A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
GABARITO - INTRODUÇÃO A ENGENHARIA

Pré-visualização | Página 1 de 3

INTRODUÇÃO A ENGENHARIA 
QUESTÃO 1
(1,00 ponto):
A pesquisa documental é utilizada em praticamente todas as ciências sociais e constitui um dos delineamentos mais importantes no campo da História e da Economia. Como delineamento, apresenta muitos pontos de semelhança com a pesquisa bibliográfica, posto que nas duas modalidades utilizam-se dados já existentes. A principal diferença está na natureza das fontes. A pesquisa bibliográfica fundamenta-se em material elaborado por autores com o propósito específico de ser lido por públicos específicos. Já a pesquisa documental vale-se de toda sorte de documentos, elaborados com finalidades diversas, tais como assentamento, autorização, comunicação etc. Mas há fontes que ora são consideradas bibliográficas, ora documentais. Por exemplo, relatos de pesquisas, relatórios e boletins e jornais de empresas, atos jurídicos, compilações estatísticas etc.
 
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5ª edição. São Paulo: Atlas, 2010.
 
Após a leitura do texto de Gil sobre pesquisa documental, assinale a opção correta.
Alternativas
A) Para fins de uso dentro da metodologia de pesquisa documental, as fontes devem ser documentos formais e oficiais.
B) Diante da facilidade de manipulação de dados eletrônicos, eles são uma categoria de fonte pouco utilizada na pesquisa documental.
C) Cada objeto que comprove algum fato ou acontecimento pode ser utilizado enquanto fonte na pesquisa documental.
D) As fontes de pesquisa documental são consideradas também como fontes na pesquisa bibliográfica, pois são utilizadas em ambas as metodologias.
E)A pesquisa documental deve se valer de documentos e arquivos elaborados e já categorizados para serem utilizados como fonte de pesquisa.
QUESTÃO 2
(1,00 ponto):
A programação linear é a mais empregada para a resolução de problemas de pesquisa operacional e, por esse motivo, também faz parte da maioria das ementas dos cursos de Administração, Engenharia, Economia e Contabilidade. Essa predileção pela programação linear pode ser explicada por no mínimo dois fatores, em um nível teórico e em um nível prático. Em nível teórico, ou seja, com base nos pressupostos científicos, a programação linear é a técnica cuja estrutura algébrica é a que mais se aproxima da forma geral matemática que os modelos de otimização preconizam. Poucas adaptações são necessárias para sua aplicação.
 
LONGARAY, A. A. Introdução à pesquisa operacional. 5 ed. São Paulo: Ed. Saraiva. 2015 (adaptado).
Considere que a composição de uma determinada liga metálica é função de diversos insumos, como carbono, manganês, silício, entre outros. A fim de determinar as quantidades de cada insumo para serem fundidos de acordo com as normas técnicas da metalurgia, e objetivando o menor custo total possível, é utilizada a técnica de pesquisa operacional por programação linear. Para se utilizar este método, é necessário que o problema obedeça a algumas hipóteses.
 
A respeito dessas hipóteses, julgue os itens a seguir.
 
I. Se se reduz a quantidade da liga metálica que é produzida, as quantidades de insumos também podem ser reduzidas a valores não inteiros, de acordo com a hipótese da divisibilidade.
II. Como não há reação química entre os insumos da liga, pode-se considerar a hipótese da aditividade através do exemplo em que a fundição de duas ligas corresponde à soma de seus componentes.
III. Se a hipótese da proporcionalidade não for totalmente atendida no processo de fundição da liga, a programação linear não pode ser utilizada, mesmo com a reformulação do problema.
 
