Buscar

Lista_de_exercicios_1ª_unidade_-_desenhor_tecnico

Prévia do material em texto

LISTA DE EXERCÍCIOS
	
	
	
	
	
	DESENHO TÉCNICO
	
	
	
	
	CURSO: ENGENHARIA MECÂNICA
	PERÍODO:
	1º
	
	
	ALUNO:
	CRISTIANE PATRÍCIA SILVA DE ARAÚJO
	MATRICULA
	06040665
Observações:
1) A nota será composta pelas atividades do ambiente virtual (até 2,0 pontos – sistema virtual), lista de exercícios (até 2,5 pontos) e 1ª avaliação (até 5,5 pontos).
2) A lista deverá ser entregue o dia 03/05/2021 às 23h59min, para quem assim desejar, substituindo as notas das atividades feitas durante as aulas. Caso não enviem a lista as notas consideradas será as das atividades realizadas no decorrer da disciplina. Qualquer lista enviada após esse horário não será aceita.
3) As medidas estão em milímetros e as escalas aplicadas nos desenhos ficam a critério do discente, devendo ser especificada pelo mesmo na resposta.
Lista de exercícios – 1ª Unidade
1) Defina, com suas palavras, o que é desenho técnico, sua finalidade e importância no setor industrial.
2) Projeção é um termo usado para definir a representação de um objeto no espaço sobre um plano. Os elementos principais da projeção são: centros de projeção, raios de projeção e plano de projeção. Explique cada um desses elementos, com suas palavras, (pode ser através de exemplos) e apresente pelo menos dois exemplos de projeções.
3) Descreva, com suas palavras, como ocorre o métodos de projeção cilíndrica ortogonal, e quais suas principais características e aplicações.
4) Através da utilização dos métodos de projeção desenvolveram-se sistemas de representação os quais serviram posteriormente para determinar as formas e características de representar desenhos técnicos. Defina, com suas palavras, o que são os diedros, quais são utilizados primariamente para a representação do desenho técnico.
5) Nos diedros é possível a projeção de vistas ortográficas do objeto/peça que se pretende representar. Quais as três principais vistas que podem ser
representadas nos diedros? Quais outras vistas podem ser representadas caso seja necessário, para a melhor compreensão da peça?
6) As representadas no 1º e 3º diedros apresentam diferentes posições das vistas ortográficas quando ocorre o rebatimento das respectivas projeções. Mostre através do desenho de todas as vistas ortográficas, das duas peças abaixo, as posições das mesmas no 1º e 3º diedros indicando nos desenhos qual vista ortográfica está sendo representada em casa uma das 6 (seis) respectivas. (Obs.: Todos os desenhos devem possuir as respectivas cotas, respeitar os tipos de linhas de acordo com sua aplicação - dimensões em milímetros).
Peça 01:
Peça 02:
7) Responda com suas palavras:
a) O que são vistas auxiliares?
b) Quando são aplicadas?
8) Abaixo são apresentadas algumas normas relativas aos desenhos técnicos e suas caraterísticas. Descreva, com suas palavras, o que cada norma a seguir determina:
a) NBR 10067 – princípios gerais de representação em desenho técnico.
b) NBR 10068 – Folha de desenho Layout e dimensões.
c) NBR 10582 – apresentação da folha para desenho técnico.
d) NBR 13142 – desenho técnico – dobramento de cópias.
e) NBR 8402 – execução de caracteres para escrita em desenhos técnicos.
f) NBR 8403 – aplicação de linhas em desenhos.
g) NBR 8196 – desenho técnico – emprego de escalas.
9) Execute o desenho tecnico das duas peças abaixo (1º diedro) respeitando as normas vigentes para tal trabalho (Obs.: Todos os desenhos devem possuir as respectivas cotas, respeitar os tipos de linhas de acordo com sua aplicação – dimensões em milímetros):
Peça 01:
10) Execute os desenhos técnicos das vistas: frontal, superior parcial e vistas auxiliares das duas peças abaixo (Obs.: Todos os desenhos devem possuir as respectivas cotas, respeitar os tipos de linhas de acordo com sua aplicação - dimensões em milímetros):
Peça 01:
RESPOSTAS: 
1) 
