Buscar

Aap3 - Gestão de Projetos - B

Prévia do material em texto

Aap3 - Gestão de Projetos - B
1)
O Ciclo PDCA, cujas iniciais significam Plan, Do, Check, Action (Planejar, Fazer, Verificar e Agir). Através do PDCA a empresa garante a organização de seus processos, não importando a sua natureza. O método PDCA foi criado  Walter A. Shewart, na década de 20, e se tornou conhecido quando William Edward Deming, um dos gurus da gestão de qualidade, espalhou o conceito pelo mundo. Por esse motivo, o ciclo PDCA ficou conhecido a partir da década de 1950 como ‘Ciclo Deming’.  Durante o planejamento da qualidade são definidas as ferramentas que serão utilizadas para medir e comparar o desempenho real com os requisitos e especificações registrados no plano do projeto e  metodologias conhecidas em gerenciamento da qualidade como o Modelo de Maturidade em Capacitação-integração – CMMI (Capability Maturity Model Integration); Seis (Six) Sigma, Desdobramento da Função da Qualidade (QFD); e Lean.
Analise a tabela a seguir com as metodologias e suas funções.
	Metodologias - Coluna A
	Funções - Coluna B
	1-Modelo de Maturidade em Capacitação-integração – CMMI (Capability Maturity Model Integration)
	I-Por meio desta metodologia é possível descobrir e quantificar (nas etapas do desenvolvimento do produto) os vários requisitos que vão ao encontro das necessidades dos consumidores e, com isso, reduzir os custos e o tempo gasto no seu desenvolvimento.
	2-Seis (Six) Sigma
	II-Metodologia que foca o aumento da produtividade, reduzindo os desperdícios e melhorando o fluxo de trabalho. Tem como preceito fazer mais com menos pessoas.
	3-Desdobramento da Função da Qualidade (QFD)
	III-É uma metodologia que tem o objetivo de melhorar a capacidade (habilidade de alcançar o resultado desejado) dos processos de forma contínua, organizando a estrutura das organizações de modo que elas estabeleçam metas e prioridades para melhorar o desenvolvimento de produtos e serviços.
	4-Lean
	IV-É uma metodologia de melhoria e otimização de processos, em que são utilizados dados e análises estatísticas na medição do desempenho dos processos de produtos e serviços, tendo como foco a identificação e eliminação de defeitos (não conformidade de um produto ou serviço com suas especificações) e falhas dos processos.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação entre as colunas.
Alternativas:
· a)
1-III, 2-IV, 3-I, 4-II.
· b)
1-II, 2-III, 3-I, 4-IV.
· c)
1-I, 2-II, 3-III, 4-IV.
· d)
1-III, 2-IV, 3-II, 4-I.
· e)
1-II, 2-III, 3-II, 4-IV.
2)
O planejamento impulsiona o comprometimento, rendimento, esforço humano, produção e o gerenciamento levando à qualidade do produto final. Todo projeto precisa passar por um processo estruturado de planejamento, com metas a serem alcançadas ao longo do seu desenvolvimento. A qualidade não se refere apenas ao  produto desenvolvido: envolve também os processos executados, o fluxo de trabalho, produção, satisfação do cliente, maior concorrência e diferencial no mercado.
 
Fonte: Matos, Fernanda Fernandes. PLANEJAMENTO E GESTÃO DA QUALIDADE. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/planejamento-e-gestao-da-qualidade/26759/ acesso em 17.mar.2018.
 
Complete as lacunas do texto a seguir:
 
