Buscar

Relatorio do Estagio

Prévia do material em texto

SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
3
1
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
4
2
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
5
3
DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES
6
4 ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE.................................................7
5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.............................................................................8
6
PLANOS DE AULA
11
7
DIÁRIO DAS REGÊNCIAS
18
CONSIDERAÇÕES FINAIS
20
REFERÊNCIAS
21
INTRODUÇÃO
Segundo Oliveira e Cunha (2006), o Estágio Supervisionado torna-se uma ação que fundamental propiciando ao graduando alcançar experiência profissional, de grande importância para a incorporação no mercado de trabalho. Torna-se uma prática obrigatória realizada pelos alunos de cursos de Licenciatura, cumprindo uma carga horária estipulada pela instituição de Ensino.
Diante desse pressuposto e seguindo à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei no 9.394/1996, à Resolução CNE/CP No 1, de 15 de maio de 2006, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura, e à Lei Federal no 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes, a aluna Elizabeth Cristina da Rocha Costa do 6º período do Curso de Pedagogia da FACULDADE ANHANGUERA realizou seu Estágio Curricular Supervisionado na Educação de Ensino Fundamental na EMEF Prof. Anacleto Cruz localizada no município de Sertãozinho-SP, no período de 16/09/2019 a 10/10/2019
A ação do estágio em âmbito escolar teve como objetivo observar as turmas, ouvir relatos das professoras, conversar com a direção e alunos sobre toda a pratica vivenciada no dia a dia, aproximando o acadêmico da realidade de sua área de formação e auxiliando na compreensão de diversas teorias que conduzem ao exercício da profissão. 
A educação é encarregada pela transição e progresso social, através desse fato o graduando e futuro professor precisa ter a convicção de estar aderindo algo que impõe uma dedicação de corpo e alma. O professor necessita ter sede de ensinar e esta realidade se efetivará através do comprometimento do aluno com sua prática.
1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
 A instituição “EMEF Prof. Anacleto Cruz”, é mantida pela Prefeitura Municipal de Sertãozinho, situada na rua Aprígio de Araújo nº 769, centro, cep.14160-030, fone (16) 3942 – 2221, Sertãozinho - SP, área jurisdicionada à Diretoria de Ensino da Região de Sertãozinho.
Mantida pelo Poder Público Municipal e administrada pela Secretaria de Educação e Cultura, ministra o Clico I do Ensino Fundamental.
 A Escola foi criada em 05/06/1902, como Grupo escolar de Sertãozinho, passou para E.E.P.G ¨ Prof. Anacleto Cruz¨ - pela Res. SE 13/07 de 22/01/1976, Escola transformada em 2° Grau com curso de Habilitação Específica de 2° para o Magistério – Ato ou Res. SE 169 de 17/07/1990 – Autorização Res, de 22/05/1990 – D.O.E de 23/05/1990, e de acordo com a lei 9324 de 22/12/1996 passa a denominar-se EE ¨Prof. Anacleto Cruz¨.
 Municipalizada pela Resolução de 27/03/2000, publicada D.O.E. de 28/03/2000 – Processo nº 995/98.
 Ato Legal de Criação: Decreto n° 27.098 de 23, publicado em 24/06/87.
 Ato Legal de Denominação: Lei n° 5950 de 02/12/1987.
 Ato Legal de Instalação: SE/52 de 10/03/88.
A instituição atua com uma clientela a qual a grande maioria dos alunos coabitam em bairros periféricos, pessoas simples nativas de classe médio-baixas e classe baixa. Grande parte dos pais dos alunos, possuem apenas o ensino fundamental incompleto (até a antiga 5ª série). A EMEF segue o calendário escolar disponibilizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Sertãozinho, enviado pelo Departamento Pedagógico às escolas. Este calendário é trabalhado na EMEF de acordo com as necessidades dos alunos.
