Buscar

exercício 3

Prévia do material em texto

3- 
		De acordo com a NBC TG 16 (R1) - estoques, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I.    Após o reconhecimento inicial, os estoques devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido; dos dois, o maior. 
II.    Valor realizável líquido é o preço de venda estimado no curso normal dos negócios deduzido dos custos estimados para sua conclusão e dos gastos estimados necessários para se concretizar a venda.
III.    Valor justo corresponde ao preço recebido pela venda de um ativo ou pago pela transferência de um passivo em uma transação forçada entre participantes do mercado na data da aquisição do bem (custo histórico). 
Está(ão) CERTO(S) o(s) item(ns):
 
	
	
	
	I, II e III. 
	
	
	III, apenas.
	
	
	I e III apenas.
	
	
	II, apenas. 
	
	
	II e III, apenas. 
	
Explicação:
I.   De acordo com o CPC (2020), a mensuração considera o menor valor entre o custo de aquisição e o realizável líquido a fim de atender ao princípio da prudência (dos dois valores igualmente válidos para o ativo, escolhe-se o menor).
II.  O CPC 16 o define da seguinte forma: valor realizável líquido é o preço de venda estimado no curso normal dos negócios deduzido dos custos estimados para sua conclusão e dos gastos estimados necessários para se concretizar a venda. 
III.  Valor justo:Corresponde ao preço recebido pela venda de um ativo ou pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração.

Continue navegando