Buscar

A desigualdade social existente no Brasil faz com que as crianças brasileiras tenham diferentes vivências

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A desigualdade social existente no Brasil faz com que as crianças brasileiras tenham diferentes vivências. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF, 2018) sinaliza que 61% das crianças e adolescentes brasileiros são afetados pela pobreza em suas múltiplas dimensões, pois, além da renda financeira, é necessário levar em conta o acesso a diversos outros direitos. Como a desigualdade social pode atingir diferentes crianças e adolescentes no campo da saúde, educação e acesso à cultura? Quais são os possíveis impactos dessas desigualdades?
 Ao longo da história, no Brasil, constata-se que há registros de crianças pobres, vivendo em condições de miséria, deixadas a margem da sociedade e da vida digna, o que revela a infância desvalida no Brasil e como esse modo de viver a infância ultrapassou os séculos, permanecendo e se agravando nos dias atuais. Uma pesquisa com crianças pobres e suas infâncias no Nordeste, mostra que essas crianças têm altas taxas de mortalidade e doenças devido à falta de políticas públicas de saúde e desigualdade social da região. Mostrando assim que a criança pobre é a maioria no país, e a sua infância na maioria das vezes é tomada por dificuldades que vão além da falta de estrutura ou falta de bens materiais, é uma infância privada de direitos básicos, apesar de muitos destes direitos serem reconhecidos por lei. A escola faz necessária uma educação que leve em consideração essas diversidades, propondo momentos de aprendizagem em que respeitem as vivências e os conhecimentos trazidos pela crianças , bem como as características individuais , a partir da desigualdade de direitos que privilegie a todos , sem distinção de raça , sexo ou classe social . 
 Vivemos em uma sociedade na qual os direitos não são garantidos a todos. A falta de investimentos em educação acaba não permitindo que a instituição faça valer seu papel. 
Abrindo assim as portas para privatização dentro da escola, com interesse de trazer dinheiro da iniciativa privada para cobrir os déficits da escola pública. 
Desta forma, ao congelar o investimento com saúde e educação por 20 anos a partir da homologação da PEC 241, o poder público deixa claro que não está levando e m consideração os direitos mínimos dia cidadãos, seja crianças, jovens, adultos ou idosos, seus direitos constitucionais não estão sendo respeitados. Percebemos que, através de pesquisas, estudos e levantamentos feitos por órgãos competentes, que os países onde a desigualdade social é elevada, também registram índices elevados de outros fatores negativos, tais como: violência e criminalidade , desemprego, desigualdade racial, guerras, educação precária, falta de acesso a serviços públicos de qualidade, diferenciação de tratamento entre ricos e pobres, entre outros. As distorções sociais que enfrentamos em nosso país se agravam dia a dia. Além do que, a população em situação de vulnerabilidade social é grande , podendo assim atingir níveis maiores nos próximos anos. Isso porque essa população não está apenas concentrada nas periferias de grandes cidades. É uma população que se espalha pelas cidades, instalam - se e m todos os bairros, percorrem ruas e avenidas principais e saem de uma cidade para outra.

Outros materiais