Buscar

Questões sobre Contabilidade

Prévia do material em texto

1. Entende-se por reavaliação:
A. Reavaliação voluntária de ativos próprios.
B. A reavaliação é a adoção do valor de mercado para os bens reavaliados em substituição ao princípio do registro pelo valor original.
C.Os bens do imobilizado reavaliados devem ser acompanhados com o objetivo de verificar se o valor recuperável é inferior ao valor líquido contábil.
D. Ao optar pela reavaliação, o critério para avaliação contábil do imobilizado da entidade deixa de ser o valor de custo e as reavaliações devem ser periódicas, com uma regularidade tal que o valor líquido contábil não apresente diferenças significativas em relação ao valor de mercado.
E. A reavaliação deve observar o princípio da continuidade, ou seja, levar em conta o pressuposto da entidade em marcha e considerar a efetiva possibilidade de recuperação dos ativos em avaliação mediante seu uso.
São adições temporárias:
A. As despesas ou custos não dedutíveis temporariamente e que poderão ser excluídos em evento futuro.
B. São adições que, independentemente de qualquer evento futuro, serão dedutíveis pela legislação do IR/CS; assim, não há exclusão futura.
C. Receitas ou incentivos fiscais que não são tributáveis no exercício de competência contábil e que serão tributados em exercícios posteriores.
D. São exclusões definitivas, assim definidas pela legislação do IR/CS; dessa forma, não haverá a necessidade de adição futura.
E. Os resultados, rendimentos, receitas e quaisquer outros valores incluídos na apuração do lucro líquido que, de acordo com o regulamento, não sejam computados no lucro real.
É exemplo de adição permanente:
A. Provisão para contingências trabalhistas.
B. Dividendos recebidos.
C. Gratificações pagas a diretores.
D. Amortização de deságio.
E. Despesa de insuficiência de depreciação.
4. De acordo com a Norma NBC T 19.6, uma das hipóteses de reavaliação é:
A. Reavaliação nas fusões, incorporações e cisões.
B. Anualmente, para as contas ou grupo de contas cujos valores de mercado variarem significativamente em relação aos valores anteriormente registrados.
C. A reavaliação deve ser baseada em valor de mercado.
D. Os bens do imobilizado reavaliados devem ser acompanhados com o objetivo de verificar se o valor recuperável é inferior ao valor líquido contábil.
E. O efeito no resultado do exercício, oriundo das depreciações, amortizações ou exaustões sobre a reavaliação e baixas posteriores.
5. Representam tributos sobre o lucro:
A. ICMS e Cofins.
B. Imposto de Renda e Contribuição Social.
C. Imposto de Renda e IPI.
D. Contribuição Social e PIS.
E. Pis e Cofins.

Continue navegando