2 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
A E.M.E.F conta com uma infraestrutura ampla e adequada para atender todos os integrantes: O prédio pertence ao Estado de São Paulo, sendo vinte e duas salas de aulas, uma cozinha com dispensa, banheiro masculino e feminino para alunos, um banheiro para professores, uma lavanderia, uma sala de diretoria, sala da coordenação, sala de informática e biblioteca
Atualmente funciona com quadro de trinta funcionários formado por: 1 diretora; 1 coordenadora, 1 bibliotecária, 22 professores de nível superior completo (sendo que parte deles possui mais que uma graduação), 2 agentes de desenvolvimento escolar, 1 merendeira, 1 auxiliar de cozinha, 2 serventes, 1 secretárias e 1 estagiária. Recursos disponíveis na escola: impressora, equipamentos de TV, aparelhos de DVD, copiadoras, aparelhos de som, 2 projetores multimídia – Datashow e computadores na escola para uso administrativo e para os alunos.
A instituição atende cerca de 550 alunos sendo doze turmas no período da manhã e doze no período da tarde: Manhã (07h00 às 11h55); Tarde (12h30 às 17h25). As atividades são relacionadas seguindo os objetivos da Educação de Ensino Fundamental que preveem: a formação básica do cidadão, e de certas capacidades como o desenvolvimento da autoimagem, independência e autoconfiança e percepção de suas limitações.
EMEF PROF ANACLETO CRUZ, visa a atingir os objetivos propostos na Lei Federal nº 9394, de 20 de dezembro de 1996 e no Estatuto da Criança e do Adolescente e a Educação de Jovens e Adultos.
§ Único - Além daqueles previstos nas citadas leis, são também objetivos desta escola:
I - elevar, sistematicamente, a qualidade de ensino oferecido aos educandos;
II - formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres;
III - promover a integração escola - comunidade;
IV - proporcionar um ambiente favorável ao estudo e ao ensino;
V - estimular em seus alunos a participação bem como a atuação solidária junto à comunidade.
VI - preparar para o exercício da cidadania e sua preparação para o trabalho
3 DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES
A fase de observação E.M.E.F Prof. Anacleto Cruz sucedeu em Anos diferentes do Ensino Fundamental, seguindo a tabela padrão da Secretaria de Educação, este período aconteceu na seguinte data: 16/09/2019 a 10/10/2019.
1ª semana Primeiro, Segundo e Terceiro Ano – A rotina inicial é a mesma todos os dias, os alunos são deixados pelos pais ou responsáveis. Depois iniciam na pratica as tarefas operatórias, realizadas sempre de forma lúdica, facilitando a aprendizagem da criança. A primeira semana de estágio foi bem produtiva, quase todos os alunos compareceram, tendo uma ou outra falta foram trabalhadas canções infantis que desenvolvem a lateralidade. Por meio da música a criança incorpora experiências, vivências e interação com mundo pois eles são bem agitados e ansiosos histórias referentes ao tema como'' A princesa e o sapo, em a higiene corporal’’, e também Joca, o jacaré com dor de dente, histórias que auxiliam e desenvolvem o habito de cuidados corporais e saúde, leituras, ortografia e números, adição e subtração.
2ª semana Quarto e Quinto Ano - Nesta etapa as crianças já são maiores. As aulas iniciaram seguindo a rotina escolar, realizada todos os dias no início da aula uma leitura, atividades de releitura e interpretação de texto expressam e promovem momentos de discussões, experiências, desafios, reflexões, registros e relatos, além de favorecer e propiciar situação de troca de experiências, intensificando o respeito e a valorização no que diz respeito a opinião do outro, vai intensificando a ortografia e aprofundando o conhecimento da matemática.
A escola utiliza o método tradicional, a avaliação acontece em todos os momentos, levando o aluno a pensar, refletir, analisar, sintetizar, criticar, tirar conclusões, argumentar, avaliar, justificar, entre outras habilidades. A sala de aula é espaçosa e atraente, atividades extracurriculares e alimentação balanceada fazem parte do progresso educacional.
4 ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE
Professora Renata Luzia Bizzio Bueno, formada em Magistério, Pedagogia, Letras com Licenciatura em Português e Inglês, professora do 3° Ano do Ensino Fundamental da qual turma essaque escolhi para fazer minha Regência.
Foi relatado por ela que os documentos que orientam seu Planejamento Pedagógico para atuar com os alunos são: LDB, PCNs, BNCC e Projeto Político Pedagógico, seus planos de aula são organizados da seguinte maneira: escolher o tema a ser abordado, definir quais objetivos a serem alcançados, estabelecer os conteúdos, escolher os recursos e as metodologias a serem aplicados, definir tempo de duração e avaliação. Seus encontros de formação continuados tratando sobre os temas que abordam seu trabalho, acontece através dos HTPC e HTPI.
