Buscar

Simulado AV1 - Direito Processual do Trabalho I

Prévia do material em texto

Disc.: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO I   
	Aluno(a): MICHEL ANDERSON DE SOUZA MAIA
	201808323319
	Acertos: 2,0 de 2,0
	21/03/2021
		1
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	Determina a Constituição Federal que o Tribunal Regional do Trabalho é composto de juízes desembargadores nomeados pela Presidenta da República na totalidade de no mínimo:
		
	
	27 Desembargadores
	
	11 Desembargadores
	 
	07 Desembargadores
	
	17 Desembargadores
	
	Nenhuma das opções acima.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	Nos termos da CLT, o prazo para apresentação de defesa nas reclamações trabalhistas sujeitas ao procedimento ordinário é de:
		
	
	15 dias, a partir do recebimento da notificação pelo reclamado, quando a defesa for escrita;
	
	d) 10 minutos, em audiência.
	 
	20 minutos, em audiência;
	
	20 dias, a partir do recebimento da notificação pelo reclamado, quando a defesa for escrita;
	
	5 dias, a partir do recebimento da notificação pelo reclamado, quando a defesa for escrita;
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	O Tribunal Superior do Trabalho
		
	
	Compõe-se de 27 Ministros
	
	Tem jurisdição em todo o território nacional
	
	Tem sede em Brasília
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Possui 1/5 de seus integrantes escolhidos dentre advogados com mais de dez anos de atividade e membros do MP com mais de dez anos de efetivo exercício;
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	De acordo com a Constituição Federal, o TST é composto de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros:
		
	 
	com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos;
	
	com mais de trinta e menos de sessenta e cinco anos;
	
	com mais de trinta e menos de sessenta anos;
	
	com mais de trinta e cinco e menos de sessenta anos;
	
	com trinta e cinco e menos de sessenta anos;
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	Considere a seguinte situação hipotética: Reclamação trabalhista em que a reclamante requer o reconhecimento do vínculo de emprego com a empresa WJV Ltda. A empresa reclamada, por sua vez, nega o referido vínculo, alegando que a reclamante não trabalhou para ela, não tendo, inclusive, jamais ingressado no interior do estabelecimento. O Magistrado converteu a audiência em diligência e se dirigiu à empresa reclamada com as partes. No local, o Magistrado solicitou que a reclamante indicasse o banheiro feminino. Esta não soube indicar e o Magistrado percebeu qual das partes estava faltando com a verdade. Esta hipótese é um exemplo específico do princípio.
		
	
	Princípio Dispositivo.
	 
	Princípio da Imediação.
	
	Princípio da Insignificância.
	
	Princípio da Estabilidade da Lide.
	
	princípio da Eventualidade.
	
		6
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	Quando a lei processual estabelece que compete ao réu alegar, na contestação, toda a matéria de defesa, expondo as razões de fato e de direito, com que impugna o pedido do autor e especificando as provas que pretende produzir, está mencionando especificamente o Princípio da: (Técnico Judiciário ¿ FCC ¿ TRT/SC - 2010).
		
	
	boa-fé.
	 
	eventualidade.
	
	inafastabilidade de jurisdição.
	
	instrumentalidade ou da finalidade
	
	proteção.
	
		7
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	A Consolidação das Leis do Trabalho autoriza que o Direito Processual Comum seja aplicado subsidiariamente ao Direito Processual do Trabalho, em determinadas situações específicas. Tendo em vista a legislação aplicável e as lições da doutrina especializada, pode-se afirmar que a aplicação subsidiária do Direito Processual Comum nos domínios do Direito Processual do Trabalho requer:
		
	
	A simples omissão da legislação processual trabalhista, porquanto o juiz não poderá se eximir de sentenciar ou despachar alegando ausência de lei;
	
	O pedido do interessado e a conveniência e a oportunidade de cada caso concreto, a serem avaliadas pelo juiz do trabalho;
	
	A simples omissão ontológica ou axiológica da legislação trabalhista, e não apenas a omissão normativa, segundo a Consolidação das Leis do Trabalho.
	
	A conveniência e a oportunidade ensejadas por cada caso concreto, a serem avaliadas pelo juiz do trabalho de forma discricionária;
	 
	A omissão da lei processual trabalhista e a compatibilidade da legislação processual comum com os princípios que informam o processo do trabalho;
	
		8
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	XIV EXAME DE ORDEM UNIFICADO Sandro Vieira ajuizou reclamação trabalhista contra a empresa Trianon Bebidas e Energéticos Ltda. pleiteando o pagamento de horas extras, pois alegou trabalhar de 2ª feira a sábado, das 9h às 19h, com intervalo de uma hora para refeição. Em defesa, a ré negou a jornada descrita na petição inicial, mas não juntou os controles de ponto. Em audiência, ao ser interrogado, o preposto informou que a ré possuía 18 empregados no estabelecimento. Diante da situação retratada, e considerando o entendimento consolidado do TST, assinale a opção correta.
		
	 
	Haverá inversão do ônus da prova, que passará a ser da empresa, prevalecendo a jornada da inicial se dele não se desincumbir com sucesso.
	
	As comissões de conciliação prévia poderão ser constituídas por grupos de empresas, contudo, elas não poderão ter caráter intersindical.
	
	A falta de controle quando a empresa possui mais de 10 empregados é situação juridicamente imperdoável, o que autoriza o indeferimento da oitiva das testemunhas da empresa porventura presentes à audiência.
	
	Diante do impasse, e considerando que, com menos de 20 empregados, a empresa não é obrigada a manter controle escrito dos horários de entrada e saída dos empregados, o juiz decidirá a quem competirá o ônus da prova.
	
	Aplica-se a pena de confissão pela ausência de juntada dos controles, sendo então considerada verdadeira a jornada da petição inicial, na qual o juiz irá se basear na condenação de horas extras.
	
		9
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	Sobre a organização, jurisdição e competência da Justiça do Trabalho, nos termos da legislação vigente, é correto afirmar que
		
	 
	a lei criará Varas da Justiça do Trabalho, podendo, nas comarcas não abrangidas por sua jurisdição, atribuí-la aos juízes de direito, com recurso para o respectivo Tribunal Regional do Trabalho.
	
	a Justiça do Trabalho não é competente para processar e julgar as ações entre trabalhadores portuários e os operadores portuários ou o Órgão Gestor de Mão de Obra decorrentes da relação de trabalho, visto que por envolver trabalho marítimo a competência é da Justiça Federal.
	
	a competência das Varas do Trabalho é determinada pela localidade onde o empregado, reclamante ou reclamado, foi contratado, independentemente do local onde prestou seus serviços ao empregador.
	
	a Justiça do Trabalho tem competência para processar e julgar a execução, de ofício, das contribuições sociais previdenciárias e de imposto de renda, decorrentes das sentenças que proferir.
	
	pagas em cinco dias da interposição do recurso e comprovadas em cinco dias a contar do recolhimento.
	
		10
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	De acordo com a Constituição Federal, os Tribunais Regionais do Trabalho são compostos de no mínimo sete desembargadores escolhidos dentre brasileiros:
		
	
	com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos.
	 
	com mais de trinta e menos de sessenta e cinco anos.
	
	com mais de trinta e cinco e menos de sessenta anos.
	
	com trinta e cinco e menos de sessenta anos.
	
	com mais de trinta e menos de sessenta anos.

Continue navegando