Planejar a qualidade é responsabilidade do ____________ ou gerente do projeto, e para que ele possa trabalhar neste quesito, algumas estratégias podem ser ____________: escrever e distribuir aos envolvidos o manual da qualidade do projeto; anexar toda especificação ao plano de qualidade do projeto; usar critérios para selecionar fornecedores; exigir dos fornecedores documentos que certifiquem que seus materiais atendem às especificações exigidas; ____________ conhecimento com todos os envolvidos no projeto, com o objetivo de que todos tenham ____________ em qualidade e persigam o mesmo padrão; e divulgar informações de controle de qualidade indicando e solicitando aos responsáveis medidas corretivas e preventivas.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
Alternativas:
· a)
Coordenador/ empregadas/ repartir/ direcionamento.
· b)
Diretor/ executadas/ direcionar/ conhecimento.
· c)
Supervisor/ usadas/ repassar/ sabedoria.
· d)
Dirigente/ direcionadas/ dividir/ habilidade.
· e)
Líder/ aplicadas/ compartilhar/ competência.
3)
No clico PDCA, a inicial D de Do ou traduzindo para "fazer" ou  "realizar" a garantia da qualidade, é uma fase responsável pela auditoria dos processos e garantir que as atividades do projeto estejam usando os padrões de qualidade e definições operacionais apropriados, seguindo as políticas e processos escolhidos como base de garantia da qualidade. As auditorias da qualidade podem ser programadas ou serem aleatórias, "surpresa", onde são escolhidos processos específicos do projeto para revisão.
Por quem poderão ser realizadas as auditorias da qualidade?
Alternativas:
· a)
Auditores internos ou externos.
· b)
Gerente de projeto e líderes.
· c)
Os próprios funcionários que executam a tarefa.
· d)
Os clientes do projeto.
· e)
Somente por auditores externos.
4)
Para que se possa controlar a qualidade de um projeto (ou de um processo qualquer), Magalhães (2016) nos mostra sete ferramentas do controle de qualidade (fluxograma; diagrama de espinha de peixe; folhas de verificação; diagrama de Pareto; diagrama de dispersão histograma; e carta controle) que, se aplicadas corretamente, trazem diversos benefícios para o alcance da qualidade do projeto, pois ajudam a solucionar problemas; reduzir os custos, padronizando produtos e processos; executar projetos de maneira mais eficiente; melhorar o nível de cooperação nos variados níveis da organização; identificar problemas nos processos, fornecedores e produtos; buscar as causas raízes dos problemas e solucioná-los de forma eficaz. O diagrama de dispersão é uma representação gráfica de valores de duas variáveis vinculadas a um mesmo processo, que mostra se o que acontece com uma variável está relacionado com alterações na outra variável. A carta de controle é um gráfico que determina, estatisticamente, uma faixa de limites de controle que é composta por uma linha superior (limite superior de controle) e uma linha inferior (limite inferior de controle), e também uma linha média.
Analise a tabela a seguir com as demais ferramentas do controle de qualidade e suas respectivas funções.
 
	Ferramentas do controle de qualidade - Coluna A
	Funções - Coluna B
	1-Histograma.
	I-Tem como objetivo trabalhar a causa raiz dos eventos problemáticos, pois traça, graficamente, como diversos fatores (causas) podem estar ligados a problemas (efeitos) potenciais. Após a identificação do(s) causador(es) de uma falha, deve-se preparar, treinar e resolver o problema  indicado e continuar a verificação de qualidade.
	2-Fluxograma.
	II-Tem como objetivo mostrar a frequência com que ocorreu determinado evento (um erro, por exemplo), ajudando a evidenciar a causa ou o problema mais comum em um projeto, é apresentado através de um gráfico de barras verticais.
	3-Diagrama de pareto.
	III-Mostra os caminhos e passagens do processo de criação do produto ou serviço, e verifica se, durante a execução, houve desvio do processo, o que pode ocasionar falta de qualidade ou reparos no processo para adequar a realidade.
	4-Diagrama espinha de peixe.
	IV-É um tipo de histograma que mostra os eventos com maior repetibilidade, ou seja, os problemas que mais ocorrem, para que a resolução deles seja ordenada pela frequência que aparecem.
	5-Folhas de Verificação.
	V-São coletados e anotados (em uma tabela) dados de medições, tempo de processo, tempo de execução, resultados etc. que trarão informações para análises de eventuais problemas que possam estar ocorrendo no projeto (na gestão de projetos)
Assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação entre as colunas:
Alternativas:
· a)
1-II, 2-III, 3-IV, 4-I, 5-V.
· b)
1-I, 2-III, 3-V, 4-II, 5-IV.
· c)
1-III, 2-V, 3-IV, 4-II, 5-I.
· d)
1-II, 2-III, 3-V, 4-I, 5-IV.
· e)
1-I, 2-II, 3-III, 4-IV, 5-V.

Continue navegando