Buscar

QUESTIONARIO ANATOPATO AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO ANATOPATO AV1
 Cardiovascular
 
1) Explique porquê o coração pode apresentar diagnóstico limitado
R: Lesões pontuais no sistema de condução cardíaca podem resultar em bloqueio da condução do estímulo elétrico quando há dano em porções importantes das fibras de Purkinge, resultando em parada cardíaca ou uma condição de arritmia grave, que por si só pode resultar em morte. Essas lesões pontuais podem ser muito pequenas, não detectáveis pelo exame de necropsia nem pelos exames histopatológicos. Por isso é difícil dar um diagnóstico de morte em uma doença cardíaca sutil. 
2) Cite e explique os mecanismos compensatórios cardíacos.
R:Antes da doença cardíaca se instalar no organismo, o organismo lança uma série de mecanismos compensatórios que evitam a progressão clínica da doença. EX: Aumento de frequência e força de contração do miocárdio; vasoconstrição periférica, aumentando a pressão arterial. 
3) Explique o que são coágulos lardáceos.
R: São coágulos pálidos, de coloração branca/transparente amarelada. Comum em cavalos e aves, pois essas espécies tem hemácias tão pequenas que logo após a morte elas sedimentam e se separam da fração branca do sangue (leucócitos), formando um coágulo branco, devido a essa sedimentação de hemácias. Também pode surgir em outras espécies em animais extremamente anêmicos. 
4) Cite e explique 3 anomalias congênitas cardíacas.
R: Persistência do ducto arterioso: é uma estrutura fetal, que conecta a artéria aorta à artéria pulmonar. O desvio ocorre da artéria pulmonar para a artéria aorta, para evitar que o sangue chegue em grande volume no pulmão do feto, que ainda não é capaz de fazer oxigenação sanguínea, por isso ocorre esse desvio da artéria pulmonar para a artéria aorta através do ducto arterioso. No neonato ele involui em até 3 semanas de vida, eventualmente ocorre a persistência do ducto arterioso em animais adultos. Nos adultos passa a haver desvio da artéria aorta para a artéria pulmonar.
 Persistência do forame em oval: conecta o átrio direito ao átrio esquerdo, desviando o sangue que iria para o pulmão para o coração esquerdo. Pode haver sinais clínicos mais evidentes como cianose, não se desenvolve tanto quanto os irmãos de ninhada.
 Estenose de artéria aorta (estenose subaórtica): diminui o calibre da luz da inserção da artéria aorta, dificultando a saída de sangue do ventrículo esquerdo para a circulação sistêmica, um processo chamado de pré-carga(condição na qual o coração tem que fazer muita força para vencer uma resistência, que fica no próprio coração), causando uma hipertrofia concêntrica. Ocorre morte por edema pulmonar, porque como o ventrículo esquerdo está com dificuldade para mandar sangue para a artéria aorta, resultando em uma congestão retrógrada; todo o sistema sofre uma hipertensão, que resulta em congestão e edema pulmonar. 
5) Explique a tetralogia de Fallot.
R: Alteração cardíaca congênita que ocorre inicialmente a partir de 3 defeitos básicos principais: estenose de artéria pulmonar, dificultando que o ventrículo direito envie sangue para o pulmão; defeito de fechamento de septo interventricular; dextroposição de artéria aorta: a artéria aorta que deveria se abrir somente para o ventrículo esquerdo, agora se abre para ambos os ventrículos. Com essas 3 alterações congênitas básicas, o sangue faz de tudo para desviar para o coração esquerdo, então o sangue que está no coração direito, ao invés de subir para o pulmão, desvia quase todo para a circulação sistêmica, o animal nasce muito fraco. Ocorre também um quarta alteração secundária: hipertrofia concêntrica de ventrículo direito. 
6) Quais são os sinais clínicos mais frequentes das anomalias congênitas cardíacas.
R: O filhote não acompanha o crescimento do restante da ninhada, podendo ser mais quieto, por cansar mais rápido, apresenta cianose.
 7) Explique a patogenia da intoxicação por Palicouree margavii.
R: Planta que possui um princípio tóxico chamado de ácido monofluoracético, que age diretamente no ciclo de Krebs, bloqueando-o irreversivelmente, dessa forma, durante o processo de intoxicação, as células param de produzir ATP, fazendo que ocorra uma parada cardíaca súbita, que leva o animal a morte.