Seu processo de avaliação acontece de forma continua, o aluno deve ser avaliado todos os dias, desta forma diagnosticamos a real situação de aprendizagem do aluno.
Seus alunos apresentam uma boa interação, perguntam, expõe opiniões e questionam dúvidas. A professora relata que os pais hoje em dia não têm tempo de acompanhar seis filhos no dia a dia escolar, infelizmente a maioria deposita toda responsabilidade sobre o professor e a escola, poucos são pais que estabelecem este contato visando realmente uma parceria para o sucesso dos filhos. Desta forma muitos não comparecem nas reuniões bimestrais e quando solicitados esporadicamente fogem dos problemas, não aceitando o que lhes são passados.
O maior desafio é a dedicação além do ambiente escolar. O professor não pode ser só professor, ele tem que ser psicólogo, medico, mãe, amigo, criativo. A reestruturação curricular possibilitou uma forma de aprendizagem mais ampla dando ao aluno oportunidade de aprimorar-se do conhecimento em diferentes momentos do seu processo educativo.
As temáticas sugeridas são: Leitura, ortografia, adição, subtração, texto cientifico. Ler e Escrever, Jornais, Internet são os subsídios indicados pelo professor regente.
5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O presente plano de regência foi desenvolvido de acordo com os Parâmetros Curriculares, BNCC, Nova Escola, Portal do Professor, Só Escola, Ler e Escrever Referencial Curricular, bem como sob a supervisão da docente da turma.
Neste sentido, o fundamento da escola visa preencher a lacuna entre o “pensar e o agir”, formando cidadãos que saibam ouvir, dialogar ativamente e, acima de tudo, que tomem decisões e realizem julgamentos, os quais estejam preparados para colocarem em prática. (Meu artigo Brasil Escola).
Pensando nisso foram escolhidos temas relacionados aos projetos já desenvolvidos durante este bimestre: adição, subtração, problemas matemáticos, como forma de ajudar na fixação dos conhecimentos já adquiridos até o momento.
"É importante destacar que a Matemática deverá ser vista pelo aluno como um conhecimento que pode favorecer o desenvolvimento do seu raciocínio, de sua sensibilidade expressiva, de sua sensibilidade estética e de sua imaginação" (PCN's,1997)
As necessidades cotidianas fazem com que os alunos desenvolvam uma inteligência essencialmente prática, que permite reconhecer problemas, buscar e selecionar informações, tomar decisões e, portanto, desenvolver uma ampla capacidade para lidar com a atividade matemática. Quando essa capacidade é potencializada pela escola, a aprendizagem apresenta melhor resultado (PCN's,1997)
Na aprendizagem de Matemática a resolução de problemas como método de ensino é fundamental, pois coloca o aluno diante de questionamentos possibilitando o exercício do raciocínio, pensar por si próprio e não apenas reproduzir conhecimentos repassados, transformando a empatia que várias pessoas têm à disciplina em algo prazeroso, proveitoso e produtivo (Brasil Escola).
A Resolução de Problemas é considerada pelos PCNS, uma caminho relevante para o ensino de Matemática.
É importante preparar um ambiente para a “Hora do Conto”, criando um clima de magia durante a história. Não se esquecendo que as crianças precisam dessa aproximação com o adulto, pois nesse momento o contato humano transmite afetividade.
 Trabalhamos Roda de Leitura (Os Três Cabritinhos), É importante preparar um ambiente para a “Hora do Conto”, criando um clima de magia durante a história. Não se esquecendo que as crianças precisam dessa aproximação com o adulto, pois nesse momento o contato humano transmite afetividade, leitura essa que conta com moral da História aproveitando o imaginário e despertando a curiosidade que há dentro deles, após a Roda houve um grande diálogo a fim de observar se foi atingido o objetivo, também foi usando a Releitura da História como forma de exercitar a memória evitando que ficassem dispersos.
