Buscar

SUCESSÃO LEGÍTIMA -- ORDEM DE VOCAÇÃO HEREDITÁRIA

Prévia do material em texto

SUCESSÃO LEGÍTIMA 1829 e seguintes
USUFRUTO VIDUAL Direito a usufruir enquanto vivo, dos bens deixados pelo falecido esposo. (código civil de 1816) Retirado pelo código de 2002, como forma de compensar é posto um sistema de concorrência, o cônjuge sobrevivente tem o direito de concorrer com os ascendentes e os descendentes do falecido.
TÍTULO II
Da Sucessão Legítima
CAPÍTULO I
Da Ordem da Vocação Hereditária
Art. 1.829. A sucessão legítima defere-se na ordem seguinte: (Vide Recurso Extraordinário nº 646.721) (Vide Recurso Extraordinário nº 878.694)
I - aos descendentes, em concorrência com o cônjuge sobrevivente, salvo se casado este com o falecido no regime da comunhão universal – o sobrevivente ficaria com um montante muito alto já que tem 50% garantido -, ou no da separação obrigatória de bens (art. 1.641, parágrafo único) – 3 hipóteses que o casamento será o regime de separação obrigatória de bens; ou se, no regime da comunhão parcial, o autor da herança não houver deixado bens particulares; (SEPARAÇÃO DE BENS NÃO TEM MEAÇÃO)
II - aos ascendentes, em concorrência com o cônjuge;
III - ao cônjuge sobrevivente;
IV - aos colaterais.
Sumula 377, STF = Separação legal, meação se houver aquisição onerosa de algum bem pelo casal.
OBS.: MEAÇÃO (ATO EM VIDA) // HERANÇA (DEPOIS DE MORTE)
· PARTE FINAL DO 1829: Se o casamento for em regime de comunhão parcial e o falecido deixou bens particulares, haverá concorrência tão somente nos bens particulares. 
Art. 1.832. Em concorrência com os descendentes (art. 1.829, inciso I) caberá ao cônjuge quinhão igual ao dos que sucederem por cabeça, não podendo a sua quota ser inferior à quarta parte da herança, se for ascendente dos herdeiros com que concorrer. 
· Cabe ao viúvo quinhão igual Se a viúva for mãe de todos os descendentes não pode ter quinhão inferior a 25% da herança ISSO QUER DIZER QUE PODE TER MAIS, POR EXEMPLO APENAS UM FILHO 50/50.
· SE NÃO FOR MÃE = REGRA GERAL DO 1832
· TENDO FILHOS DE OUTROS CASAMENTOS, NÃO FILHOS DO SOBREVIVENTE, DIVISÃO IGUAL; 
· SE FOR ASCENDENTE DE APENAS 1 FILHO NÃO TEM A GARANTIA AOS 25%. (FILIAÇÃO HÍIBRIDA – filhos fora do casamento e dentro do casamento. – Diferentes correntes doutrinárias = Majoritária: viúva possui tratamento igual como se fosse filha tbm.
· NÃO TEVE FILHOS, É CONTADO COMO MAIS UMA QUOTA. 
· SE NÃO DEIXOU BENS PARTICULARES APENAS VAI RECEBER OS 50% DA MEAÇÃO.
· Direito real de habitação = único imóvel inventariado Proteção para o sobrevivo sobre o seu direito de moradia. 
· CABE AQUI O APLICADO TAMBÉM EM REGIME DE PARTICIPAÇÃO FINAL NOS AQUESTOS E SEPARAÇÃO CONVENCIONAL DE BENS.

Continue navegando