Buscar

trabalho fundamentos da educacao fisica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prática como componente Curricular
	NOME DA DISCIPLINA:
	FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA - SDE4293
	
TEMA DA ATIVIDADE:  
	Áreas de intervenção da Licenciatura e do Bacharelado
	OBJETIVO:
	· Estimular à auto-aprendizagem e à aproximação do discente com a prática profissional no espaço de intervenção profissional, mediada pela reflexão crítica sobre a inter-relação teoria e prática. 
· Proporcionar a investigação e vivência dos aspectos da intervenção profissional, visando construir conceitos, relações e inter-relações pertinentes à profissão Educação Física
	
	
	
	
	COMPETÊNCIAS/HABILIDADES: 
	
· Capacidade de observação, acompanhamento e análise crítica.
· Capacidade de redigir textos em linguagem acadêmica.
· Desenvolver a compreensão sobre as áreas de atuação na Educação Física através da interpretação de informações observadas na prática profissional
	
	
	DESENVOLVIMENTO:
	
Para seu trabalho, você deve seguir o seguinte roteiro:
1- Acesse o site do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF)para baixar o Documento de intervenção do profissional de Educação Física, 2002. Nesta primeira etapa você deverá conceituar a Educação Física segundo o CONFEF (2002). Disponível em: www.coef.org.br
A importância da Educação Física, no encaminhamento de soluções para problemas sociais, educacionais e de promoção da saúde. A atividade física e o desporto constituem fenômeno educativo e sócio-cultural de valor inquestionável, desde que atenda ao requisito de ser conduzido, orientado e ministrado por profissionais qualificados e habilitados.
 
A Educação Física contempla, dentre outros, os significados:
· O conjunto das atividades físicas e desportivas;
· A profissão constituída pelo conjunto dos graduados habilitados, e demais habilitados, no Sistema CONFEF/CREFs, para atender as demandas sociais referentes às atividades físicas nas suas diferentes manifestações, constituindo-se em um meio efetivo para a conquista de um estilo de vida ativo dos seres humanos;
· O componente curricular obrigatório, em todos os níveis e modalidades do ensino básico, cujos objetivos estão expressos em Legislação específica e nos projetos pedagógicos;
· Área de estudo e/ou disciplina no Ensino Superior;
· O corpo de conhecimentos, entendido como o conjunto de conceitos, teorias e procedimentos empregados para elucidar problemas teóricos e práticos, relacionados à esfera profissional e ao empreendimento científico, na área específica das atividades físicas, desportivas e similares.
 2- Acesse o site do CONFEF para baixar o artigo: Carga horária do curso de bacharelado em Educação Física. Revista de Educação Física, ano IX, nº32, junho. Após a leitura você deverá responder as seguintes questões:
a) Quando ocorreu a divisão da formação em licenciatura e bacharelado?
 1 de setembro de 1998,
b) Porque houve a divisão?
A necessidade de identificar, caracterizar e delimitar as diferentes áreas de intervenção dos seus profissionais, de modo a respeitar as competências e os espaços de intervenção das outras profissões
c) Qual a diferença entre licenciatura e o Bacharelado?
O domínio das teorias, práticas, procedimentos e atitudes próprias da docência.Um princípio que, por analogia, pode ser aplicado as demais licenciaturas. Para isso, o projeto pedagógico do curso de licenciatura tem a práxis pedagógica como referência e sua base estruturante deve contemplar a compreensão das diferentes abordagens do conhecimento pedagógico, os conteúdos específicos do currículo dos diferentes níveis de ensino e as respectivas metodologias.
d) O que é a área formal e não formal?
e) Quais são as intervenções do profissional de Educação Física em cada uma dessas áreas?
f) O estudante de Educação Física pode ter as duas formações?
3- Acesso a internet e busque a RESOLUÇÃO Nº 6, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018, faça uma leitura deste documento na integra e aponte as alterações que ela traz sobre a formação do profissional de Educação Física. 
g) O Artigo aponta o curso em 2 etapas, faça uma síntese do que é preconizado em termos de carga horária e conhecimentos na etapa comum do Curso de Educação Física.
h) Aponte as diferenças entre a etapa de formação específica para a Licenciatura e para o Bacharelado (conteúdos, estágios).
i) O documento aponta em algum trecho a possibilidade de dupla formação em 4 anos? Destaque esse ponto do documento, se existir.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	PRODUTO/RESULTADO:
	
Após sua pesquisa, orientada pelo roteiro anterior, confeccione um relatório com parte Pré-textual (Capa e folha de rosto), textual (divido em duas partes)
1) Capa e Folha de Rosto: utilize as normas da ABNT para relatórios acadêmicos. Verifique se o título de seu relatório contém todas as informações básicas para identificar o tema de seu conteúdo.
2) Relatório: Nesta etapa, você irá transformar todas as informações adquiridas anteriormente, nos itens 1, 2 e 3 do desenvolvimento. Nela deverá conter: o conceito de Educação Física; suas formações; áreas de atuação e as intervenções do profissional. As informações solicitadas sobre a resolução 06/18 em vigor para a elaboração dos Cursos de Formação em Educação Física.
3) Discussão: Faça uma breve discussão, levando em consideração as informações desses documentos, confrontando, as informações contidas neles e que podem ser conflitantes agora.
4) Conclusão: escreva um parágrafo sucinto, apresentando as principais observações que considerar mais interessante.
Aproveite para desenvolver sua escrita, evite a cópia, reflita para depois escrever. O relatório deverá estar adequado as normas para trabalhos acadêmicos baseadas na ABNT. A bibliografia abaixo ajudará na elaboração.
LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. - [3. reimpr.]. São Paulo: Atlas, 2019. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597010770/epubcfi/6/10%5B%3Bvnd.vst.idref%3Dbody005%5D!/4/20%400:98.7
 O relatório deve ser feito no formato de trabalho acadêmico, seguindo as regras da ABNT. Recomenda-se a fonte tamanho 12 para o texto e tamanho 11 para as citações longas e notas de rodapé. Todo o texto deve ser digitado com espaçamento de 1,5 de entrelinhas. As citações longas, as notas e as referências devem ser digitadas em espaço simples. Os títulos das seções devem ser separados do texto que os sucede por uma entrelinha dupla ou dois espaços simples. 
1. PRAZO DE ENTREGA: Poste seu trabalho no local apontado no seu ambiente digital da disciplina. Lembre-se, você terá que concluir até o dia 01/06/2021 determinado no sistema. Essa atividade é obrigatória para sua disciplina e caso não seja entregue no prazo estabelecido, pode ocorrer reprovação na disciplina, pois não será librada a AV e AVS. Qualquer dúvida entre em contato com seu(ua) tutor(a) pela central de mensagens ou fórum de tutoria. 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
3

Outros materiais