Buscar

Pandemia COVID-19 e Lockdown: efeitos nas receitas empresariais e remuneração dos colaboradores


Continue navegando


Prévia do material em texto

ANHANGUERA
Tecnologia em PROCESSOS GERENCIAS
22040004
Márcio dos Santos Almeida
Pandemia COVID-19 e Lockdown: efeitos nas receitas empresariais e remuneração dos colaboradores
São Paulo
2020
Márcio dos Santos Almeida
2204000402
Pandemia COVID-19 e Lockdown: efeitos nas receitas empresariais e remuneração dos colaboradores
Apresentação individual a (anhanguera) no curso de Tecnólogo em Processos Gerencias 
• Profa. Dra. Nádia Brunetta Peretti;
 • Prof. Me. Eric Ferreira dos Santos; 
• Prof. Dr. Regis Garcia;
 • Profa. Me. Suzi Bueno de Almeida; 
• Prof. Me. Luisa Maria Sarábia Cavenaghi.
São Paulo
2020
SUMÁRIA
• Introdução; ---------------------------------------------------------------------------------4
• 1.1 a 1.3 Competitividade e Criatividade em tempos de pandemia.--------5
• 2.1 a 2.3 A informação financeira em tempos de pandemia.---------------6 a 7
 
• 3.1 a 3.3 Incertezas do período de Pandemia e as decisões de investimento com impactos financeiros, aumentou a responsabilidade.-------------------8 a 10
• 4.1 a Planejamento de Marketing em tempos de pandemia.------------------11
• 5.1 Liderança em tempos de crise.----------------------------------------------------12
• 6.1 Conclusão.-------------------------------------------------------------------------------14
INTRODUÇÃO
	
 Da noite para o dia, o mundo é pego de surpresa por um inimigo invisível, pessoas são mortas mediante ao um vírus que veio para destruir a população, mas, medidas são tomadas para tentar conter o avanço do “novo corona vírus”
 Cidade fechadas, quarentena, isolamento social, são medidas iniciais para não acontecer uma tragédia. Estudos são iniciados para que haja uma vacina eficaz.
Por fim, ainda não se sabe o que pode acontecer com a realidade mundial.
 
 
Competitividade e Criatividade em tempos de pandemia
1.1 A competitividade juntamente com a criatividade, são fatores chaves que refizeram dos pequenos aos grandes empresários, com a chegada do novo corona vírus, veio com ele o novo jeito de se viver, empresas tiveram que se reinventar, a competitividade aumentou, novas empresas de alimentos surgiram a fim de lidar com os desafios.
1.2 Mediante aos fatos, muitas empresas tiveram ótimas ideias, adotaram medidas criativas, utilizaram-se de seus conhecimentos para obter vantagens junto aos seus concorrentes, utilizando de estratégias para vencer essa nova fase. Empresas que não faziam delivery, hoje, ganham a vida entregando seus pedidos, investiram nem capital físico adquirindo motos, computadores, maquininhas e etc. para assim alavancarem suas vendas e vencer as expectativas.
1.3 Portanto, cativar o cliente seria de suma importância para os negócios principalmente nessa fase, usar de estratégia ao consumidor e até aos seus colaboradores, dando-lhe treinamentos constantes, se faz com que fidelize seus clientes e assim traga novos consumidores para a empresa.
	
A informação financeira em tempos de pandemia
2.1 Demonstrações contábeis são interpretadas, fornecendo com clareza a situação financeira da empresa, auxiliando no processo de tomada de decisão dos gestores. Com a saúde econômica da empresa em dia é possível se manter no mercado de maneira competitiva, havendo a possibilidade de ganhar mais espaço a cada dia melhorando os lucros da empresa, com isso, à Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) é uma ferramenta muito importante, onde mostra em detalhe mensal ou anual, onde podemos mudar e mexer, para possíveis melhora da empresa.
2.2 Um levantamento contábil feito em uma filial de uma empresa comercial pelo departamento de contabilidade levantou os dados sobre as seguintes contas de resultados, cujos dados estão demonstrados no quadro abaixo:
 Demonstrativo de resultado 	 Durante a Pandemia
 Período Anterior Período Durante a Pandemia
	Faturamento
	
	315.800,00
	
	
	
	94.740,00
	Impostos 
	
	4%
	
	
	
	4%
	Lucro Bruto
	
	303.168,00
	
	
	
	90.950,40
	Despesas Variáveis
	
	15.300,00
	
	
	
