Buscar

P1 Processos de Aprendizagem da Leitura e Escrita 04Â 2021 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 
 
	AVALIAÇÃO DO PERÍODO 
	
	Curso: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – FAETERJ ITAPERUNA 
	
	Disciplina: Processos de Aprendizagem da Leitura e Escrita 
	
	Graduando (a): Allana Alves da Silva
	
	Mediador (a): Wilza Carla Pacheco 
	
	Turma: 402 
	Período: 4º 
	Turno: Noite 
	Semestre: 2021.1 Data:02/05/2021. 
	Valor Total da Prova: 7,0 
	Valor obtido: 	 
	
 
“A leitura de mundo precede a leitura da palavra.” (Paulo Freire) 
 
 
1- O processo de alfabetização inicia-se desde cedo. É um processo contínuo, permanente, que se alarga à medida em que a criança se lança no contexto sociocultural, adquirindo conhecimentos acerca do que a rodeia. Sendo assim, podemos afirmar: (01 ponto) 
a) ( ) A aquisição da leitura e escrita independe do cotidiano vivenciado pela criança, uma vez que ela busca e consolida esse processo por si só. 
b) ( ) A escola é suficiente para suprir as necessidades educacionais das crianças por ser a instituição mais preparada para a aprendizagem, especialmente da leitura e da escrita. 
c) ( X ) A escrita está em toda parte desempenhando um papel fundamental para maior compreensão da realidade social. 
d) ( ) Precisamos da escrita em nossa sociedade. Por isso, é necessário alfabetizar a criança bem cedo, antes do primeiro ano de alfabetização. 
 
2- Brincadeiras, jogos, histórias ouvidas e materiais diversos usados em suas vivências diárias propiciam situações que favorecem a aprendizagem e a organização lógica do pensamento. As palavras em destaque se referem a: (01 ponto)
 a) ( X ) Alfabetização 
b) ( ) Leitura 
c) ( ) Escrita 
d) ( ) Ludicidade 
 
3- Ensinar boas práticas de escrita para as crianças faz parte do processo de alfabetização... isso significa inseri-las no mundo da linguagem escrita, proporcionando vivências e experiências que possibilitem o contato com a leitura e a escrita que se reportam na: (01 ponto) 
a) ( ) Família 
b) ( X ) Educação Infantil 
c) ( ) Escola 
d) ( ) Sociedade 
4- Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as crianças manifestam curiosidade em relação à escrita desde muito pequenas. Ouvir a leitura de histórias, observar textos, palavras e letras ao seu redor, faz com que ela construa uma concepção da língua escrita. Com base nessa informação, marque a alternativa incorreta: (01 ponto) 
 
a) ( ) A partir desse contato, as crianças constroem hipóteses sobre a escrita. Inicialmente, surgem rabiscos e garatujas em seus desenhos, em forma de escrita espontânea. 
b) ( ) É importante oferecer às crianças oportunidades de vivenciar a escrita em leituras e atividades onde o professor pode pedir ajuda para os alunos para anotar uma receita feita pela turma, escrever um bilhete para os pais, dentre outras. 
c) ( X ) O professor, como centro do processo, ajuda o aluno a desenvolver o gosto pela leitura enquanto estimula sua imaginação e amplia seu conhecimento de mundo. 
 
d) ( ) Praticar a escrita na Educação Infantil significa imergir a criança na cultura escrita, deixar brotar sua curiosidade e proporcionar experiências com a literatura infantil. 
 
5- Comente com suas palavras: (2 pontos cada – máximo 5 linhas cada) 
 
a) “A leitura e a escrita são resultados das interações entre informações visuais e não visuais, ou seja, quem lê e escreve constrói significados unindo todo o seu conhecimento de mundo, seus esquemas mentais relacionados ao conteúdo tratado no texto, às informações oferecidas pelo autor, expressas no papel”. (Fulgênio, 1992) 
A leitura e a escrita é o resultado da interação entre informações visuais e não-visuais, ou seja, quem lê e escreve constrói significado unindo todo o seu conhecimento de mundo, seus esquemas mentais relacionados ao conteúdo tratado. 
 
 
b) “No processo de alfabetização, a hipótese silábica é ao mesmo tempo um grande avanço conceitual e uma enorme fonte de conflito cognitivo”. 
Oferecer às crianças oportunidades de vivenciar a escrita em leituras e atividades onde o professor pode pedir ajuda para os alunos para anotar uma receita de bolo, escrever cartas para os pais, e amigos de classe...
 
 
 
6- Cite o papel de cada um no processo de leitura e escrita: (2 pontos – máximo 2 linhas cada) 
 
· Professor: trabalhar métodos que de qualquer forma incentive e ensine o que aprendeu, que os atos de aprender estão ligados a leitura e escrita, para que haja a compreensão da criança. 
 
 
· Aluno: Se dedicar ao máximo nas atividades oferecidas, descobrir a atividade que mais gosta, que mais chama atenção e através dela filtrar conhecimentos.
 
 
· Família: Os hábitos e costumes da criança são influenciados pelo meio em que vivem, o hábito da leitura e escrita no contexto familiar possibilitará maior estímulo para que a criança compreenda o valor desse ato no seu dia-a-dia.
 
 
 
 
BOA PROVA!!!

Continue navegando