Buscar

Cessão de crédito

Prévia do material em texto

Estudo de caso - Cessão de crédito
A empresa Santos e Santos Ltda. Que comercializa artigos religiosos recebe mensalmente inúmeros pagamentos realizados em crédito. Contudo, devido a um pedido grande, precisa capitalizar-se e por isso repassa 40% de seus créditos para a empresa Haver SA, mediante uma taxa de 3,5%. Nas datas de vencimento, a empresa Haver SA tem uma taxa de inadimplemento de 15%. Assim sendo:
 
(a) empresa cedente responderá pelo inadimplemento? 
Responsabilidade pro-soluto.
Art. 296. Salvo estipulação em contrário, o cedente não responde pela solvência do devedor. O cedente responde pela existência e legalidade do crédito. 
 
(b) Quais as características desse tipo de negócio jurídico? 
 
Negócio jurídico bilateral e oneroso, carregam duas manifestações de 
vontade sobre o objeto para que se consolide. A tal manifestação conjunta dá-se o nome de consentimento mutuo ou acordo de vontades. É possível verificar a bilateralidade nos contratos em geral, como por exemplo, a compra e venda, como é o do caso concreto que estamos analisando. 
 
(c) O cessionário poderá cobrar do cedente o valor referente ao inadimplemento? 
Sim, desde que na mesma seja existente a responsabilidade pro-solvendo, 
que e quando a transferência do crédito é feita com intuito de extinguir a obrigação apenas quando o crédito for efetivamente cobrado. Deverá estar prevista pelas partes, a situação em que o cedente responde perante o cessionário pela solvência do cedido, fato esse que está disposto no, art. 297 do CC.

Continue navegando