Buscar

Atividade de Sociologia.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA 
TEXTO DISSERTATIVO: 
 A sociologia é vista como uma ciência social, que tem por interesse as relações e as interações da sociedade. No histórico desta ciência, é vista como um pequeno recorte, desde os antepassados até os dias atuais. 
 Esse embasamento cientifico, é relatado de maneira empírica, ou seja, disponhe-se de experiências, de fatos e comprovações, que possam validar e avaliar as interações sociais, os desdobramentos das formações de grupos, associações e instituições. Além desta maneira, tem-se o saber metodológico, que visa a junção do procedimentos, regras enquanto a ciência necessita para a obtenção de argumentos e pautas a serem discutidas e analisadas. A racionalidade dentro do aspecto sociológico tem grande importância, principalmente no raciocínio, no pensar lógico. 
 A sociologia, dentre os diversos contextos, tem-se o aspecto pragmático, que é dita como uma função desta, correspondente a pratica e produção do conhecimento e argumento. A sociedade é considerada uma pauta, neste aspecto visto que necessita de uma produção com bases cientificas correlacionado as interações sociais. A normalização deve ser seguido e considerado, um item a ser questionado. Como outro tipo de contexto, tem-se também a função crítica, de modo politicamente, sendo assim além do embasamento cientifico. Cultivando a desnaturalização das relações sociais, com objetivo de respostas claro e contextualizado através dos antepassados. 
 Ambos os contextos se complementam, no aspecto de apontar os possíveis problemas na sociedade, como também saber um meio de adaptação e saída para o possível problema. Dentre os principais pensadores científicos, tem-se o Pierre Bourdieu, a hierarquia cultural e histórica da social remete no poder sociológico do individuo, visto que este mesmo individuo, busca e exerce influencias interdependentes, ramificando para diversos poderes, tais como o poder financeiro, social, cultural e simbólico. Por fim, a sociologia segundo este pensador, é representada no meio de capitalização ativa, que se denomina importante em uma posição de destaque na sociedade e em um contexto histórico. 
 
PERGUNTA REFLEXIVA: O poder hierárquico do individuo, afeta negativamente nos seus pensamentos e ações, qual a real influencia que um individuo possuí para com o próximo?

Outros materiais