Buscar

Baço: Funções e Estrutura


Prévia do material em texto

Baço
É um dos órgãos do sistema linfático com função de defesa do organismo e atua na circulação do sangue, auxiliando no bom funcionamento da linfa e do sistema imunológico.
Maior concentração de tecido linfóide de organismo. Tem contato com o sangue e é rico em células fagocitárias. As suas principais funções são defesa contra microrganismos que invadem o corpo, eliminar eritrócitos desgastados e filtrar o sangue, por isso é considerado um importante filtro fagocitário e imunológico para o sangue e um grande produtor de anticorpos. 
Possui uma cápsula de tecido conjuntivo denso, que em algumas espécies tem células musculares lisas, que emite trabéculas que dividiram o parênquima em compartimentos incompletos. 
Em sua superfície medial possui um hilo onde a capsula tem maior quantidade de trabéculas, por onde penetram vasos. Macroscopicamente, apresenta áreas nodulares esbranquiçadas, chamadas de polpa branca incrustradas em uma matriz avermelhada chamada de polpa vermelha. Recebe irrigação de uma única artéria, chamada artéria esplênica e é drenado por uma veia esplênica.
A polpa branca apresenta nódulos linfáticos com arteríola folicular, que podem ou não ter centro germinativo e bainhas periarteriais de linfócitos enquanto que a polpa vermelha possui cordões esplênicos, também chamados de cordões de Billroth, que são formados por células da linhagem sanguínea e sinusóides esplênicos, capilares de onde o sangue sai pra dentro do órgão.

Continue navegando