	9.800
	Lucro Operacional
	
	287.868,00
	
	
	
	81.150,40
	Despesas Fixa
	
	35.000,00
	
	
	
	25.000,00
	Gastos com Pessoas
	
	7.400,00
	
	
	
	4.700,00
	Lucro Liquido
	
	245.468,00
	
	
	
	51.450,40
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
2.3 Mediante o quadro acima, vamos comentar o que é custo despesas e receitas.
 Custo é o gasto para executar a principal atividade de uma empresa.
 Despesas são salários Adm., frete de entregas, comissões, tarifas bancarias, entre outros, são considerados despesas.
 Receitas e todo dinheiro que entra positivamente no caixa da empresa, sendo ele de vendas ou de investimentos. Assim pode perceber melhor o que acontece na empresa, tanto no mês como no ano.
 A DRE, é uma ferramenta muito útil, que deveria ser utilizada por todas as empresas, sendo ela macro ou micro, ela mostra com clareza e transparência se a organização está obtendo lucros ou prejuízos, onde podem cortar seus gastos, onde podem melhorar para que não haja problemas futuros. 
 
 
Incertezas do período de Pandemia e as decisões de investimento com impactos financeiros, aumentou a responsabilidade.
3.1 Em época de crise, onde precisamos reinventar, o caixa da empresa quanto mais sadio ele for, melhor é para a organização.
Para que haja uma boa gestão, o sistema não pode para, para isso, a empresa precisa possuir um novo patrimônio de valor alto
EQUIPAMENTO: Custo médio de aquisição R$ 480.000,00. Para pagamento à vista consegue-se um desconto de aproximadamente 6% totalizando R$ 451.200,00, prazo máximo de parcelamento sem juros junto aos fornecedores 24 meses. Possibilidade de financiamento bancário: Juros de 1,5% para pagamento em 60 meses.
Baseado nesta informação, o departamento financeiro chegou a seguinte conclusão:
A - Não adquirir o equipamento no momento, pois não é uma boa alternativa, estamos em época de pandemia e não sabemos o futuro do país, aconselhamos os senhores para deixar a aquisição em uma data futura, assim, não comprometemos o caixa da empresa. 
B - A aquisição do equipamento a vista seria uma boa oportunidade, pois existe a possibilidade de um desconto de 6%.
C – Para que não haja um desfalque nessa quantia no caixa da empresa, existe a possibilidade do parcelamento sem juros e sem desconto junto ao nosso fornecedor, com isso a empresa ganha um folego e não compromete seu caixa.
D – O financiamento bancário, te da a opção do parcelado, em 60 x, mas com juros de 1.5%, o que seria péssimo negócio para a empresa, juros embutido no financiamento neste momento e tudo o que a empresa não precisa. Portanto, se houver mesmo a necessidade da aquisição do produto, a melhor oferta seria avista, em segunda opção, o parcelamento direto com o fornecedor. 
3.2 Planejar de forma ordenada, seria uma solução para que está pensando em aquisição no futuro, sem orçamento monetário planejado, a melhor aquisição seria a vista, mas, já que estamos em tempo de pandemia, e existe possibilidades, montar um planejamento financeiro seria uma saída positiva.
O capital de giro e necessário para a manutenção dos negócios, ele fica disponível no caixa ou em contas bancarias. Em meio a pandemia, o seu fluxo pode ser comprometido, já que as vendas caíram, e com isso o caixa também, e preciso muito controle para que não haja quebra nos negócios. Os ativos circulantes e passivos circulantes, corresponde ao capital de giro, que é a formula de cálculo usada no capital de giro.
Sabemos que em época de Pandemia, adquirir novos bens de valores altos, seria uma passo para o buraco, com um caixa levemente rotativo, tendo que baixar os custos e cortar gastos, a aquisição do novo aparelho seria um erro, pois o caixa está baixo, e os juros altos, isso levaria a um prejuízo no futuro, o melhor que se tem a fazer e esperar a melhor oportunidade.
Já na aquisição avista, o descontode 6% seria o melhor negócio se a empresa tiver condições de pagar, essa faixa de desconto está acima do mercado e talvez não teríamos essa oportunidade novamente.
Os fornecedores nos deram a chance de obter o equipamento a longo prazo com eles sem custo algum, irmos pagar o valor cheio em 24 x sem juros, ótima oportunidade se a empresa não optar pela compra avista, lembrado que ira comprometer o caixa nesses 24 x , alterando o seu fluxo normal.