 8) Descreva a insuficiência projetada e retrógrada.
R: Insuficiência projetada: ocorre quando o coração falha em enviar para o sistema um Débito Cardíaco (fração de sangue ejetada a cada batimento cardíaco) adequado. A tendência é que haja queda de pressão arterial, ocorrendo um processo de hipóxia nos rins, que detecta essa hipóxia pelo Aparelho Justaglomerular. Ao detectar a hipóxia devido ao baixo débito cardíaco, dispara a produção de renina, um hormônio capaz de ativar uma molécula sanguínea chamada de Angiotensinogênio em Angiotensina I(ainda inativa), que ao chegar nos pulmões, se converte em Angiotensina II, uma molécula ativa capaz de fazer vasoconstrição e estimular o centro da sede; nas adrenais leva a produção de aldosterona, uma outra molécula hormonal que estimula a reabsorção de sódio e cloro. Todo esse processo ocorre para aumentar o volume e aumentar a pressão arterial, dessa forma o débito cardíaco é suficiente para manter a pressão arterial. Esse é um sistema de feedback positivo, fazendo com que a pressão arterial suba sem parar, sendo necessário que outro sistema hormonal entre em açao e antagonize o SRAA: sistema do hormônio natriurético atrial, produzido na base da artéria aorta a partir de baroreceptores aórticos, que quando detectam pressão alta começam a liberar essas moléculas que tem como ação vasodilatar e aumentar a permeabilidade dos capilares, fazendo com que haja extravasamento de líquido dos vasos para os tecidos -> Edema. A pressão arterial cai, ocorrendo uma estabilização. Caindo a PAS, o SRAA volta a atuar, se tornando um ciclo vicioso de descompensamento que força o trabalho cardíaco, causando dano nas fibras cardíacas; ocorre também um aumento na eritropoiese, porque quando se coloca mais água no sangue, os rins detectam uma falsa anemia, produzindo mais eritropoetina, um hormônio que vai na medula óssea e leva a maior produção de eritrócitos, aumentando o volume de partículas no sangue, tornando o coração mais viscoso, dificultando ainda mais o trabalho do coração.
Insuficiência retrógrada: deve-se pensar em congestão retrógrada. Como o coração está doente, toda a circulação que vem antes do coração, tem dificuldade para passar pelo próprio coração, resultando principalmente em edema.
 9) Explique a diferença entre insuficiência do coração esquerdo e direito 
R: O coração direito quando sofre algum padrão de lesão que impeça seu trabalho, acaba causando mais alterações relativas à insuficiência retrógrada. Patologias que afetam o coração esquerdo, como a endocardiose, tendem a resultar em distúrbios pulmonares, principalmente o edema pulmonar, além de distúrbios projetados mais intensos.
10) Explique a diferença entre pré-carga e pós-carga
R: Pré-carga: condição na qual o coração faz força para vencer uma resistência que ocorre dentro do próprio coração, ou seja, a estenose de artéria pulmonar ou artéria aorta acabam resultando em uma pré-carga, porque o ventrículo tem que fazer força para ejetar sangue para fora do coração, uma vez que a resistência está dentro do próprio coração. Tem como padrão a hipertrofia concêntrica.
Pós-carga: o problema está fora do coração. O animal que durante a vida teve grave pneumonia crônica, resultando em fibrose pulmonar que diminui o leito vascular pulmonar; o coração direito então precisa fazer muita força para enviar sangue para o pulmão e vencer a resistência que existe no pulmão, então o ventrículo direito vai sofrer uma dilatação.
A pós-carga também pode afetar o coração esquerdo. Como no animal com insuficiência renal crônica, que não consegue reter volume, porque o rim doente faz com que ele urine grandes quantidades de água. com isso o paciente fica com a PAS baixa, ativando o SRAA, que vai aumentar a PAS, então o ventrículo esquerdo dilata, causando uma hipertrofia excêntrica do ventrículo.11) Explique a patogenia da lesão cardíaca na dirofilariose 
R: Observa-se que as larvas de dirofilaria ocupam principalmente os ramos das artérias pulmonares, com isso acabam exercendo uma pós carga ao trabalho do ventrículo direito, que faz muita força para mandar sangue para o pulmão. As larvas de dirofilaria também causam lesões nas paredes das artérias que as endurecem, fazendo com que perca elasticidade, com isso o coração direito dilata.
