Buscar

agua e sais minerais resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Água e Sais Minerais
A Bioquímica é a parte da Biologia responsável pelo estudo das estruturas, da organização e das transformações moleculares que ocorrem na célula. Essas transformações configuram o que chamamos de metabolismo, que nada mais é do que as reações extremamente coordenadas que são fundamentais para garantir a sobrevivência, o crescimento e reprodução dos organismos vivos.
O metabolismo geralmente é classificado em anabolismo ou catabolismo.
· Anabolismo:  As reações químicas estão voltadas para a síntese de estruturas moleculares complexas a partir de moléculas simples.
· Catabolismo: As moléculas complexas são degradadas em estruturas mais simples. Vale frisar que os dois processos ocorrem em todas as células vivas.
No nível bioquímico, apesar da grande diversidade de formas de vida, muitas estruturas e processos são compartilhados por seres vivos bastante diferentes, o que facilita o entendimento da vida como um todo. Todas as espécies, por exemplo, são formadas por elementos básicos, como o carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O), nitrogênio (N), fósforo (P), enxofre (S) e moléculas complexas, que realizam processos químicos para que a energia necessária à sobrevivência seja produzida.
De uma maneira geral, podemos afirmar que todos os organismos realizam quatro processos bioquímicos básicos para que ocorra a manutenção da vida:
→ Síntese de biomoléculas, tais como carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos;
→ Transporte de substâncias por meio das membranas;
→ Produção de energia;
→ Eliminação de metabólitos e substâncias tóxicas.
Todos os seres vivos possuem moléculas e elementos que são essenciais para a sua composição e para o seu metabolismo. É uma grande variedade de substâncias orgânicas e inorgânicas que fazem parte dessa composição. Aqui conheceremos um pouco dessas substâncias.
→ Substâncias orgânicas
· Proteínas: presentes em todas as estruturas celulares. São formadas por aminoácidos e sua presença é indispensável para o metabolismo do organismo. As proteínas formam as enzimas;
· Vitaminas: podem ser hidrossolúveis (solúveis em água) ou lipossolúveis (solúveis em lipídios). São necessárias em pequenas quantidades pelo organismo, e sua falta pode causar doenças. As vitaminas são adquiridas por meio de uma alimentação variada.
· Carboidratos ou Glicídios ou Açúcares: são fundamentais, pois dão energia às células e ao organismo. São de três tipos: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Alguns têm função estrutural, como celulose e quitina; e de reserva, como o amido e glicogênio.
· Lipídios: insolúveis em água, atuam como reserva de energia, isolante térmico etc. São classificados em glicerídeos, ceras, esteroides, fosfolipídios e carotenoides. Compõem estruturas celulares.
→ Substâncias inorgânicas
· Sais minerais: formados por íons. Algumas de suas funções são: formar o esqueleto, participar da coagulação sanguínea, transmissão de impulsos nervosos etc. Sua falta pode afetar o metabolismo e levar à morte.
· Água: substância encontrada em maior quantidade nos seres vivos. Pode dissolver diversas substâncias, por isso, é classificada como solvente universal. No corpo humano, representa cerca de 70% do peso corporal. Participa de inúmeras reações químicas em nosso organismo. A água é fundamental para a vida!
Água
A água é um composto inorgânico, formado por duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio.  Devido ao fato da eletronegatividade do oxigênio ser maior que a do hidrogênio, a água apresenta carga elétrica negativa próxima ao átomo de oxigênio e positiva próxima aos de hidrogênio. Por este motivo, dizemos que a água é um dipolo (composto polar com duas cargas distintas) e possui grande capacidade de interagir entre si e com outras substâncias de cargas opostas, por meio de ligações de hidrogênio. Tais interações conferem grande capacidade de coesão entre as moléculas de água que, na superfície de um lago, formam uma rede denominada tensão superficial. Devido a essa propriedade, dizemos que a água tem a função de solvente universal (só dissolve compostos igualmente polares).
Devido à sua fluidez, a água participa ainda do transporte de substâncias pelo corpo. O plasma sanguíneo tem grande quantidade de água, sendo, portanto, capaz de carregar e excretar os nutrientes nele contidos. Ela é capaz promover regulação térmica. Dado o seu elevado calor específico (1cal/g°C), apresenta grande capacidade de ganhar calor sem alterar seu estado físico, resfriando o corpo quando a temperatura ambiental é alta. A água rouba calor do sangue e o elimina para o meio externo sob a forma de suor (quando a umidade atmosférica é alta) ou vapor d’água (quando em atmosfera seca). Desta forma, a temperatura corporal permanece constante nos animais endotérmicos. 
A densidade da água demonstra um padrão anormal em relação às demais substâncias. Sua forma líquida é mais densa que a fase de gelo, configurando assim o que chamamos densidade anômala. Ao formar ligações do hidrogênio na fase sólida, a água expande seu volume e, portanto, diminui sua densidade. Esta característica permite que haja vida subaquática nas regiões mais frias do globo. A superfície congela e a camada de gelo formada isola a água abaixo que permanece líquida.
O teor de água em um organismo pode variar segundo três fatores: a atividade funcional do tecido ou órgão, faixa etária do organismo e estudos envolvendo a espécies.
