Buscar

Logística de Produção e Serviços

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Sabemos que o Plano Mestre de Produção ? PMP ? é parte integrante e uma das mais importantes dentro de Planejamento e Controle de Produção ? PCP ? e consequentemente do MRP. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a definição de Plano Mestre de Produção:
	 a)
	O PMP é uma avaliação de ocorrência de eventos futuros incertos.
	 b)
	O PMP é o desdobramento do planejamento agregado, que define a quantidade de produto que deve ser produzida em um determinado período de tempo.
	 c)
	O PMP é o desdobramento do plano agregado, que considera cada período de produção por produtos e quantidade de produção que pode ser vendida.
	 d)
	O PMP é o desdobramento do plano agregado, que considera cada período de produção por produtos e a quantidade de produção que deve ser alcançada.
	2.
	Sob a ótica de melhoramento contínuo, é importante estabelecer metas como forma de direcionar o incremento da produtividade. Nesse contexto, a utilização da filosofia Just in Time (JIT) auxilia a organização no processo de melhoria. Quanto à filosofia Just in Time, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Zero de lead time.
	 b)
	Lotes variados.
	 c)
	Zero de setups.
	 d)
	Zero de estoque.
	3.
	As organizações buscam planejar sua produção da melhor forma possível. Para tanto utilizam diversas ferramentas que direcionam as várias operações da cadeia produtiva, uma dessas ferramentas é o MRP. Sobre o MRP, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O Plano Mestre de Produção, em inglês Master Production Schedule (MPS), é um plano detalhado que mostra quais itens serão produzidos e em que quantidades, durante um período de tempo.
	 b)
	O Plano Mestre de Produção é um sistema de informação que busca a otimização da cadeia de valor, nele é possível ver quais itens serão produzidos e em que quantidades, durante um período de tempo.
	 c)
	O Plano Mestre de Produção, em inglês Master Production Schedule (MPS), é uma filosofia de melhoramento das entregas internas baseado na necessidade de produção e o volume de estoque gerado.
	 d)
	O Plano Mestre de Produção é um plano importante na gestão de relacionamento com fornecedores que define a necessidade de produção e o volume de estoque gerado.
	4.
	Pelo senso comum, muitas pessoas têm empregado as palavras eficiência e eficácia de modo incorreto, dando a esses termos o mesmo significado, contudo existem diferenças básicas na definição e utilização desses termos. A partir do conceito de eficiência e eficácia, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Enquanto a eficiência diz respeito ao uso dos recursos e seu desempenho operacional, a eficácia está relacionada aos fins e aos propósitos organizacionais.
	 b)
	Enquanto a eficiência estabelece os benefícios necessários ao produto para satisfazer as necessidades dos clientes, a eficácia refere-se ao modo de produção e gestão do processo produtivo.
	 c)
	Enquanto a eficiência está relacionada ao processo de produção de bens e serviços, a eficácia está relacionada ao tempo de produção desses bens e produtos.
	 d)
	Enquanto a eficiência busca produzir mais com menos, a eficácia busca a qualidade do processo produtivo das organizações.
	5.
	Sabemos que dentro das etapas do Planejamento e Controle da Capacidade ? PCC ? existem três formas que as empresas podem optar a fim de atender às variações da demanda. Uma delas é a política de acompanhamento da demanda. Sobre essa política, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Atuação sobre as variações de demanda, a fim de ajustá-la à capacidade.
	 b)
	Ajuste da capacidade conforme variação da demanda.
	 c)
	Formação de estoques em antecipação à demanda futura.
	 d)
	Baixa produtividade dos processos.
	6.
	Vários autores defendem que o objetivo principal da filosofia Just-In-Time (JIT) é capacitar a empresa a responder rapidamente às flutuações do mercado, usando recursos com um alto padrão de qualidade, com grande redução nos custos do produto e com grandes elevações da produtividade. Isto faz com que a compra, o transporte e a produção devam acontecer no momento correto. Com relação ao JIT, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O ERP é um exemplo de ferramenta relacionada ao JIT.
	 b)
	É baseado na qualidade e flexibilidade do processo de compras.
	 c)
	Voltado a aumentar os custos de armazenagem.
	 d)
	A qualificação dos fornecedores é algo sem importância.
	7.
	O Kanban é utilizado dentro da filosofia Just in Time ? JIT ? e é uma das técnicas utilizadas para implementar o conceito de sistema de produção puxada, que é baseado na movimentação de materiais somente quando o estágio seguinte solicita. Qual a função do cartão Kanban?
	 a)
	Distribuição de material entre as células.
	 b)
	Requisição de material da célula seguinte.
	 c)
	Autorização de fabricação e montagem.
	 d)
	Solicitação de emissão de novas ações corretivas.
	8.
	Independentemente do ramo de atividade da organização, todas apresentam um processo de transformação dos inputs (entradas) nos outputs (saídas). Dessa forma, o processo de produção envolve obrigatoriamente um processo de transformação das entradas (recursos de input) em saídas (output) que será disponibilizado ao mercado/clientes. Sobre o processo de saída, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Empresa de aviação.
II- Polícia.
III- Restaurante.
IV- Loja de Departamento.
(    ) Passageiros e cargas transportadas.
(    ) Consumidores e produtos.
(    ) Alimento pronto e disponibilizado para o consumo.
(    ) Sociedade justa Público com sentimento de segurança.
Assinale a alternativa apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - IV - III - II.
	 b)
	IV - I - II - III.
	 c)
	II - III - I - IV.
	 d)
	I - II - III- IV.
	9.
	No atual cenário empresarial, a busca da competitividade é caracterizada pela melhoria dos produtos, redução dos custos, diferenciação da concorrência pela especialização em um nicho do mercado e pelo uso de sistemas integrados de gestão, como o ERP (Enterprise Resource Planning). Sobre o ERP, analise as sentenças a seguir:
I- Um software de planejamento dos recursos empresariais que integra as diferentes funções dos fornecedores, para criar operações mais eficientes.
II- Um software que faz a integração das informações que fluem em uma empresa e é considerado uma solução genérica, visto que busca atender a todo tipo de empresa.
III- Uma solução genérica que procura integrar a gestão das diferentes funções do negócio como um todo, de forma a aprimorar o desempenho de todos os processos.
IV- Parte integrante dos dados-chave e da comunicação entre as áreas de uma empresa, fornecendo informações detalhadas sobre as operações dos fornecedores.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	10.
	Toda organização seja do primeiro, segundo ou terceiro setor, trabalha com a transformação de entradas em saídas, ou seja, a transformação dos recursos de entradas (recursos de input) no produto (saída/output) que será disponibilizado ao mercado/clientes. Para alcançar mercado as corporações buscam se diferenciar de seus concorrentes inovando em seus processos de transformação, como foi o caso da Toyota. Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A função da produção é implementar a estratégia da organização.
PORQUE
II- A função da produção consiste em agregar valor aos bens e serviços durante o processo de transformação.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	 b)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 c)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Parteinferior do formulário

Continue navegando