12) Explique a correlação entre pneumonia crônica e ICC 
R: Um indivíduo que sofre de pneumonia crônica vai perdendo vasos sanguíneos pulmonares para tecido conjuntivo fibroso, que acaba resultando em uma pós carga no trabalho do ventrículo direito, causando uma hipertrofia excêntrica do ventrículo direito. A medida que o coração direito vai se dilatando, ele vai perdendo força de contração, resultando em ICC de coração direito.
13) Explique a patogenia do trombo em sela em felinos 
O trombo em sela ocorre em gatos que passam por cardiomiopatia hipertrófica felina, que faz com que o ventrículo esquerdo sofra uma hipertrofia concêntrica, mesmo sem pré-carga. Como o ventrículo esquerdo vai sofrendo uma hipertrofia, a luz do ventrículo diminui, fazendo com que haja um processo de congestão retrógrada do ventrículo esquerdo para o pulmão. Em condições de estresse muito grande, a luz do ventrículo que já estava pequena, diminui ainda mais, podendo chegar ao ponto de fechar, fazendo com que haja uma parada do fluxo sanguíneo pelo coração, no átrio esquerdo, que é suficiente para as plaquetas formarem um coágulo; esse coágulo acaba sendo sugado pelo ventrículo esquerdo quando o coração relaxa, fazendo com que esse coágulo caia na circulação sistêmica, indo pela artéria aorta e termina na trifurcação das artérias ilíacas, que leva sanque para as pernas e cauda, ocorrendo dessa forma uma obstrução que leva a necrose isquêmica do quadril para baixo. O gato sente muita dor, acentuando o distúrbio cardio pulmonar, resultando em morte por edema pulmonar.
14) Explique a morfologia macroscópica e as consequências da pericardite fibrinosa 
Aspecto pão com manteiga, tiras de fibrina sobre a superfície do pericárdio, podendo muitas vezes cobrir também o epicárdio causando restrição ao movimento cardíaco. A consequência da pericardite fibrinosa é que ela restringe os batimentos cardíacos, causando uma insuficiência por restrição de diástole cardíaca.
15) Explique como a endocardiose pode resultar em hemopericárdio.
Uma das principais consequências da endocardiose é o refluxo de sangue do ventrículo de volta para o átrio, porque a válvula átrio ventricular não se fecha, então quando o ventrículo contrai, vai sangue para a artéria aorta e volta sangue para o átrio esquerdo. O átrio esquerdo recebe uma carga extra de sangue que está voltando do ventrículo para o átrio, então ele dilata severamente; a chance de ruptura do átrio esquerdo é muito grande, resultando em hemopericárdio e tamponamento cardíaco
 Respiratório
 1) Cavalo, adulto, apresentando massa tumoral hemorrágica, causando obstrução completa da narina esquerda, em porção etmoidal. Sugira um diagnóstico presuntivo e explique.
 2) Em uma propriedade leiteira, durante uma estação de monta, ocorreu um surto de doença com várias fêmeas jovens, apresentando inflamação de vulva e vagina, além de rinite e febre. a) Sugira um diagnóstico presuntivoxpl b) E ique quais são as lesões reprodutivas esperadas e suas consequências para o pecuarista. c) Explique as lesões respiratórias e uma possível evolução fatal incomum.
 3) Cão adulto e idoso, apresenta uma massa tumoral em cavidade nasal. Durante a anamnese observou-se que a ração que o animal come está frequentemente mofada. Sugira um diagnóstico presuntivo e agente etiológico adequados para este caso. 
4) Sobre o Mormo em equinos responda: a. Qual é o nome do agente etiológico b. Descreva as lesões observadas 
5) Sobre o garrotilho responda: a. Qual é o nome do agente etiológico b. Descreva as lesões observadas c. Explique as possíveis sequelas 
6) Explique o padrão lesional e a etiologia da rinite atrófica dos suínos. Relate também qual é a sua real importância. 
7) Felino jovem, apresentando um quadro de conjuntivite supurativa que evoluiu em alguns dias para rinite supurativa e broncopneumonia supurativa. a. Sugira um diagnóstico presuntivo. b. Descreva as lesões pulmonares macroscópicas c. Qual seria o perfil de ausculta pulmonar?

Continue navegando