Buscar

questões sobre genética - Câncer, terapia genética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÕES SOBRE GENÉTICA
1 – Sobre “agentes carcinogênicos”, assinale a alternativa incorreta:
a- Radiações ionizantes e ultravioleta são exemplos de carcinógenos físicos.
b- Hidrocarbonetos aromáticos policíclicos são compostos comprovadamente carcinogênicos, formados em processos que utilizam altas temperaturas, como na cocção de carnes, na pasteurização do leite (UHT), na combustão do diesel e na fumaça do cigarro.
c- Alguns vírus têm potencial carcinogênico; agem induzindo a proliferação desenfreada das células do hospedeiro, como também a formação de radicais livres formados a partir dos processos infecciosos. 
d- A ação dos carcinógenos físicos produz radicais livres. Radicais livres causam danos no DNA pela formação de adutos.
2- Os genes de metabolismos atuam como uma barreira protegendo os organismos humanos contra a ação dos carcinógenos ambientais. Assinale a alternativa incorreta:
a- As enzimas citocromo p-450 atuam na ativação de alguns pró-carcinógenos, como as aminas aromáticas heterocíclicas.
b- O polimorfismo dos genes de metabolismo (CY450 e GST) não influencia na suscetibilidade individual aos carcinógenos ambientais.
c- O etanol não é um agente carcinogênico per se, é necessário que a molécula seja bio metabolizada para causar danos ao dna
d- A atuação das enzimas detoxificadoras de carcinógenos não é a única proteção que o organismo humano possui. Há também o sistema de reparo que corrige eventuais danos de DNA provocados por agentes ambientais. 
3- Estima-se que no mundo, 18% dos casos de câncer sejam devido a agentes infecciosos. Sobre os carcinógenos biológicos assinale a alternativa incorreta. 
a- Os vírus agem indiretamente no DNA do hospedeiro por meio dos radicais livres produzidos no processo inflamatório. Os radicais livres causam quebras de fita simples e dupla que podem gerar mutações cromossômicas ou gênicas.
b- Os vírus atuam diretamente sobre o DNA do hospedeiro causando quebras de fita simples ou dupla.
c- As bactérias atuam diretamente sobre o DNA do hospedeiro causando quebras de fita simples ou dupla.
d- Os vírus atuam formando adultos de DNA e intercalando-se no material genético do hospedeiro. 
4- O gene TP53 codifica uma fosfoproteína tetramérica que se liga especificamente ao DNA e age como fator de transcrição. Sobre o gene e a p53, assinale a alternativa correta.
a- A p53 ativa a transcrição de p21 e do miRNA 34 toda vez que o dano de DNA acontece na fase 5 do ciclo. Desta forma, p21 e miRNA 34 inibem a enzima DNA polimerase bloqueando assim a síntese de DNA.
b- Quando o DNA é danificado, a proteína p53 é ativada (fosforilada e acetilada tornando-se abundante dentro da célula. Altas concentrações de p53 disparam processos de reparo ou apoptóticos.
c- A formação da proteína GADD45 é induzida pela p53 toda vez que o dano de DNA acontece na fase G2. Isso acontece porque a GADD45 inibe a formação do fuso e os cromossomos não podem ser separados durante a divisão celular.
d- O gene TP53 é responsável pela indução da proliferação celular, sendo assim, mutações que silenciam o gene são capazes de levar ao crescimento de uma massa celular no organismo afetado.
5- Sobre os fatores de risco para o câncer ambiental, assinale a alternativa correta.
a- Agentes físicos como a radiação ionizante são capazes de induzir o câncer porque atuam modulando o padrão de expressão de genes importantes como supressores tumorais e proto oncogenes.
b- O vírus HPV apenas tem a capacidade de intercalar-se no DNA do hospedeiro. Apartir disso, utiliza toda a maquinaria enzimática do hospedeiro para replicar-se e induzir a proliferação celular exacerbada que culmina na formação da massa tumoral.
c- O vírus HPV faz com que a célula do hospedeiro para a capacidade de reconhecimento do dano ao DNA ao produzir sua enzima HPV-Eb que se liga a proteína RB do hospedeiro
d- Carcinógenos químicos atuam na indução do câncer porque são capazes de produzir mutações de DNA bem como de alterar o padrão de expressão de genes, tais como supressores tumorais e proto oncogenes.
6- Sobre prevenção ao câncer ambiental, assinale a alternativa correta.
Falta alternativas
7- Qual a importância da enzima telomerase em células cancerígenas?
a- Replicar os telômeros com maior rapidez
b- Capacidade de reverter o encurtamento de telômeros 
c- Manter os telômeros intactos da ação de enzimas
d- Todas as afirmações estão corretas
8- A ferramenta de edição gênica CRISPR/Cas9 foi desenvolvida em 2012 e desde então vem permitindo diversos estudos na área de edição gênica. Sobre a CRISPR/Cas9 é correto afirmar:
Falta alternativas
9- Os dois principais protocolos de aplicação de terapias gênicas são: ex vivo e in vivo. Qual a diferença entre eles? Cite vantagens e desvantagens de cada método.

Continue navegando

Outros materiais