Por fim, a aquisição do produto por meio de financiamento bancário, não seria muito viável, pois existe um juros de 1,5% ao mês , elevando o orçamento da empresa e comprometendo o fluxo de caixa, já que esse dinheiro poderia se aplicado em investimentos e possivelmente uma compra futura seria a melhor escolha. 
Planejamento de Marketing em tempos de pandemia
4.1 É do conhecimento de todos que a pandemia se sobrepôs as empresas, muitas delas foram pegas de surpresas, cada uma teve que se virar como pode, seus recursos foram diminuindo, problemas foram aparecendo, e o que fazer. Pensando nos problemas, as empresas tiveram ideias rápidas para que não houve um prejuízo maior, foi ai que surgiu o Delivery, anúncios em redes socias com maiores frequência, postagem, entrega pelo Whatsapp , facebook, Messenger, instagram , tudo para que seus consumidores, tivessem contato visual e pudessem fazer seus pedidos. Esse tipo de marketing funciona perfeitamente na pandemia, fui um acerto das empresas que investiram nesse negócio alavancando suas vendas que estavam em baixa. Sem precisar mexer muito no caixa, pois as redes socias já são utilizadas no seu dia a dia, as empresas passaram a ter outra forma de pensar sobre a nova visão de mercado, já que 2020 chegou e com novidades, mudanças definitivas. 
Ferramenta como a matriz BCG, seria pouco recomendada nessa ocasião, já que se trata de inovação, eu não recomendaria. Depois de uma certa adaptação do mercado e das empresas, podemos sim usar a nível de teste, sabendo que existem outras ferramentas que podem ser usadas e testadas.
Liderança em tempos de crise
É de certo que com a pandemia todas as empresas iram passar por mudanças e inovação, para conquistar seus clientes e continuar com o mesmo fluxo de vendas, seus líderes tiveram que administrar da melhor maneira possíveis. Mudanças acontecem, grandes empresas com maiores capacidades, optaram pelo home office de alguns de seus funcionários, com isso, diminuíram as despesas e custos da empresas, reduzindo salários de alguns colaboradores, diminuição também nas despesas internas, sendo elas , água, luz, café, etc; sem conta com condução e almoço, uma economia enorme ao se tratar de grandes empresas. 
Já as pequena e medias empresas, se modificaram pela suas maneiras, onde podem economizar de acordo com a sua necessidade, e bem possível que as pequenas empresas tenha que tomar a decisão de mandar seus funcionários embora e virar uma empresa familiar, até que tudo volte ao normal.
Outro fato seria as pequenas empresas ter que se virar sozinha fazendo aquilo que não faziam antes, anúncios e entregas em mãos seriam um diferencial, são fatos onde antes da pandemia isso não ocorria, hoje, pelo fato dos clientes não poderem sair de sua residência devido ao lockdown, as empresas estão oferecendo o sistema de delivery e entregas, esse tipo de serviços faz a diferença hoje na pandemia, aquela empresa que adotou esse sistema, com certeza está se dando bem.
Hoje, o principal sistema de marketing são as redes sociais, face, twiter, whatsapp etc; são criativos, pois não gera custo algum e demostra os produtos que a empresa está oferecendo.
Pandemia, lockdown, auxilio emergencial, vacinas, são fatos novos para a humanidade, assim como para as empresas não ter o contato com seus clientes, hoje e preciso de uma boa internet, um bom aparelho de celular, tablet ou noot, para se comunicar com seus potencial clientes, ou até mesmo falar com seus fornecedores.
Cuidar do caixa da empresa para que não haja quebra ou até mesmo empréstimo em banco para não comprometer as finanças, faz com que a empresa não gire no vermelho, basta uma boa gestão e controle para que isso não aconteça.
CONCLUSÃO
Entretanto, vimos ao longo do trabalho que fatos novos são como pandemia, lockdown, vacina, auxilio emergencial, mascara faz parte da vida da humanidade, onde todos tiveram que se reinventar ao longo desses meses.
Fato esses, que a inovação sai na frente para uma boa subsistência, pois 2020 chegou e com ele, trouxe a mudança que o mundo estava esperando, estávamos para no tempo, somente a tecnologia avançando e a população ficando para trás, agora, quem não usar a mente para as melhorias e esquecer a internet, não ira evoluir conforme o planeta.
Por fim, e preciso inovar e não criticar.