Uma história incorporada ao sonho de uma criança é esperança e força nos momentos difíceis da vida e, certamente, enriquecimento da velhice, quando as lembranças da meninice se tornam muito presentes. Avó com histórias é fascínio dos netinhos e comunicação mais rica com as gerações mais jovens. A fantasia e a magia de uma história não só encanta e desperta a imaginação criadora, como é responsável pelos inventores e criadores. Para a autora Held: Estamos voltando às histórias mágicas, fantasiosas e fantásticas para as crianças, pois só através desse estímulo se desenvolvem a capacidade de pensar, criar e recriar a vida. (Held; 1970)
Com a concepção de formar o cidadão para o seu pleno desenvolvimento e prepara-lo para par o exercício da cidadania.
Também preparamos projetos de incentivo ao cuidado com o meio ambiente como Fotossíntese e Cuidado com a Preservação da Agua, estes temas se faz necessário em todas as etapas de nossa vida, pois sempre precisamos de estímulos para mantermos uma postura correta frente preservação com o meio Ambiente, aproveitamos o texto para exercitar a ortografia, temos que estar sempre ligados para aproveitar estes momentos em que conseguimos trabalhar mais que um conteúdo ao mesmo tempo.
Trabalhamos as habilidades individuais de cada um, se colocando no lugar do outro sempre com respeito, cada um tem seu tempo na aprendizagem, com isso houveram momentos de dificuldades, mas aos poucos foram sendo sanados.
Trabalhar as habilidades individuais respeitando a diversidade, relacionando conteúdo ao cotidiano, ampliando horizontes na pluralidade cultural e linguística, a fim de formar um cidadão que valorize a vida e seja atuante na sociedade. 
A Instituição escolar é concebida como um espaço social, um espaço de ações alternativas que contribui para que haja transformações sociais positivas aos cidadãos.
Para completar tivemos no final de cada plano um avaliar, não só dos conteúdos ensinados, mas também de que maneira podemos alternar nossas atividades a fim de um maior aproveitamento entre os alunos, que outras formas poderíamos estar contribuindo, com o ensino diante as dificuldades de cada um.
Segundo Luckesi (2011) ¨ o ato de avaliar a aprendizagem na escola é um meio de tornar os atos de aprender e ensinar produtivos e satisfatórios¨. Assim não podemos desvincular a avaliação do aluno do processo de ensino do professor. Isso não quer dizer que o aluno não aprendeu, o professor não ensinou adequadamente. O processo ensino aprendizagem é muito mais complexo que isso. A avaliação como instrumento a serviço da aprendizagem do aluno deve contribuir para a análise e para a decisão de quais ações pedagógicas devem ser tomadas durante o processo de ensino.
4 PLANOS DE AULA
I) Dados de identificação 
Nome da Instituição: E.M.E.F Prof. Anacleto Cruz
Estagiário (a): Elizabeth Cristina da Rocha Costa 
Professor Regente (Supervisor de Campo): Renata Luíza Bizzio Bueno
Nível: Terceiro Ano
Período: manhã
Número de alunos: 25
Data: 01/10/2019 
Tema da aula: A arte de somar
II) Objetivos
· Desenvolver noções de adição
· Compreender o conceito de adição
· Reconhecer terminologias adequadas que retratam a adição (mais, ao todo, juntos, dentre outras)
· Realizar jogos envolvendo adição 
III) Síntese dos procedimentos
· Conversar com os alunos a respeito das terminologias, investigando o conhecimento já adquirido. 
· Incentivá-los a resolver sem auxílio do professor. Ao perceber que não conseguem, auxiliá-los, um a um.
IV) Recursos1. Lousa, giz, caderno, lápis e borracha
V) Avaliação e/ou fixação
· Diagnóstica e contínua. 
VI) Referências:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=53060
I) Dados de identificação 
Nome da Instituição: E.M.E.F Prof. Anacleto Cruz
Estagiário (a): Elizabeth Cristina da Rocha Costa 
Professor Regente (Supervisor de Campo): Renata Luíza Bizzio Bueno
Nível: Terceiro Ano
Período: manhã
Número de alunos: 25
Data: 02/10/2019 
Tema da aula: Adição e subtração 
II) Objetivos
Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental. 
III) Síntese dos procedimentos
1. Ler o objetivo da atividade para a turma. 
2. Fazer cálculos mentais com quantidades menores até 10 
3. Resolver operações de adição e subtração com o significado de juntar, acrescentar, retirar e separar quantidades por meio de cálculo mental.