É correto o que se afirma em: 
Alternativas
A) I e II, apenas.
B) I, II e III.
C) I, apenas.
D) II e III, apenas.
E) III, apenas.
QUESTÃO 3
(1,00 ponto):
Produções acadêmicas ou científicas, em suma, só fazem afirmações mediante experimentos provados ou produções pré-existentes. Quando se utiliza de produções validadas pré-existentes (como livros, capítulos, artigos, teses, entre outros) é necessário citar corretamente os autores e as informações da obra em questão. Esse processo é conhecido como citação.
Considerando essas informações, julgue os itens a seguir acerca dos tipos de citações.
I. Citações diretas são citações em que se utiliza na íntegra um trecho da obra utilizada como referência.
II. Citações indiretas são uma citação de citação, ou seja, se dão quando não há acesso à obra original, citada na obra consultada. 
III. Citações críticas são aquelas em que o autor utiliza suas próprias palavras para descrever determinadas informações, baseadas em informações da obra consultada.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
A) II, apenas.
B) I, II e III.
C) I, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I e II, apenas.
QUESTÃO 4 
(1,00 ponto):
Idalberto Chiavenato (2004) deixa claro que, no mundo globalizado e em uma época de complexidades, mudanças e incertezas, a Administração tornou-se uma das mais importantes áreas da atividade humana. Neste contexto de um volume alto de informações e transformações rápidas no mercado, é necessário que o administrator exerça de forma rápida suas funções e que suas habilidades sejam percebidas para que a equipe tenha confiança em sua liderança.
A partir do que foi descrito, avalie as afirmações a seguir:
I. Habilidade técnica: consiste na capacidade e facilidade para trabalhar pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas.
II. Habilidade humana: consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas específicas, por meio da experiência e educação.
III. Habilidade conceitual: consiste na capacidade de compreender a complexidade da organização como um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes.
É CORRETO o que se afirma em	
Alternativas
A) I e III, apenas
B) I, apenas
C) II, apenas
D) II e III, apenas
E) III, apenas
QUESTÃO 5
(1,00 ponto):
Projeto, conforme PMI (2017), é definido como um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único. Considerando esse conceito, analise as manchetes a seguir:
I- China aprova investimento de US$ 2,7 bilhões para construção e melhoria de aeroportos.
II- Aço Brasil: produção de aço bruto cresce 13,2% em maio ante maio de 2016
III- O cantor americano-senegalês Akon lançou o Solar Academy, que pretende fornecer energia extraída do Sol para 600 milhões de pessoas na África.
IV- A Dockshore obteve prioridade do Fundo da Marinha Mercante no valor total de R$ 118,8 milhões para construção de um dique flutuante.
V- Nos 6 primeiros meses do ano, foram feitos no Brasil 1,26 milhão de carros, comerciais leves (picapes e furgões), caminhões e ônibus, contra 1,02 milhão no mesmo período de 2016.
Estão relacionadas a projetos somente as manchetes:
Alternativas
A) I, III e IV
B) III e IV
C) II e V
D) I, III e V
E) I, II e III
QUESTÃO 6 
(1,00 ponto):
José é um assíduo comunicador nas redes sociais. Ele trata de temas como o direito das minorias e aborda sua opinião sobre as decisões políticas. Para se inteirar melhor sobre os assuntos tratados, ele pesquisou tópicos sobre ética, cidadania e democracia. Os tópicos escolhidos, segundo ele, eram corriqueiros na abordagem de assuntos complexos e base para que ele trouxesse informações coerentes. Em suas pesquisas, José descobriu que, por ética, procura-se compreender o dito ou errado em um período, levando em conta os costumes e tendo como objeto a moral; já por cidadania, entende-se o processo histórico de conquistas de direitos; por fim, democracia é o governo exercido pelo povo, sendo ele o titular do poder, e não um mero espectador.
 
PERUZZO, C. M. K. Ética, liberdade de imprensa, democracia e cidadania. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. XXV, n. 2, p. 71-88, jul./dez. 2002 (adaptado).
 
Diante disso, considerando as conclusões às quais José chegou a partir de seu estudo, sobre ética, cidadania e democracia, julgue os itens a seguir.
 
I. José constatou que o discernimento