Buscar

PCC DIDATICA SITE

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
PCC DIDÁTICA
2021
INTRODUÇÃO
A didática tem grande importância no processo educativo de ensino e aprendizagem, pois ela ajuda o professor a desenvolver métodos que beneficia o desenvolvimento de habilidades cognoscitivas tornando mais fácil o processo de aprendizagem dos indivíduos. Ela baseia-se na metodologia utilizada por um professor para transmitir o conteúdo aos seus alunos. Existem situações que ótimos professores dotados de conhecimento não conseguem passar o conteúdo de uma forma didática por não possuírem ferramentas para ter uma boa didática.
 Vivemos uma sociedade em constante mudança e na qual o desenvolvimento tecnológico tem crescido muito, torna-se questionável o emprego de metodologias que exijam do aluno mera passividade e não lhe permitam o desenvolvimento da autonomia, já que o professor não é mais o único detentor do conhecimento ao qual se tem acesso. O professor passa a ser um facilitador do aprendizado do aluno. 
 Ensinar é despertar no aluno aquele interesse pra buscar sempre mais informações a respeito do que está sendo explanado.
ELABORAÇÃO DE UMA ABORDAGEM DIDÁTICA
 Pensando em uma aula da disciplina Ciências, para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I, no qual o tema é “Higiene e hábitos com nosso corpo”, as atividades as serem desenvolvidas serão em quatros momentos:
1º Vamos cantar e dançar;
2º Caixa Surpresa;
3º Trilha da higiene; 
3º Discussão final.
- No primeiro momento: “Vamos cantar e dançar”, irei convidar os alunos para cantar e dançar, projetando o vídeo com a música “Ratinho tomando banho” do Castelo Rá-tim-bum, letra de Hélio Ziskind. Acessando o link: https://www.youtube.com/watch?v=Nq04QXs444w, deixo que os alunos cantem e dancem gesticulando conforme a letra da música. Depois de cantar e dançar, proponho uma conversa com os alunos sentados em círculo sobre a letra da música, sem a preocupação em expor conceitos sobre o que pretendo trabalhar na aula, mas provocando os alunos a pensarem sobre o tema de estudo.
- No segundo momento: “Caixa surpresa”, levo para a sala de aula uma caixa surpresa com algumas embalagens, rótulos, objetos e/ou produtos relacionados a higiene do corpo da cabeça aos pés, tais como: shampoo, escova de cabelos, cotonete, escova de dentes, creme dental, fio dental, sabonete, esponja de banho, escova de lavar os pés, cortador de unhas, toalha e outros.
 Organizo os alunos em círculo sentados no chão e coloco a caixa surpresa no centro do círculo, deixo que um aluno por vez retire um objeto de dentro da caixa surpresa e solicito que cada um comente sobre o produto que retirou e a importância dele para a higiene do corpo.
 Depois de apresentados todos os produtos da caixa surpresa, discuto sobre produtos que foram retirados da caixa e os que não estavam na caixa, mas foram mencionados pelos alunos.
- No terceiro momento: “Trilha da Higiene”, imprimo cópias do tabuleiro, das cartas de bons hábitos e do dado que serão utilizados no jogo e utilizo tampinhas de garrafa para o movimento dos jogadores no tabuleiro. Com os alunos organizados em círculo, apresento para eles o tabuleiro do jogo. Pergunto e eles se conhecem este tipo de jogo e se sabem como se joga. Deixo que compartilhem suas experiências e, caso poucos alunos conheçam o jogo, convido aqueles que sabem jogar para fazer uma explicação aos demais. Acompanho a explanação e contribuo nas orientações, adicionando as particularidades deste jogo em específico. Se considerar necessário, listo, com a ajuda dos alunos, as regras do jogo “Trilha da Higiene”. Posteriormente, organizo a turma em grupos de mais ou menos quatro integrantes. Distribuo um tabuleiro, as cartas dos bons hábitos e um dado para cada grupo. E uma tampinha para cada jogador. Deixo os alunos jogarem, avançando ou recuando na trilha, de acordo com os comandos em cada uma das casas que pararem, e demonstrando seus conhecimentos por meio das cartas dos hábitos.
4º No quarto momento: “Discursão final”, leio o slide e oportunizo alguns minutos para que pelo menos um aluno de cada grupo compartilhe sobre o que os estudantes descobriram nos pequenos grupos ao jogar. Faço questionamentos para estimular a interação e oralização das aprendizagens. Neste momento, estimulo a participação e intervenho apenas para organizar as falas ou caso ocorra alguma falha de argumentação conceitual.
CONCLUSÃO
 A avaliação será realizada em todas as discussões da aula, principalmente na discussão final, onde debateremos todo o conteúdo trabalhado durante a aula.
 E os conselhos que me daria para que possa exercer com ética, dinamismo e didática à docência, é que eu estude muito o conteúdo, saiba sempre ouvir meus alunos e suas necessidades para que juntos eu possa construir uma abordagem didática correta para o nosso aprendizado. 
REFERÊNCIAS
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2770/higiene-da-cabeca-aos-pes
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2541/higiene-o-dia-todo
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2337/higiene-do-corpo-e-cuidados-com-a-pele

Continue navegando