IV) Recursos
· Cartazes
· Atividade xerocada
· Lápis 
· Borracha
V) Avaliação e/ou fixação
· Diagnóstica e contínua. 
VI) Referências: 
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/995/calculando-mentalmente-a-adicao-e-a-subtracao
I) Dados de identificação 
Nome da Instituição: E.M.E.F Prof. Anacleto Cruz
Estagiário (a): Elizabeth Cristina da Rocha Costa 
Professor Regente (Supervisor de Campo): Renata Luíza Bizzio Bueno
Nível: Terceiro Ano
Período: manhã
Número de alunos: 25
Data: 03/10/2019 
Tema da aula: Roda de Leitura
II) Objetivos
1. Divertir, estimulando a imaginação dos alunos. 
2. Educar, instruir, desenvolver a inteligência.
3. Levar o conteúdo até o cotidiano do aluno, com situações problemas.
4. Promover cultura e informação educacional através do estímulo à leitura.
III) Síntese dos procedimentos
1° Antes de iniciar as leituras, apresente a sequência de trabalho. Explicite os motivos que a justificam, a escolha do livro O Mistério do Coelho Pensante.
2° Faremos a primeira leitura em voz alta do texto todo ou em partes, conforme o planejado, sem interrupções. Em seguida, propor uma primeira conversa para garantir a compreensão inicial da obra, procurando não seguir os chamados modelos dos “questionários de interpretação de textos” (isto é, perguntas diretas que requerem respostas únicas). 
3° Após a conversa inicial ajude as crianças a analisar a linguagem empregada pela autora. A opção em narrar em primeira pessoa, o tom que aproxima o texto de uma conversa com o leitor, a presença do humor e da ironia.
4° Releitura da obra
IV) Recursos
· Livro
· Caderno
· Lápis
· Borracha 
V) Avaliação e/ou fixação
· Observar durante a conversa a respeito da história a participação e interação dos alunos.
· Estabelecem relações entre as leituras propostas nesse trabalho e outros textos conhecidos e experiências vividas.
· Prestam atenção ao ouvir a leitura realizada em voz alta e acompanham usando o livro que cada uma tem em mãos.
VI) Referências:
https://atividadesparaprofessores.com.br/clarice-lispector-para-criancas/
I) Dados de identificação 
Nome da Instituição: E.M.E.F Prof. Anacleto Cruz
Estagiário (a): Elizabeth Cristina da Rocha Costa 
Professor Regente (Supervisor de Campo): Renata Luíza Bizio Bueno
Nível: Terceiro Ano
Período: manhã
Número de alunos: 25
Data: 04/10/2019 
Tema da aula: Sequência Didática de Matemática
II) Objetivos
* Desenvolver o raciocínio matemático.
* Resolver desafios matemáticos.
* Ler e interpretar problemas.
* Armar e efetuar adições, subtrações, multiplicações e divisões. 
III) Síntese dos procedimentos
1º Momento: realizar breve momento de conversa com os alunos, referente as quatro operações básicas matemáticas.
2º Momento: Entregar as atividades impressas aos alunos.
3º Momento: Leia as atividades junto aos alunos, ou peça que um a um vá lendo, realize breve conversa sobre cada situação do desafio matemático, incentive-os a resolver sem auxílio do professor. Ao perceber que não conseguem, auxiliá-los, um a um. 
IV) Recursos
 Atividades impressas, Lápis e borracha.
V) Avaliação e/ou fixação
a) Diagnóstica e contínua. 
VI) Referências: 
https://www.soescola.com/2016/10/plano-de-aula-3-ano-sequencia-didatica.html
I) Dados de identificação 
Nome da Instituição: E.M.E.F Prof. Anacleto Cruz
Estagiário (a): Elizabeth Cristina da Rocha Costa 
Professor Regente (Supervisor de Campo): Renata Luíza Bizzio Bueno
Nível: Terceiro Ano
Período: manhã
Número de alunos: 25
Data: 07/10
Tema da aula: Fotossíntese e preservação das árvores. Produção de texto e gramática.
