: McGraw –Hill do Brasil,1982, p.2.
· LAKATOS, E. M, MarconI, M. A. Metodologia cientifica 2, ed. São Paulo: Atlas, 1995, p.20.
· ARANHA, M. L. da A.; MARTINS, M. H. P. Filosofando: Introdução à Filosofia. 2 ed. rev. atual. São Paulo: Moderna, 1993.
· BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de Metodologia Científica: Um Guia para a Iniciação Científica. 3. ed. São Paulo: Makron Books, 2000.
· FACHIN, Odília. Fundamentos de Metodologia. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2003.
4

Continue navegando