Buscar

Atividade Avaliativa Especial - Prova 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONTABILIDADE GOVERNAMENTAL (PROVA I)
Acadêmico: Marcela Mendes de Souza RGM: 101.558
Orientações Gerais para a Prova
· As questões objetivas são do tipo múltipla escolha, com 4 (quatro) alternativas (A, B, C, D) e sendo apenas uma resposta correta.
· As respostas devem ser assinaladas com caneta esferográfica preta ou azul, e questões com mais de uma resposta assinalada será anulada.
01- O Regime Contábil adotado pela Administração Pública. (1,0)
(A)- Regime de Caixa: para receitas e despesas.
(B)- Regime Misto: de caixa para receitas, e competência para despesas.
(C)- Regime de Competência: para receitas e despesas.
(D)- Regime Misto: de competência para receitas, e caixa para despesas.
02-Modalidade de Receita Corrente Tributaria exigida pelos entes públicos, que a obrigação tem fato gerador pela contraprestação de serviços e o exercício do poder de polícia. (1,0)
(A)- Impostos.
(B)- Taxas.
(C)- Contribuições de melhoria.
(D)- Contribuições compulsórias.
03- Fase do Ciclo Orçamentário que se concretiza o Orçamento, realizando-se os objetivos propostos, e a fixação de limites preestabelecidos por períodos para cotas de empenho, liquidação e pagamento, com intuito de impor a cada unidade orçamentária as cotas que poderiam utilizar. (1,0)
(A)- Execução.
(B)- Avaliação.
(C)- Elaboração.
(D)- Estudo e aprovação.
04- Receita de Capital provenientes de empréstimos e financiamentos. (1,0)
(A)- Amortização.
(B)- Alienação de Bens.
(C)- Operação de Credito.
(D)- Outras receitas de capital
05- Conceitue Receita Pública, quais as 04 etapas, e o que ocorre em cada estagio da receita. (1,5)
Receita Pública engloba todo e qualquer recolhimento de recursos feito aos cofres públicos, realizado sob a forma de numerário e de outros bens representativos de valores, que o governo tem direito de arrecadar em virtude da Constituição, de leis, contratos ou quaisquer outros títulos de que derivem direitos ao Estado.
a) Previsão – Corresponde às estimativas para arrecadação para o exercício, todos os estudos necessários, critérios, métodos e processos de planejamento para, com base em uma estimativa estabelecida para compor as metas a serem atingidas. 
b) Lançamento – É o ato de verificar e identificar o devedor do crédito fiscal, bem como seu valor, espécie e vencimento. 
c) Arrecadação – Constitui o momento em que o contribuinte paga o tributo ao agente arrecadador, que são, geralmente, delegacias fiscais, alfândegas, mesas de rendas e outras repartições que sejam autorizadas a arrecadar tributos ou outras receitas.
d) Recolhimento – É o repasse dos valores arrecadados pelos agentes arrecadadores ao Tesouro Nacional, Estadual ou Municipal. 
06- O que é Despesa Pública e quais as 03 etapas das Despesas Públicas, e o que cada estágio corresponde nesse processo? (1,5)
Por despesa pública entendem-se gastos fixados na lei orçamentária destinados à execução dos serviços públicos. Podem ser despesas orçamentárias (cuja realização depende de autorização legislativa) e despesas extra-orçamentárias (cuja realização independe de autorização legislativa). 
O Empenho é o primeiro estágio da despesa e consiste em emitir uma nota, em que o governo assume a obrigação de pagar a despesa na data especificada.
A Liquidação consiste em verificar se o contrato feito com o credor foi realmente cumprido, para conferir-lhe o direito ao pagamento. Isso pressupõe verificação In loco para assegurar que a obrigação foi cumprida: se a obra foi concluída segundo as especificações, se o material foi realmente fornecido, etc. 
O Pagamento ocorre quando a autoridade competente autoriza o pagamento da despesa, após sua comprovada liquidação e recebe sua quitação correspondente. É o ato de entrega do numerário ao credor pela prestação do serviço ou entrega de material solicitado. 
07- Conceitue o que é restos a pagar, e qual a diferença entre os restos a pagar processados, e os restos a pagar não processados? (1,5)
Restos a pagar são despesas empenhadas que não foram pagas até o final do exercício financeiro, vencido em 31 de dezembro, ou seja, não cumpriram o 3º estágio da despesa.
Processados: este tipo de resto a pagar passou pelo 1º e 2º estágio da despesa (empenho e liquidação), isto é, a despesa não foi paga pelo órgão público, ficando a obrigação de pagar no exercício seguinte. 
Não Processados: constituem os restos a pagar que não foram liquidadas até o final do exercício financeiro, foi concretizado apenas o empenho (1º estágio da despesa). 
08- Sobre os instrumentos de planejamento público: disserte sobre o Plano Plurianual (PPA). (1,5)
Esse é o documento que traz as diretrizes, objetivos e metas de médio prazo da administração pública. Prevê, entre outras coisas, as grandes obras públicas a serem realizadas nos próximos anos. Ele tem vigência de quatro anos, portanto deve ser elaborado criteriosamente, imaginando-se aonde se quer chegar nos próximos quatro anos. Expressa a visão estratégica da gestão pública.

Outros materiais