Buscar

Forum3_Atuaria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PASSIVO ATUARIAL
Passivo Atuarial Representa o valor necessário para cumprir com todos os compromissos aos beneficiários e aos participantes ativos que irão fazer o resgate no futuro. Em termos gerais significa o custo de um Plano de Previdência.
Segundo Hendriksen e Van Breda, a mensuração consiste no processo de atribuição de valores monetários significativos a objetos ou eventos associados a uma entidade, que devem ser reconhecidos. A mensuração deve levar em conta os hábitos culturais dos beneficiários, a expectativa de vida e isso se mudam de tempo em tempo. Por isso há necessidade de reformas previdenciárias, como no caso do Brasil. Diante disso, algumas normas são seguidas nesse processo:
· O valor reconhecido como provisão deve ser a melhor estimativa do desembolso exigido para liquidar a obrigação presente na data das demonstrações contábeis;
· Os riscos e incertezas que inevitavelmente existem em torno de muitos eventos e circunstâncias devem ser levados em consideração para ser alcançar a melhor estimativa da provisão;
· Quando o efeito o valor do dinheiro no tempo é material, o valor da provisão deve ser o valor presente dos desembolsos que se espera que sejam exigidos para liquidar a obrigação;
· Os eventos futuros que possam afetar o valor necessário para liquidar a obrigação devem ser refletidos no valor da provisão quando houver evidencias objetiva suficiente de que eles ocorrerão.
CRITÉRIOS DE RECONHECIMENTO DO PASSIVO ATUARIAL
· Obrigação presente como resultado de um evento passado;
· Provável saída de recurso que incorporem benefícios econômicos;
· Estimativa confiável do montante da obrigação;
· Atendimento aos critérios de elegibilidade para fazer jus ao beneficio.
GESTÃO DE RISCO
O passivo atuarial é sensível há hipóteses, por ser uma ciência social possui divergência entre os profissionais. Diante disso é de extrema importância que essas hipóteses sejam corretas para não comprometer o Plano previdenciário. Por isso é importante analisar diferentes variáveis para se chegar numa uma conclusão positiva.
Muitos são os fatores que causam insolvência de um beneficio de previdência, como ausência de gestão de processos internos, quantidade superior de pessoas que realizam o resgate aos que contribuem mensalmente para receber em uma data futura, entre outros.
Por isso uma gestão de risco atuarial constante é fundamental, ainda mais que os hábitos culturais das pessoas estão mudando muito rápido e, além disso, as pessoas estão vivendo mais que o esperado. Essa gestão tem o objetivo de assegurar os padrões de segurança econômico-finaceira e evitar a solvência do plano preservando a liquidez, para garantir o compromisso com os beneficiários.
REFERÊNCIAS
https://www.fundacaoitaipu.com.br/node/2137#:~:text=Passivo%20Atuarial%20%C3%A9%20o%20valor,ativos%20(benef%C3%ADcios%20a%20conceder).
https://conferencias.unb.br/index.php/ccgunb/ccgunb3/paper/download/6039/1606
https://www.lumensatuarial.com.br/post/2019/05/13/gest%C3%A3o-dos-riscos-atuariais

Continue navegando