II) Objetivos
1. Compreender a importância da preservação da natureza para produção de oxigênio.
2. Reconhecer a importância das árvores na fotossíntese.
3. Desenvolver um texto verbal onde antes só havia imagem na história em quadrinhos.
4. Identificar no texto criado substantivos comuns, próprios e adjetivos. 
III) Síntese dos procedimentos
1º: Explicação da fotossíntese a partir de um curto vídeo e discussão do tema ressaltando a importância das árvores na produção do ar puro e o desmatamento com suas consequências desastrosas. 2º: Produção de texto a partir de HQ sobre desmatamento, exercitando a interpretação e pensamento crítico sobre o tema, na criação de falas nos quadrinhos contendo apenas imagens. (História em quadrinhos apresentada e discutida em data show sem falas, posteriormente, entregue aos alunos em folhas já contendo espaços para escrita). 3º: Identificação de substantivos comuns, próprios e adjetivos que tenham sido utilizados nos textos produzidos, com explicação da importância de cada um para a boa compreensão da mensagem que o texto pretende passar.
IV) Recursos
· Vídeos sobre fotossíntese.
· Data Show
· Texto impresso.
· Caderno
· Cola
· Lápis 
· Borracha
V) Avaliação e/ou fixação
· Observar durante a discussão sobre a fotossíntese a participação e interação dos alunos.
 
VI) Referências:
 https://pedagogiaaopedaletra.com/plano-de-aula-ciencias-portugues-3o-ano/
I) Dados de identificação 
Nome da Instituição: E.M.E.F Prof. Anacleto Cruz
Estagiário (a): Elizabeth Cristina da Rocha Costa 
Professor Regente (Supervisor de Campo): Renata Luíza Bizzio Bueno
Nível: Terceiro Ano
Período: manhã
Número de alunos: 25
Data: 08/10
Tema da aula: O nível da água, maneiras de como utilizar com consciência
II) Objetivos
Entender a importância da preservação da água;
Conhecer meios para evitar o desperdício adotando novos hábito.
III) Síntese dos procedimentos
· Explique as crianças a importância da água para nossa sobrevivência e como cuidar dela;
· Leve alguns recortes de jornais com práticas saudáveis e desperdícios de água, prepare um cartaz com duas folhas de cartolina (uma azul e uma marrom) e nelas escreva "PRESERVAÇÃO" e "DESPERDÍCIO". Sortear os nomes dos alunos e os instrui-los a selecionarem uma imagem e colocar onde ele acha correto.
IV) Recursos
· Recortes, imagens e cartolina.
V) Avaliação e/ou fixação
1. Diagnóstica e contínua. 
VI) Referências: 
http://armariodoprofessor.blogspot.com/2018/03/plano-de-aula-dia-da-agua.html
5 DIÁRIO DAS REGÊNCIAS
O período de regência na instituição EMEF Prof. Anacleto Cruz foi realizado na turma do terceiro ano do Ensino Fundamental, composta por 25 alunos, acompanhados pela professora regente: Renata Luiza Bizzio Bueno. Na data de 01/10/2019 a 08/10/2019.
Regência 1 (A arte de somar) A rotina da sala se inicia com a acolhida e roda da conversa e leitura de uma História. Na busca de aprimorar o conhecimento dos alunos e ao mesmo tempo trazer mais conhecimento para sala de aula, o bate papo para saber a bagagem de cada um, foi muito importante e produtivo, os exercícios propostos foi de primordial, para fixação do conteúdo a ser ensinado, houve momento de dificuldade, por partes de algunsdos alunos, porém as dúvidas foram sendo sanadas no decorrer da aula.
Regência 2 (Adição e Subtração). Nesta aula, acrescentamos a subtração estimulando o juntar e tirar, mostrando que muitas vezes se pode fazer esses exercícios de forma mental, com isso a curiosidade foi ficando aguçada, foram feitos vários exercícios para a fixação do conteúdo apresentado, duvidas foram surgindo e esclarecidas no decorrer da aula.
Regência 3 (Roda de Leitura). Uma aula divertida usando a imaginação com isso estimulando o raciocínio o pensamento a criatividade e concentração, quando a aprendizagem é feita de uma forma divertida o conteúdo se torna mais interessante com uma facilidade maior de fixação.
Regência 4 (Sequencia Didática Matemática). Nesta aula foi ensinado adição e subtração através de Problemas, desta maneira a interpretação também é usada, com isso fazemos os alunos ler e entender o que o exercício está pedindo, uma forma divertida de aprender através dos enunciados.
