Buscar

Escandalo da Contabilidade da TOSHIBA

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM LIDERANÇA E COACHING
Resenha Crítica de Caso – Escândalo da Contabilidade da TOSHIBA: Como a governança corporativa falhou
Ana Jéssica Gomes Soares
Trabalho da disciplina: Governança Corporativa e Excelência Empresarial
 
Tutor: Prof. Ricardo Barbosa da Silveira
Fortaleza
2021
ESCÂNDALO DA CONTABILIDADE DA TOSHIBA: COMO A GOVERNANÇA CORPORATIVA FALHOU
Referência: 
MISAW A, Mitisuri. Estudo da contabilidade da Toshiba: como a governança 
corporativa falhou. Ásia Case Reasersch Centre, The University of Hong Kong, 16/579C, 2016. Disponível em: 
http://www.pos.estacio.webaula.com.br. Acesso em: 30 de abril d 2021.
O artigo proposto é sobre a situação extremamente constrangedora que ocorreu na empresa Toshiba. No ano de 2015, veio ao público após sequência de auditorias internas, um conjunto de irregularidades fiscais. O fato aconteceu quando a própria Toshiba resolveu investigar as práticas contábeis do grupo. Isso resultou na demissão do então diretor executivo Hisao Tanaka, vice-presidente Norio Sasaki e mais oito membros do conselho. O cargo de novo presidente e CEO da Toshiba foi designado para Masashi Muromachi que logo em seguida solicitou uma auditoria detalhada na contabilidade do grupo para ter verdadeira magnitude de toda fraude ocasionada. 
A partir dessas novas análises, foi visto que a Toshiba tinha inflacionado os lucros em até 1,2 bilhão de dólares ao longo do período de sete anos. Quando os resultados foram divulgados, essa dedução líquida acumulada de mais de 2,14 bilhões nos anos anteriores. Grande parte dessa perda eram das linhas de produtos de computadores pessoais e de bens de consumo duráveis. A divisão da empresa que a sustentava era o segmento de semicondutores. A auditoria também constatou que o desastre nuclear ocorrido em Fukushima, teve impacto negativo na contabilidade, pois os executivos na tentativa de compensar as perdas sofridas no 
mercado, estabeleceram metas inalcançáveis o que gerou uma camuflagem nos verdadeiros resultados.
A Toshiba já havia sido considerada modelo de governança corporativa. Ela criou um modelo a ser seguido no ano de nos anos 90 e que continuou no novo milênio. A cultura de trapaça surgiu em meados do ano 2008 com objetivo de alcançar lucros acima de qualquer meio. E mesmo existindo um modelo de governança, esse foi ignorado. 
A empresa sofreu implicações administrativas por parte dos acionistas, investidores e reguladores devido ao declínio das ações em torno de 26%, eles acionaram a justiça no intuito de serem ressarcidos pelos danos causados. Além de medidas administrativas da Comissão de Vigilância de Valores e Câmbio e a Agência de Serviços Financeiros do Japão.  
Portanto, fica claro no artigo que todas as penalidades sofridas pela Toshiba após essas foram divulgadas, é que o modelo de governança corporativas não era sólido suficientes. Embora alguns membros soubessem das fraudes, a mesma nunca viria à tona por conta do nível hierárquico. E com isso foi criando um ciclo vicio de ocultar informações verídicas e o que acuminou no acúmulo de fraudes ao longo do tempo. Com isso, fica claro a importância da transparência independe do nível hierárquico dá organização.

Continue navegando