	Fatores
	Relação existente
	Proporcionalidade entre as relações
	Atividade Funcional do Tecido ou Órgão
	Maior atividade funcional ↔ maior teor de água (músculo 83%)
Menor atividade funcional ↔ menor teor de água (ossos 48%)
	Diretamente proporcionais
	Faixa Etária do organismo (idade)
	Geralmente:
Organismo juvenil ↔ maior teor de água
Organismo adulto ↔ menor teor de água
	Inversamente proporcionais
	Estudo da Espécie
	Homem → a água representa 65% do peso do corpo;
Medusas → 98% do peso é água;
Sementes e esporos vegetais → 15% de água (vida latente).
	Varia conforme a espécie e o estágio de vida
Reações químicas
As reações químicas que acontecem no nosso corpo, tais como aquelas em que digerimos os alimentos, baseiam-se em reações de hidrólise. As enzimas, partículas aceleradoras das reações químicas, só funcionam em meio aquoso. 
Por fim, a capilaridade é uma propriedade que permite a água penetrar em pequenos espaços, como aqueles entre as partículas do solo ou um vaso capilar que transporta seiva bruta da raiz até as partes mais altas de uma planta (xilema). Na parede do capilar encontram-se aderidas moléculas de água que estão coesas entre si. O movimento de uma delas implica no movimento de toda a coluna d’água.  
Sais Minerais
Os sais minerais são substâncias inorgânicas essenciais para o funcionamento adequado do nosso organismo. Eles estão presentes como eletrólitos nos líquidos corporais, como componentes de enzimas e hormônios e como componentes estruturais de alguns órgãos, tais como ossos e dentina nos dentes.
Os sais minerais são nutrientes que apresentam as mais variadas funções e podem ser observados em seres vivos e também na matéria não viva. Nos seres vivos, encontram-se dissolvidos em água ou imobilizados. Os dissolvidos em água estão sob a forma de íons, enquanto os imobilizados são encontrados nas estruturas esqueléticas, sendo pouco solúveis.    
Os sais minerais são elementos que têm sua origem a partir do solo, sendo assim, os seres vivos não podem produzi-los. Para conseguirmos os sais necessários para nossa sobrevivência, uma alimentação adequada e balanceada é essencial. De acordo com a necessidade diária de cada sal mineral, podemos classificá-los em:
· Macrominerais: Aqueles cujas necessidades diárias superam os 100 mg. Nesse grupo encontram-se o cálcio, fósforo, sódio, potássio, cloro, magnésio e enxofre.
· Microminerais: Aqueles que a necessidade diária é inferior a 100 mg. Nesse grupo, podemos destacar o ferro, cobre, zinco, manganês, iodo, selênio e flúor.
Os sais minerais fazem parte dos elementos reguladores e plásticos donosso organismo, contribuindo para o bom funcionamento do organismo. Na tabela abaixo estão listados os principais sais minerais e sua importância e função.
	Sal mineral
	Função
	Sua falta provoca
	Fontes
	Cálcio (Ca)
	Atua na formação de tecidos, ossos e dentes; age na coagulação do sangue e contração muscular.
	Osteoporose, raquitismo, enfraquecimento dos dentes.
	Queijo, leite, nozes, uva, cereais integrais, nabo, couve, chicória, feijão, lentilha, amendoim, castanha de caju.
	Fósforo (P)
	Atua na formação de ossos e dentes, ATP e da molécula dos ácidos nucleicos.
	Maior probabilidade de ocorrência de fraturas; raquitismo.
	Carnes, miúdos, aves, peixes, ovo, leguminosas, queijo, cereais integrais.
	Ferro (Fe)
	Indispensável na formação da hemoglobina, que atua como veiculadora de gases para todo o organismo.
	Anemia ferropriva.
	Fígado, rim, coração, gema de ovo, leguminosas, verduras, nozes, frutas secas, azeitona.
	Iodo (I)
	É formador dos hormônios da tireoide, T3 e T4.
	Bócio endêmico e desordens metabólicas associadas.
	Agrião, alcachofra, alface, alho, cebola, cenoura, ervilha, aspargo, rabanete, tomate, peixes, frutos do mar vegetais.
	Cloro (Cℓ)
	Constitui os sucos gástricos (HCℓ).
	Deficiência digestiva de proteínas.
	Sal de cozinha.
	Potássio (K)
	Atua associado ao sódio, no sistema muscular; contribui para a condução do impulso nervoso.
	Diminuição da atividade muscular, inclusive a do coração.
	Azeitona verde, ameixa seca, ervilha, figo, lentilha, espinafre, banana, laranja, tomate, carnes, vinagre de maçã, arroz integral.
	Magnésio (Mg)
	Forma a clorofila.
	Clorose nos vegetais (perda da cor verde);
	Frutas cítricas, leguminosas, gema de ovo, hortaliças, cebola, tomate, mel.
	Flúor (F)
	Forma o esmalte dentes.
	Cáries dentárias.
	Agrião, alho, aveia, brócolis, beterraba, cebola, couve-flor, maçã, trigo integral.
	Sódio (Na)
	Atua associado ao potássio, no sistema muscular; contribui para a condução do impulso nervoso.
	Cãibras, retardamento na cicatrização de feridas e hipotesão.
	Sal de cozinha.

Outros materiais