Buscar

Composição e Funções do Sangue

Prévia do material em texto

Sangue
É um fluido que se move através dos vasos sanguíneos do sistema circulatório. Nos humanos, ele inclui o plasma (parte líquida), as células sanguíneas (brancas e vermelhas) e fragmentos de células chamadas plaquetas. 
· As células e as plaquetas compõem cerca de 45% do sangue humano, enquanto o plasma compõe os outros 55%.
Funções
· Transporte de O2 e CO2, íons, fatores de crescimento, hormônios, macromoléculas, vitaminas e nutrientes;
· Transporte de células sanguíneas, catabólitos e toxinas para locais em que são metabolizados ou excretados;
· Manutenção da osmolaridade adequada de fluido extracelular;
· Manutenção do pH do corpo através de sistemas-tampão do plasma;
· Transporte de imunoglobulinas favorecendo sua ligação a antígenos;
· Distribuição de calor e manutenção da temperatura. 
Plasma 
É o principal componente do sangue e consiste principalmente de água, com proteínas, íons, nutrientes e resíduos misturados. O plasma pode ser isolado pela centrifugação, onde as células mais densas e as plaquetas movem-se para o fundo do tubo formando uma camada vermelha, enquanto o plasma permanece no topo sendo uma camada branca/amarela.
· O plasma é composto de 90% de água e 10% de nutrientes que mantem o pH e o equilíbrio osmótico do sangue (ex.: albumina, hormônios, anticorpos e fatores de crescimento). 
ATENÇÃO: quando desprovido de fatores de coagulação, é chamado de soro! 
Células Vermelhas
São conhecidas como: glóbulos vermelhos, hemácias ou eritrócitos. São células especializadas que circulam através do corpo e levam O2 para os tecidos. 
Elas são vermelhas, pequenas e bicôncavas, o que facilita o seu trabalho pois com seu tamanho reduzido e sua forma aumentam a razão da área superficial pelo volume, facilitando a troca de gases e como é anucleada o espaço é preenchido de Hemoglobina (proteína chave utilizada no transporte de O2 e que dá a coloração vermelha ao sangue). 
Nos pulmões, as hemácias obtêm o O2 e levam para todos os tecidos do corpo, também captam o CO2 e levam de volta para os pulmões onde haverá as trocas gasosas (Hematose- é a transformação do sangue venoso em sangue arterial que ocorre nos pulmões, através de uma troca de gases que ocorre devido à diferença de concentração de oxigênio e gás carbônico por difusão).
Têm tempo de vida de aproximadamente 120 dias, quando estão velhas são fragmentadas no fígado e baço e sintetizadas na medula óssea produzidas e controladas pela eritropoietina. 
Plaquetas e Coagulação 
São chamadas de trombócitos e são fragmentos de células envolvidas na coagulação. Elas são produzidas quando células chamadas megacariócitos que se quebram em pedaços e cada uma forma de 2000-3000 plaquetas.
Quando a parede do vaso é danificada, as plaquetas são atraídas para o local da ferida onde elas formam um tampão “adesivo”. As plaquetas emitem sinais, que não atraem apenas outras plaquetas como também as tornam adesivas e ativam a cascata de coagulação de coagulação que convertem o fibrinogênio em fibrina (forma fibras que reforçam o tampão de plaquetas, formando um coágulo que evita a perda de sangue). 
Células Brancas
Também são conhecidas como glóbulos brancos ou leucócitos. São células maiores que as vermelhas e têm como principal função reconhecer e neutralizar/ destruir invasores (patógenos) tais como bactérias, vírus, fungos e etc. 
Existem cinco grupos e estes estão subdivididos em dois diferentes e nomeados de acordo com sua morfologia/ função
· Origem:
MIELOIDE- glóbulos brancos e vermelho, alguns tipos de granulócitos e agranulócitos; 
LINFOIDE- linfócitos. 
· Morfologia: 
Granulócitos- neutrófilos, eosinófilos e basófilos; todos apresentam grânulos em seu citoplasma e são corados no microscópio;
Agranulócitos- monócitos/ macrófagos e linfócitos; sem grânulos. 
Fluxo sanguíneo 
· Laminar- leucócitos e hemácias em maior velocidade no centro e as plaquetas na periferia dos vasos, evitando-se o contato direto com endotélio. Tal fluxo ocorre nas VEIAS;
· Turbilhonamento- perda do fluxo laminar, nas bifurcações, estreitamentos, dilatações e irregularidades endoteliais dos vasos favorecendo o contato das células sanguíneas e das plaquetas com endotélio. Tal fluxo ocorre nas ARTÉRIAS. 
Hematopoiese

Continue navegando