Buscar

resumo teoria econômica

Prévia do material em texto

Academica: Jaqueline Ponciano De Abreu 
Economia do Brasil
A economia brasileira mudou-se com base no pensamento mercantil 
Do homem europeu do século XV, um homem ávido por aventura, enriquecimento 
E poder. Ao chegarem aqui em 1500, os europeus não encontraram inicialmente 
Ouro e outras pedras preciosas. A ausência de pedras preciosas fez com que os portugueses 
· Olhassem para a exuberante mata atlântica no litoral nordestino, nas atuais terras baianas. 
· O pau Brasil que saia do Nordeste era comercializado na Europa e em outras partes do mundo. 
· Anos mais tarde, ainda no século XVI, uma segunda Atividade foi introduzida: o plantio da cana-de-açúcar, o qual foi possível graças ao clima tropical e solo fértil ponto do nordeste do país. O açúcar no nordestino era produzido com mão de obra escrava negra africana e exportada com o concomitalmente ao plantio, o gado era cultivado uma espécie de atividade econômica paralela que, cinco séculos depois Tornaria o Brasil o maior produtor de gado de carne bovina para o consumo do mundo. Já no século XIX, a atividade económica predominante era a plantação de café. Essa planta asiática locomotiva da economia brasileira nos tempos imperiais, sendo fundamental para o surgimento do setor econômico que desenvolveria no século passado: o industrial. 
· Principais atividades econômicas do Brasil atualmente região sudeste, a industrialização brasileira tem seu auge nos anos 1950, sendo iniciada, Década antes, na região sudeste. Deste auge atingiu, principalmente, essa região de forma positiva pois era nela que estavam as melhores condições em infraestrutura para a instalação de fábricas e aglomerados industriais, além do acúmulo de capital propiciado pela produção cafeeira no século anterior.
· Região sul: no sul do país, há destaques em vários setores econômicos vírgulas por ser uma região industrial, são muito comuns áreas em que é dois aspectos unem-se na criação de animais em larga escala.
· Região nordeste: no nordeste o destaque para a zona da mata, que correspondem a uma região que abrange todo o litoral nordestino desde o Rio Grande do Norte até o sul da Bahia.
· Região centro-oeste: já no centro-oeste, o estado de Mato Grosso conta com uma forte presença pecuarista na economia. De acordo com o instituto brasileiro de Geografia e estatística, em 2018 o Brasil contava com 213. 523.056Cabeças de gado os bovinas
· Região norte : no norte do país, região povoada recentemente, foram criados algumas regiões governamentais responsáveis pelo seu estímulo econômico na década de 1960.
· * estatística economia do Brasil.
· PIB: aproximadamente 1,9 trilhões de dólares em 2018
· PIB per capita 8.817 dólares em 2018
· Salário mínimo em 2020 era 1045, um aumento de 52 reais comparado com o ano anterior. 
· Desemprego: em 2018,o índice era de 11,6% de todo população economicamente ativa em 2019.

Continue navegando