Buscar

Adg-3 Cartografia e Geoprocessamento Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Adg3 - Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto
1 ) Desde a primeira e segunda guerra mundial já se utilizava amplamente técnicas de sensoriamento remoto para o planejamento e estratégias de combate, atualmente o sensoriamento remoto representa um importante e eficiente recurso tecnológico de observação da Terra. Sobre o surgimento do sensoriamento remoto considere as afirmativas a seguir:
I. O sensoriamento remoto (SR) teve início com a invenção da câmara fotográfica que foi o primeiro instrumento utilizado e que, até os dias atuais, são ainda utilizadas para tomada de fotos aéreas.
II. As aplicações militares quase sempre estiveram à frente no uso de novas tecnologias, e no SR não foi diferente. Relata-se que uma das primeiras aplicações do SR foi feita para uso militar. 
III. A grande revolução do SR aconteceu no início da década de 70, com o lançamento dos satélites de recursos naturais terrestres.
 Agora, assinale a alternativa que apresenta a opção correta.
Alternativas:
e) Todas as afirmativas estão corretas. Alternativa assinalada
2) A energia eletromagnética utilizada na obtenção dos dados por sensoriamento remoto é também denominada de radiação eletromagnética. A quantidade e qualidade da energia eletromagnética refletida e emitida pelos objetos terrestres resulta das interações entre a energia eletromagnética com estes objetos. Essas interações são determinadas pelas propriedades físico químicas e biológicas desses objetos e podem ser identificadas nas imagens e nos dados de sensores remotos. O Sensoriamento Remoto pode ser entendido como um conjunto de atividades que permitem a obtenção de informações dos objetos que compõem a superfície terrestre sem a necessidade de contato direto com os mesmos, através da energia eletromagnética emitida ou refletida pelos objetos terrestres e registradas por sensores remotos.
Nesse contexto, estas atividades envolvem
Alternativas:
b) a detecção, aquisição e análise (interpretação e extração de informações) referentes a energia eletromagnética emitida ou refletida pelos objetos terrestres .  Alternativa assinalada
3) O Sensoriamento Remoto(SR) é a técnica que utiliza sensores para a detecção e registro da interação da energia refletida pela superfície terrestre, objeto ou alvo sem que haja o contato direto. Nos dias atuais o SR é quase que totalmente alimentado por imagens obtidas por meio da tecnologia dos satélites orbitais. Existem várias séries de satélites de SR em operação, destes alguns são destinados ao monitoramento e levantamento dos recursos naturais terrestres, enquanto que satélites como o NOAA fazem parte dos satélites meteorológicos, destinados principalmente aos estudos climáticos e atmosféricos. 
Complete as lacunas a seguir:
No Brasil o ____________ , foi um dos primeiros projetos a utilizar o sensoriamento remoto, uma vez que a extensão territorial e o custo dos métodos tradicionais inviabilizariam esse levantamento e foi realizado na década de 1970 pelo Ministério de Minas e Energia. Atualmente, além de receber imagens do satélite ____________ (EUA), o Brasil possui em orbita os satélites ____________ , projeto realizado em parceria com a China.
Assinale a alternativa correta. 
Alternativas:
a) RADAM - Landsat – CBERS Alternativa assinalada
4) Para a geração de uma base cartográfica de detalhe são utilizadas imagens de alta resolução, uma das formas para adquirir essas imagens é a obtenção de levantamentos aerofotogramétricos que permitam  a aquisição de imagens estereoscópicas que possibilitam  a geração do Modelos digitais de elevação (MDE). Analise as afirmativas abaixo referentes as etapas de realização de levantamentos aerofotogramétricos.
I. A Estereoscopia é definida como o processo fotográfico e posterior projeção de imagens que dão à imagem plana a impressão de relevo, permitindo a elaboração de produtos hipsométricos e planimetria.
II. São necessários 30% de superposição lateral ou entre faixas das aerofotos, para garantir o recobrimento total da área de interesse do levantamento.
III. O recobrimento entre aerofotos (longitudinal) deve ser no mínimo de 40%, pois apenas dentro dessa faixa que se pode alcançar a percepção estereoscópica.
IV. Para se obter a estereoscopia integral de uma determinada aerofoto, tem se que trabalhar não mais com um par de fotografias aéreas, mas sim, com três aerofotos sequentemente numeradas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a opção correta:  
Alternativas:
b) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas. Alternativa assinalada

Continue navegando