Buscar

Adg-1 Cartografia e Geoprocessamento Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Adg1 - Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto
1 ) A palavra ciência, tem origem do latim "scientia", que significa conhecimento. Ela caracteriza-se pelo conhecimento empírico, adquirido por meio de estudos sistemáticos ou observações. Já a palavra "geografia" tem origem grega, da junção de geo (terra) e grafia (descrição), ou seja, descrição da terra. A geografia aborda as relações que se estabelecem no espaço geográfico.
Podemos, portanto, considerar a ciência geográfica como o conhecimento que tem por objetivo:
Alternativas:
a) o estudo da superfície terrestre e a distribuição espacial de fenômenos significativos na paisagem. Alternativa assinalada
2) A geografia sempre esteve presente nas relações humanas, até mesmo no período que o homem era nômade. Porém ela surge como objeto de estudo, aproximadamente no século V a.C. e vigora até os dias atuais.
 
Nesse contexto, analise as afirmativas referentes aos primórdios da História da ciência geográfica:
I. Tales e Anaximandro tentavam entender o formato da terra, enquanto Heródoto focava na descrição física dos locais onde passava.
II. Aristóteles abordou diversos aspectos relacionados a geografia, como a esfericidade da terra, clima, erosão, entre outros.
III. Dicearco e Erastóstenes foram os percursores das projeções cartográficas.
IV. Os estudos que elevaram a geografia ao patamar de ciência foram realizados por Alexandre Von Humboldt e Karl Ritter, por meio da síntese dos conhecimentos relativos a terra e a regionalização, baseada nas características individuais de cada local. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a reposta CORRETA.
Alternativas:
e) Somente as alternativas I, II e IV são corretas. Alternativa assinalada
3) Os mapas são ferramentas muito utilizadas por geógrafos e seus estudos indicam que desde os primórdios o homem já ilustrava os locais por onde passava por meio de traços e riscos. Com a ampliação de seus territórios e o surgimento do comércio, o homem precisou desenvolver técnicas cada vez mais precisas e seguras de orientação, levando assim a um gradual desenvolvimento das técnicas cartográficas, chegando aos patamares atuais que envolve Imagens de satélite, GPS, computadores, bancos de dados e Sistemas de Informações Geográficas.
 
Considerando os aspectos que levaram ao desenvolvimento da cartografia, desde de seus primórdios até os dias atuais, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. A Cartografia foi uma das áreas do conhecimento que mais foi impactada com o desenvolvimento científico e tecnológico, principalmente no que há ligação com a eletrônica e a computação.
PORQUE
II. O desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos equipamentos que viriam a permitir a medição eletrônica de distâncias inicia esta interação, e, em seguida, as primeiras aplicações em computadores eletrônicos permitiam as primeiras visualizações gráficas de informações, bem como suas aplicações em sistemas de bancos de dados, pois a eletrônica e a computação foram avanços tecnológicos que trouxeram novos paradigmas à Cartografia. 
Assinale a opção CORRETA:
Alternativas:
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira. Alternativa assinalada
4) A Geodésia é a ciência que estuda as formas, dimensões e os campos gravitacionais do planeta, sendo que, tem-se que a melhor representação do formato real da Terra aproxima-se de um geoide. Tendo em vista o exposto analise as sentenças a seguir:
 
I. O geoide é limitado por uma superfície onde o potencial do campo de gravidade da Terra é constante, sendo que em cada ponto o vetor gravidade será perpendicular à superfície. Dessa forma, a representação do geoide é determinada ainda pelo campo gravitacional e a superfície oceânica.
II. Para facilitar os estudos geodésicos, utiliza-se um elipsóide de referência, figura matematicamente (geométrica) definida, uma vez que se aproxima da forma do geoide e permite aplicações por meio de cálculos.
III. A representação da rede geográfica sobre um plano necessita de cuidados especiais, tendo em vista que a superfície de um elipsóide, ao assumir uma forma plana irá sempre sofrer deformações.
IV. De forma a facilitar o trabalho dos técnicos e a compatibilização de dados existe um elipsóide universal o qual é utilizado em todas as regiões do globo.
É correto o que se afirma apenas em:
Alternativas:
d) I, II e III Alternativa assinalada

Outros materiais