Regência 5 (Fotossíntese e Preservação das Arvores/Produção de Texto e Gramática) O Objetivo desta aula foi ensinar a importância das arvores e plantas aquáticas para o nosso clima, mostrando a responsabilidade de cada um de nós. Aproveitando o texto usado para ensinar gramatica, como os substantivos existentes no texto.
Regência 6 (O nível da água, maneiras de como utilizar com consciência) A escola, busca incitar na criança/aluno responsabilidade e sensibilidade com o meio ambiente, a proposta da conscientização do uso da água, foi de extrema importância para desenvolver indivíduos não passivos diante dos problemas sociais. 
Em todas as atividades utilizou-se de várias estratégias de ensino como brincadeiras, leituras, exercícios, bate papos e outras várias competências educacionais atingindo os objetivos desejados. Diante desse contexto educacional e social observou-se que a maior parte dos alunos da instituição apresentaram resultado satisfatório no que diz respeita às práticas das atividades realizadas.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O Estágio Curricular Obrigatório em Ensino Fundamental proporciona ao graduado um conhecimento que se expande, buscando o verdadeiro significado da constituição de um profissional da área da educação, integrado a formação acadêmica confere subsídios para uma ação efetivamente democrática e transformadora. Um bom profissional da educação deve ser um sujeito crítico, reflexivo, um intelectual transformador.
Na pratica de observar o docente em sala de aula, busca-se novos métodos para sua formação, percebendo que é preciso estar preparado para qualquer tipo de situação, procurando aperfeiçoando cada vez mais em sua profissão.
Ao contrário do que muitos pensam que os problemas da educação só serão resolvidos se houver muito mais dinheiro para investir no setor, com o estágio percebe-se que para uma melhoria da Educação Brasileira os “educadores” precisam ser incentivados, valorizados e principalmente não exercerem a profissão apenas por salários (que não são dos melhores) ou por ser uma graduação de fácil acesso. Precisa -se de amor, respeito, inovação, está sempre atento as novas qualificações. Na prática do estágio é o momento de refletir se realmente é a profissão idealizada. 
REFERÊNCIAS
BRASIL: Lei 9394/96 – LDB – Lei das Diretrizes e Bases da Educação, de 20 de
dezembro de 1.996.
Planos de Aula prontos 
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=53060
Planos de Aula 
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/995/calculando-mentalmente-a-adicao-e-a-subtracao
EMEF – Prof. Anacleto cruz Disponível em: http://portais.escoladigitalsert.com.br/AreaPortalInstitucional/PaginaSimples/PaginaSimples.aspx?pgn=700&portal=38. Consulta em:28/05/2019
Estágio Supervisionado em Pedagogia. / SILVA, Nilson Robson Guedes.
Campinas, SP. Editora: Alínea, 2014 edição Especial.
FREIRE, Paulo, Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa.
36 ed, São Paulo: Paz e Terra, 1996.
Lista: 146 Planos de Aula prontos — SÓ ESCOLA. Disponível em: https://www.soescola.com/2017/01/lista-146-planos-de-aula-prontos.html. Acesso em: 24 de jan. de 201
Plano de Aula
https://pedagogiaaopedaletra.com/plano-de-aula-ciencias-portugues-3o-ano/
Plano de Aula - Dia da Água ~ Armário do Professor. Disponível em: http://armariodoprofessor.blogspot.com/2018/03/plano-de-aula-dia-da-agua.html. Acesso em: 18 de mar de 2018
https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/matematica/ensino-matematica-resolucao-problemas-como-metodo-ensino.htm 
RELATÓRIO DO
ESTÁGIO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Relatório apresentado à Uniderp, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina Estágio Curricular em Pedagogia II: Ensino Fundamental, do Curso de Pedagogia.
Docente supervisor: Prof. Jacqueline Rodrigues Carvalho Grade 
Sertãozinho
2019
Elizabeth Cristina da Rocha Costa 
Elizabeth Cristina da Rocha Costa 
RELATÓRIO DO
ESTÁGIO CURRICULAR EM PEDAGOGIA II: ENSINO FUNDAMENTAL
Sertãozinho
2019
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA

Continue navegando