O desenho técnico é uma linguagem gráfica utilizada para expressar a forma e o tamanho dos objetos.Para a compreensão da linguagem, existe uma série de normas gerais de desenho técnico, cujas regulamentações no Brasil são formuladas pela Especificação Técnica da ABNT-Associação Brasil. O principal objetivo do desenho técnico é representar com precisão a forma do mundo material em um plano e, portanto, representá-lo com precisão em três dimensões, para alcançar sua reconstrução espacial. Sua importância na indústria é auxiliar na padronização de componentes e na otimização dos processos de negócios, além de promover a compreensão dos produtos pelos operadores, auxilia na manutenção dos processos, na agilidade dos produtos e na melhoria da qualidade dos mesmos produtos existentes.
2)
 Projeção é um termo usado para definir a representação de um objeto no espaço em um plano. vocês Os principais elementos de projeção são: centro de projeção, raio de projeção e plano de projeção. Explique cada um desses elementos em suas próprias palavras (talvez por meio de exemplos) e dê pelo menos dois exemplos de projeção. Centro de projeção Este é o ponto fixo onde o projetor começa ou passa. Quando o projetor intercepta o plano de projeção, ele projetará um ponto no plano. O raio de projeção é emitido do centro da projeção, passa por cada ponto do objeto e cruza o plano de projeção para formar uma projeção. O plano de projeção projeta a superfície do modelo. Um exemplo é que a tela do cinema é um bom exemplo de plano de projeção.
3)Uma projeção cilíndrica, também chamada de projeção paralela, é um tipo de projeção cujos raios os projetores focalizando o objeto e o plano de projeção são paralelos um ao outro, assim como os geradores de cilindro. A projeção cilíndrica pode ser perpendicular ou oblíqua. Em uma projeção cilíndrica perpendicular, os projetores se estendem do infinito e têm direção perpendicular ao plano de projeção, ou seja, formam um ângulo de 90 ° com o plano.
4) No desenho técnico, utilizamos dois planos básicos para representar as projeções dos modelos: o plano vertical e o plano horizontal, que são cortados perpendicularmente. Esses dois planos, perpendiculares entre si, dividem o espaço em quatro áreas chamadas de paredes duplas. No Brasil, a ABNT recomenda representação no 1° diedro. Porém, alguns países, como Estados Unidos e Canadá, apresentam seus desenhos de engenharia no 3º diedro.
5) São as vista frontal, vista superior e uma das vistas laterais, podendo ser a lateral direita ou esquerda que irá depender da posição que o objeto foi estudado no diedro.
6) ANEXO
7) 
a) O que são vistas auxiliares? 
São projeções parciais, representadas em planos auxiliares para evitar deformações e facilitar a interpretação.A projeção feita no plano auxiliar é chamada de vista auxiliar.
b) Quando são aplicadas? 
As vistas auxiliares são empregadas para mostrar as formas verdadeiras das superfícies inclinadas contidas nos objetos representados.Para representar peças com partes e elementos oblíquos, recorremos a um tipo especial de projeção ortográfica que permite simplificar a representação e a interpretação de desenhos desse tipo de peças. É a projeção ortográfica com VISTAS AUXILIARES.
8) 
a) NBR 10067 –Princípios gerais de representação em desenho técnico 
(ABNT, 1995) fixa a forma de representação aplicada em desenho técnico. Normaliza o método de 
projeção ortográfica, que pode ser no 1º diedro ou no 3º diedro, a denominação das vistas, a escolha das vistas, vistas especiais, cortes e seções, e generalidades. 
b) NBR 10068 – Folha de desenho Layout e dimensões. objetiva padronizar as dimensões das folhas na execução de desenhos técnicos e definir seu lay-out com suas respectivas margens e legenda. 
c) NBR 10582 – apresentação da folha para desenho técnico. 
Normaliza a distribuição do espaço da folha de desenho, definindo a área para texto, o espaço para 
desenho, etc.. 
d)NBR 13142 – desenho técnico – dobramento de cópias. Fixa a forma de dobramento de todos os formatos de folhas de desenho para facilitar a fixação em pastas. 
e) NBR 8402 – execução de caracteres para escrita em desenhos técnicos. 
Estabelecer padrões para a escrita utilizadasem representação gráfica, tendo adequação ao processo de reprodução, os principais requisitos exigidos para sua execução. 
f) NBR 8403 – aplicação de linhas em desenhos. 
Retrata sobre os tipos de linhas a serem utilizadas e suas respectivas larguras. 
g) NBR 8196 – desenho técnico – emprego de escalas. 
Descreve as condições de emprego de escalas e suas designações.
9) ANEXO
10) ANEXO

Continue navegando